Sábado 20 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 042

CONTATO [email protected]

Nacional

EDITORIAL

A “democracia” da corrupção e as conseqüências da inflação

Um fosso separa atualmente a situação do presidente Lula e do seu governo, da situação das demais instituições da democracia dos ricos. Enquanto Lula é um dos presidentes mais populares da história do país, e o governo, apesar das denúncias contra ministros importantes como Dilma Roussef, continua relativamente fortalecido, o Congresso Nacional principalmente, mas também outras instituições, amargam uma crise contínua de (...)

POLÍCIA, MILÍCIAS E CORRUPÇÃO

Debilitamento do regime e elementos de crise do Estado burguês no Rio de Janeiro

Por: Leandro Ventura, direto do Rio de Janeiro Em meio a vários escândalos de corrupção, o “caso Garotinho e Álvaro Lins” e as denúncias de ligações com as milícias se destacam. Estes escândalos, como os outros, desgastam o regime, mas também trazem problemas regionalmente ao fundamental órgão do Estado burguês – a polícia.

Movimento Operário

RUMO AO I CONGRESSO DA CONLUTAS

A Conlutas precisa lutar pela independência política dos trabalhadores diante do chavismo

Nós trabalhadores precisamos saber diferenciar os discursos enganosos das ações concretas, que são as que dizem como de fato são as coisas. Chávez de fato faz muitos discursos empolgados contra Bush. Mas, na prática, continua pagando a dívida externa aos banqueiros internacionais.

TERCEIRIZADOS DA REVAP: UM PRIMEIRO BALANÇO DOS 30 DIAS DE GREVE

Faltou uma direção que coordenasse as lutas para vencer

Por: Domenico Moreti No ultimo sábado (14/06) a greve dos trabalhadores terceirizados da Revap (Refinaria Henrique Lage), localizada em São José dos Campos-SP, completou 30 dias e, nesta segunda (16/06), foi encerrada em assembléia pela manhã.

BASTA DE DEMISSÕES NA VARIGLOG

Unificar os aeroviários para defender os empregos e os salários

Por: Romeu Montes As conhecidas denúncias de Denise Abreu, ex-diretora da Anac começou a soltar os podres do esquema que garantiu a venda da Varig “sem dívidas” ao fundo de investimento norte-americano Matlin Patterson (MP), com o auxílio de laranjas, e posterior revenda para a Gol de “Nenê” Constantino.

MTL ROMPE COM A CONLUTAS

Os conciliadores assumem sua verdadeira face

Por: Jaime Caribé , Rodrigo Manne O MTL, Movimento Terra Trabalho e Liberdade, corrente interna do PSOL, acaba de sair da Conlutas. Ferrenhos defensores do governo venezuelano de Hugo Chávez, não rompem à toa.

Ideologia

IV INTERNACIONAL - 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O surgimento da Oposição de Esquerda - Parte II

Por: Andrea Robles, PTS Um ano depois de iniciar a Nova Política Econômica (NEP), votada em 1921, ocorreram importantes progressos econômicos que permitiram recobrar o desenvolvimento do campo e a vida nas cidades.

VALÉRIO ARCARY, OSVALDO COGGIOLA, RICARDO ANTUNES, ANTÔNIO RAGO FILHO, PEDRO FASSONI ARRUDA, EDISON SALLES E VAL LISBOA NO DEBATE:

As lições do último ascenso operário e a construção do partido revolucionário hoje

No dia 11 de junho o debate de lançamento da Revista Estratégia Internacional Brasil 3 ocorrido na USP se destacou pela importância ao reunir dirigentes das principais correntes trotskistas da época, que ainda se mantêm atuantes. Rompendo a diplomacia tão comum nos debates tanto acadêmicos como na esquerda, reuniram-se Val Lisboa, Valério Arcary, dirigente da Convergência Socialista e do PSTU, e Osvaldo Coggiola, professor de História da USP e dirigente do Partido Obrero (PO) (...)

Movimento Estudantil

SE REALIZOU MAIS UMA PLENÁRIA DO MOVIMENTO A PLENOS PULMÕES

Novas tarefas, novos desafios

No dia 14/6 realizamos uma plenária onde, inspirados nas lições do maio francês, discutimos um balanço e as perspectivas do movimento estudantil e de nosso movimento que agora entra numa nova fase.

Luta Negra

DEBATES

Ali Kamel e a farsa de “Não somos racistas”

Por: Mara Onijá Nesse artigo, tratamos de debater com algumas das principais idéias do livro “Não somos racistas – Uma reação aos que querem nos transformar em uma nação bicolor”, de Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo, publicado em 2006. A idéia principal de Ali Kamel é de que o racismo não é um aspecto estrutural da sociedade brasileira. Para ele, o racismo existe aqui, mas porque “onde há homens reunidos há também todos os sentimentos, os piores inclusive”. Assim, ele resume o racismo daqui como um (...)

Internacional

FRENTE AOS ANÚNCIOS DE CHÁVEZ DE "ALIANÇA ESTRATÉGICA" COM OS CAPITALISTAS

Contra o pacto governo-empresários que impulsiona Chávez

Cada vez é mais nítido para a classe trabalhadora a falsidade do discurso “socialista” de Chávez, que não é mais que uma cobertura demagógica para uma política de desenvolvimentismo nacional burguês.