Quinta 28 de Março de 2024

Palavra Operária Nº 033

CONTATO [email protected]

Nacional

Salvam Renan Calheiros

São todos picaretas

Por: Simone Ishibashi A podridão da democracia dos ricos no país não tem fim. Em mais um episódio do mar de corrupção que todos os dias inunda as páginas dos jornais e as telas de TV, o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB), após meses de manobras foi absolvido da primeira série de acusações.

III Congresso do PT

Demagogia “socialista” para esconder crise com sua base social

Por: Thiago Flamé No dia 2 de setembro o PT encerrou seu III Congresso. Segundo Jorge Viana, ex-governador do Acre pelo PT, o desafio deste congresso era “fazer o PT se reencontrar com a sua história e com o povo brasileiro”.

PT apóia o plebiscito pela anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce

Por: Thiago Flamé No seu III Congresso o PT aprovou o apoio ao plebiscito pela anulação do leilão da Vale. O interesse do PT em apoiar uma política que contradiz tudo o que o seu governo tem feito é clara. Justamente quando se iniciam as discussões sobre as próximas eleições, o PT quer “aparecer junto com os movimentos sociais”.

O "apagão da saúde" de Lula: morte e descaso aos trabalhadores

Por: Domenico Moreti Desde o começo do ano os governos estaduais e o federal enfrentam uma onda de greves dos servidores públicos em virtude do completo descaso em relação às condições salariais de amplos setores do funcionalismo, e também em razão dos projetos de sucateamento e privatização dos chamados serviços essenciais.

Santo André: Um “novo modelo de gestão” à serviço da burguesia

Por: Domenico Moreti O hospital municipal de Santo André, principal hospital público das sete cidades do ABC, vem passando por uma situação crônica nos últimos anos.

Acidente da Supervia no RJ

Por: Domenico Moreti Conforme já denunciamos em nosso site, a “SuperVia”, concessionária privada responsável pela linha Central do Brasil do Rio de Janeiro, puniu com demissão por justa causa dois trabalhadores envolvidos no acidente da estação Austin em Nova Iguaçu que em 30/8 deixou 8 mortos e uma centena de feridos.

Pela revogação da Lei de Anistia "Ampla, Geral e Irrestrita"!

Por: Guto Rivera Há duas semanas o Governo do ex-preso político da ditadura militar, Luís Inácio Lula da Silva, se viu frente a novo desentendimento com a alta cúpula das Forças Armadas, ao anunciar a publicação de “Direito à Memória e a Verdade”, livro-relatório oficial sobre os mortos e desaparecidos políticos de 1964 a 1985.

Movimento Operário

Campanhas salariais do segundo semestre

O “setembro vermelho” está sendo barrado pelas direções burocráticas

Por: Jaime Caribé Em várias categorias temos visto uma disposição real para lutar pela recuperação salarial e melhores condições de trabalho. Este estado de ânimo encontra motivação, por um lado, na relativa reativação da produção e dos serviços, e diante dos elevados lucros das indústrias (cresceram 6,8% no primeiro semestre), dos bancos (recordes em lucratividade) e das empresas de serviços, e por outro na necessidade de fazer frente às perdas salariais diante do aumento do custo de vida e dos preços de alimentos (que os (...)

Eleições no Sintusp

Nossa luta por um sindicalismo classista

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp Este é um debate necessário não apenas entre os trabalhadores da USP, mas também nos sindicatos da Conlutas, pelo papel progressivo que pode cumprir na recomposição e reorganização de um novo movimento operário combativo, democrático e classista que ajuste as contas com a hegemônica estratégia de conciliação de classes das direções petistas-cutistas

Greve dos Correios

Um “ar fresco” que pode oxigenar as lutas operárias

Por: Jaime Caribé Em assembléia no dia 12 de setembro, os trabalhadores dos Correios (cerca de 105 mil no país, sendo 50 mil carteiros), em 22 estados e no Distrito Federal decretaram greve por tempo indeterminado, rejeitando a proposta da empresa estatal que oferecia reajuste de 3,74%, R$ 50,00 de aumento real a partir de janeiro de 2008 e um abono de R$ 400,00, em duas parcelas.

Juventude

Por uma ampla campanha contra a repressão

Por: Paula Litcha Essa ofensiva das diversas instituições do Estado controlado pela burguesia, e a serviço dos seus interesses, que tem a polícia assassina como seu braço armado. O governo Lula vem atacando abertamente o direito de greve, como se pode ver com os controladores de vôo e no INCRA, e reprime os sem-terra. O governo Serra já mostrou que vai responder os movimentos com demissões e Tropa de (...)

Nossa luta nos Congressos de Estudantes da Unesp/Fatec e Unicamp

Por: Ricardo Festi , Vinicius Nemo Nós da LER-QI, que impulsionamos o Movimento A Plenos Pulmões, estamos preparando nossas intervenções nessa perspectiva, em conjunto com vários independentes destas universidades, lutando para que não repitam a mesma lógica burocrática dos últimos anos: chega de parlamento da esquerda, com suas discussões intermináveis e suas centenas de resoluções que a nada servem!

