Sábado 20 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 029

CONTATO [email protected]

Editorial

Novos desafios, novo Jornal Palavra Operária

A situação internacional coloca novos desafios. A crise do imperialismo norte-americano dá espaço para o surgimento de novos fenômenos. O movimento de massas dá crescentes demonstrações de força nos quatro cantos do mundo.

Nacional

Bush na América Latina: mãos vazias e repúdio das massas

Por: Simone Ishibashi Em meio ao crescente repúdio ao seu governo, tanto internamente como no mundo, Bush esteve na América Latina, região que após o Oriente Médio tem sido um bastião do rechaço ao imperialismo.

A receita do segundo mandato

Mais ataques ao conjunto dos trabalhadores

Por: Domenico Moreti , Thiago Flamé Como já escrevemos “o fato de Lula ter recebido Bush de braços abertos e ter anunciado seus planos de desferir ataques de proporções históricas aos trabalhadores brasileiros não é mera coincidência”.

É necessário dar uma saída classista para a questão da violência urbana!

Por: Guto Rivera Recentemente o caso da morte do menino João Hélio gerou um grande debate nacional em torno da questão da violência urbana. Os setores mais reacionários da burguesia com apoio da grande mídia se apressaram em utilizar a comoção para propagar suas propostas como a redução para 16 anos da idade mínima para ser condenado a prisão, e até a pena de morte.

Movimento Operário

Unir e coordenar os lutadores para combater o governo, a burocracia e a patronal

Por: Raphael Mouro Enquanto o governo Lula aprofunda seus laços com Bush e aplica ataques ao movimento de massas, começam a se desenvolver uma série de greves tanto dos operários da indústria e da construção, como do funcionalismo público, que se combinam com ocupações dos camponeses sem-terra.

Internacional

A queda das bolsas

Um alerta sobre a saúde da economia capitalista mundial

Por: Juan Chingo A enorme queda da Bolsa na China, cujas ações registraram no dia 27 de fevereiro a maior queda num só dia dos últimos dez anos, quase 9% no índice de Shangai.

A quatro anos da invasão do Iraque

Por: Simone Ishibashi Em março de 2003 Bush anunciou num discurso carregado de tons messiânicos que iniciava naquele momento a assassina ofensiva sobre o Iraque e seu povo.

Biocombustíveis: Quem se beneficia?

Por: Esteban Mercatante, PTS A visita de Bush ao Brasil esteve marcada por acordos que apontam à criação de um mercado mundial dos biocombustíveis (etanol e biodiesel). O Brasil é líder mundial na produção de etanol, combustível renovável que produz a partir da cana-de-açúcar.

Chamado internacionalista

A tarefa da esquerda diante do projeto de Chavez

O presidente venezuelano Hugo Chavez vem anunciando diversas “nacionalizações” em alguns setores estratégicos do país.

Chávez e Kirchner: “antiimperialismo” na medida para regatear em melhores condições

Por: Simone Ishibashi Enquanto Bush perambulava pela América Latina, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e Nestor Kirchner da Argentina se juntavam num estádio em Buenos Aires para celebrar suas posições pretensamente “anti norte-americanas”.

IV Conferência da Fração Trotskista

IV Conferência da Fração Trotskista

Por uma estratégia operária revolucionária

A assistência mostrou a consolidação da organização internacional à qual pertence o PTS da Argentina.

IV Conferência da Fração Trotskista

A situação internacional

O fato mais dinâmico da situação internacional é a crise da hegemonia norte-americana. Como aponta um importante analista: "o poder dos EUA é forte o suficiente para estabelecer uma agenda para a atividade internacional, porém é demasiado débil para implementá-la de forma efetiva globalmente.

IV Conferência da Fração Trotskista

Debate estratégico na esquerda, conseqüências políticas e luta pela reconstrução da IV Internacional

O fio condutor da IV Conferência foi abordar a atividade teórica e política dos integrantes da FT-QI do ponto de vista da estratégia operária revolucionária e dos novos desafios que apresentam a situação do capitalismo em geral, e da classe operária em particular, neste início do século XXI.