“Jornada de lutas em defesa da educação pública”

O velho ou o novo movimento estudantil?

Por: Flávia Valle A organização da Jornada foi completamente alheia à base estudantil, sem nenhuma discussão em salas ou assembléias. Nem mesmo a presença na mesa de abertura da presidente da UNE, Lúcia Stumpf (PCdoB), e o traidor DCE da USP (PCdoB, PT, PMDB) dizendo que essa Jornada era a “continuidade da luta das estaduais paulistas”, intimidou o PSOL e o PSTU.

Nas universidades...

Em defesa do marxismo

Por: Rafael Del A ofensiva ideológica dos 90 diminuiu os já poucos e débeis nichos marxistas sobreviventes ao expurgo da caça às bruxas na ditadura. Quanto mais se aprofunda o modelo educacional em que a produção de conhecimento serve aos interesses capitalistas, menos terreno há às teorias que querem por fim a exploração do homem pelo homem.

Fundação Santo André

A greve numa encruzilhada: unificar os estudantes pela base e massificar a luta

A FSA surge como uma universidade pública e gratuita, financiada pelas prefeituras da região. A partir da década de 70, começam a cobrar taxas semestrais que, nos anos 90, se transformam em mensalidades cada vez mais absurdas, inclusive nas gestões do PT.

Internacional

Baixa das taxas de juros nos EUA

Desesperado movimento da Reserva Federal

Por: Juan Chingo A Reserva Federal (FED) dos EUA cortou os juros chegando a 4,75%. Ao saber dessa decisão as bolsas norte-americanas deram uma forte subida, e o dólar bateu uma nova queda frente ao euro. A decisão da FED – mais agressiva do que o esperado pelos analistas – foi provocada pelo crescente temor de uma aterrisagem forçada da economia norte-americana, como mostra a estagnação do mercado imobiliário e a redução de (...)

11 de setembro de 1973 no Chile

Um golpe contra os trabalhadores e o povo

Por: Natalia Cruces, Classe contra Classe Chile Em 11 de setembro de 1973 foi orquestrado o sangrento golpe de Estado no Chile, no qual Pinochet, a patronal, os militares, o imperialismo ianque, a igreja, a mídia, a justiça e a direita junto à Democracia Cristã (DC) – partido patronal com peso nas classes médias–, se organizaram contra os trabalhadores e o povo pobre, os verdadeiros protagonistas do ascenso dos anos 70, culminando na queda do governo da Unidade Popular (UP) e Salvador (...)

Bolívia

A crise se mantém aberta

Por: Eduardo Molina A Assembléia Constituinte foi suspensa no dia 7 de setembro durante um mês, por iniciativa do governo como forma de ganhar tempo. A ofensiva da direita sucrense, com apoio dos “cívicos” de Santa Cruz e da “meia lua” colocou a Assembléia em “estado de coma”, ameaçando aprofundar a crise política.

90 anos da Revolução Russa

Todo poder aos soviets! Todo poder aos trabalhadores!

"Camaradas! Confesso que me surpreendem os motivos pelos quais os mencheviques, os socialistas-revolucionários querem rejeitar a consigna 'Todo poder aos Soviets!' (Interrupção: 'a consigna vem da Alemanha!')"

A Revolução Russa e o Brasil - Parte II

A social-democracia e a transição ao anarquismo

Por: Luis Siebel É muito comum e difundida a idéia de que o movimento operário brasileiro começou com a imigração e com o movimento anarquista. Além de grosseiro erro histórico, sua aceitação contribui para negar o caráter da exploração capitalista que existia em vários ramos da produção neste período de transição.

Entrevista

A Revolução de 1917 e a Rússia de hoje

Entrevista com Andrei Kolganov, professor de economia na Universidade Estatal de Moscou e militante do grupo Alternativa

CACS da PUC-SP organiza semana de atividades em homenagem à Revolução Russa

O Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-SP está organizando para a semana de 16 a 19 de outubro, um ciclo de atividades com o tema “História, Arte e Revolução: A propósito dos 90 anos da Revolução Russa”.

I Congresso da LER-QI

Rumo ao I Congresso da LER-QI

Entre os dias 12 e 14 de outubro ocorrerá o I Congresso da LER-QI, que contará com uma jornada de debate aberto a todos os companheiros simpatizantes de nossa organização e convidados especiais da Fração Trotskista – Quarta Internacional.

Reflexões sobre o ascenso operário de 1968-80

Como parte da discussão do Congresso, publicaremos uma primeira versão das Teses dedicadas ao estudo do período que abarca os anos de 1968/1980, a experiência política da classe operária mais importante desde os anos 20.

Ato internacionalista

A 90 anos da Revolução Russa

Nossa homenagem militante aos operários russos que tomaram o céu de assalto, à primeira revolução operária triunfante, ao primeiro estado operário revolucionário.

Revista Estratégia Internacional Brasil Nº 02

Próxima publicação! No fim de setembro estará à venda a revista Estratégia Internacional Brasil Nº 02.