IV Conferência da Fração Trotskista

A intervenção nos processos de recomposição do movimento operário na América Latina

Parte importante da IV Conferência esteve dedicada a analisar a realidade de cada país em que atuamos e as experiências de construção no movimento operário e estudantil que estamos desenvolvendo.

IV Conferência da Fração Trotskista

O surgimento de um novo movimento operário e o desafio para os trotskistas

Uma importante resolução da IV Conferência foi o desafio assumido por toda a FT-QI de apoiar todos os esforços da LOR-CI da Bolívia para influir de maneira decisiva no processo de reorganização da combativa classe operária deste país.

Debates

Um debate com a LIT

Colocando a discussão nos marcos corretos

Vinte anos após a morte de Nahuel Moreno, abriu-se na totalidade das organizações de origem morenista um debate acerca do seu legado. Em especial o PSTU e a LIT partem de reivindicar o projeto estratégico que deu origem a sua organização internacional, como um marco conseqüente em que poderíamos nos apoiar para reconstruir a IV Internacional.

Carta à direção da LIT-QI

Companheiros, lhes escrevemos esta breve carta para solicitar-lhes um esclarecimento que consideramos muito importante.

Cultura

A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima

Armas americanas, armas japonesas: ambas contra os trabalhadores

Por: Leandro Ventura Os dois filmes recentes de Clint Eastwood, A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima mostram duas caras de um mesmo conflito imperialista. Os dois se ambientam na pequena e sulfurosa ilha de Iwo Jima, palco de uma importante batalha na Segunda Guerra Mundial.

Arte, universidade e mercado

Abaixo essa sociedade espetacular mercantil

Por: Ana Tossato A consigna, uma das inúmeras que foram difundidas durante o processo de lutas contra a sociedade capitalista que o movimento estudantil protagonizou em maio de 1968, na França, não poderia melhor ecoar na sociedade contemporânea.

História

Ninguém esperava que o Dia da Mulher seria o início da revolução...

Por: Miriam Rouco A participação das mulheres trabalhadoras nas lutas do movimento operário, durante o regime czarista, as levou a lutar por sua própria emancipação: às reivindicações econômicas, freqüentemente, acrescentavam as demandas de creches nas fábricas, pagamento de licença-maternidade, tempo livre para amamentar etc.

Os soviets e o "duplo poder" no começo da Revolução Russa

Por: Comissão do Instituto do Pensamento Socialista Karl Marx Depois da “revolução de fevereiro”, o Soviet passou a ser a instituição que concentrava a estendida ação operária e popular. Era a principal referência da emergência de uma organização autônoma das massas operárias e populares que viria a inverter todas as relações sociais tal como haviam sido até o momento.

O ascenso operário e camponês na década de 50 e a abertura de uma etapa revolucionária em 1961

Por: Daniel Matos Ao longo da década de 50, o Brasil vivencia um crescente recrudescimento da luta entre as classes sociais e suas frações internas.

Atividades

Plenária com dirigente do grupo Clase Contra Clase - Fração Trotskista

Por: Marina Ramos No último dia 17 de março, a Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional realizou uma atividade aberta com a presença de Salvador Lou, dirigente do grupo Clase contra Clase do Estado Espanhol, organização integrante da Fração Trotskista - Quarta Internacional. O tema da discussão foi "Marxismo Revolucionário ou 'Socialismo do século XXI' Chavista" e contou com a presença de cerca de 90 pessoas, entre trabalhadores e (...)

Gênero

A luta das mulheres precisa ir além do 8 de Março

Chamado à campanha pela incorporação das demandas das mulheres trabalhadoras

Por: Miriam Rouco O Dia Internacional da Mulher originou-se de uma homenagem às operárias têxteis norte-americanas que realizaram duras greves pela redução da jornada de trabalho e aumento salarial, e foram brutalmente reprimidas inclusive com a morte de operárias trancadas e queimadas por seus patrões em 1909.