Quinta 25 de Abril de 2024

Cultura

Nova Casa Socialista no Rio Pequeno – SP

Nosso objetivo é grande, porque grandes são nossos inimigos

05 Jun 2006   |   comentários

Quando lançamos a Casa Socialista de Cultura e Política do Brás, no centro de São Paulo, dizíamos que esse era só um primeiro passo e que nosso objetivo era estender essa iniciativa de criar espaços vivos de debate, organização, criação artística e divertimento, a serviço da luta dos trabalhadores e da juventude. É dando mais um passo nesse sentido que vamos inaugurar no mês de agosto uma nova Casa Socialista, no Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, que estará de portas abertas aos trabalhadores e à juventude, em especial a cada trabalhador de luta e piqueteiro da USP que com suas lutas vêm deixando sua pequena marca na história de luta da classe trabalhadora e sendo um exemplo para a região.

Queremos que a Casa Socialista e a atividade em torno dela nesse segundo semestre seja um pequeno contraponto a essa situação nacional onde os patrões e sua mídia querem que nossas atenções e aspirações políticas estejam voltadas somente para as eleições. Querem nos servir o mesmo prato de sempre, mesmo depois de todos os escândalos de corrupção e os ataques à classe trabalhadora do governo de Lula, um ex-operário que não fez mais do que assumir o bastão de FHC contra os trabalhadores e a favor dos banqueiros. A Casa Socialista chama os trabalhadores e jovens a darmos um BASTA a essa situação e a utilizar nosso espaço para lutar para que nessas eleições se expresse uma política em defesa dos interesses da classe trabalhadora e da juventude, o que só pode se dar em enfrentamento com os patrões e seus agentes.

Basta conhecer a região para saber o quanto faltam espaços abertos de cultura, política e lazer. É por isso que vamos impulsionar atividades como debates, palestras, encontros, cursos, jornadas de cinema, shows, teatro, exposições de arte, oficinas de Hip Hop, reuniões, churrascos, festas, etc. Teremos um auditório para grandes atividades, uma biblioteca, diversas salas de reunião e um terraço. E ainda, pretendemos criar um arquivo, com documentos, panfletos, fotos e entrevistas, das greves que foram protagonizadas na USP, resgatando assim todas essas importantes lutas.

Com a Casa Socialista, queremos ajudar organizar a juventude que está fora dos muros da USP para lutar por seu direito à educação pública, junto com aqueles que dentro dos muros estão nessa luta. Não contentes com a enorme “peneira” do vestibular que deixa os filhos dos trabalhadores e os negros fora da USP, a burguesia aliada com as burocracias universitárias, limitam cada vez mais o acesso às atividades culturais e aumentam a repressão. Tudo para impedir a unificação entre os que estão dentro e fora da universidade. Essa aliança é a única capaz de transformar verdadeiramente a atual universidade elitista e racista.

Nosso espaço é também para a juventude trabalhadora explorada nas fábricas e transportadoras da região com salários miseráveis, para os estudantes secundaristas e para a comunidade local. Além de proporcionar atividades culturais, festas, etc, queremos ajudar a que os trabalhadores se organizem em seus locais de trabalho e que os secundaristas se organizem nas escolas, unificando-se em suas lutas para vencer e aprendendo com aqueles que já tem tradição de luta como os trabalhadores da USP.

Mas nossos objetivos com a Casa Socialista vão para além desses que pontuamos. Essa é apenas mais uma iniciativa para alcançar nosso objetivo mais estratégico: construir uma organização revolucionária, enraizada na classe trabalhadora em todo o país, capaz de se ligar às massas, lutando pela revolução socialista. É por isso que também faremos da Casa Socialista um espaço de resgate das idéias revolucionárias, combatendo a ideologia a serviço dos patrões que é o que prima nas universidades e na USP. Iremos resgatar e propagandear através de debates e cursos não só as idéias dos principais revolucionários da história internacional como Marx, Engels, Lênin, Trotsky e outros, como de grandes revolucionários brasileiros que marcaram a história do movimento operário nacional. Queremos também abrir nosso espaço para professores e intelectuais que não cederam às pressões e querem aportar com seu conhecimento para as lutas dos trabalhadores e da juventude.

Como revolucionários, lutamos para unir e integrar os trabalhadores em luta, com os estudantes e professores que querem colocar seu conhecimento à serviço da classe trabalhadora, com os artistas que se negam a aceitar a arte como mercadoria e querem unificar em um mesmo movimento a arte revolucionária do movimento Hip Hop, do teatro, do cinema, da literatura, etc, com os negros e as mulheres em luta revolucionária contra a opressão. É dessa forma que queremos construir a Casa Socialista, contribuindo para elevar o nível de consciência dos trabalhadores e da juventude para a luta contra a miséria capitalista.

Nós da Liga Estratégia Revolucionária estamos impulsionando essa nova Casa Socialista conjuntamente com dezenas de trabalhadores combativos da USP e estudantes do Movimento A Plenos Pulmões, para transformar a aliança que já temos feito em cada luta e piquete na USP, em uma aliança que ultrapasse os muros da universidade, chegando a cada fábrica, empresa e escolas da região. Fazemos um chamado amplo a tornar esse espaço vivo política, artística e culturalmente porque essa é uma tarefa que vai além das nossas modestas forças e queremos que cada trabalhador e estudante da USP a tome em suas mãos, inclusive os companheiros do SINTUSP. Da nossa parte, dedicaremos todas as nossas energias para atingir o objetivo de tornar a Casa Socialista um centro organizador e irradiador da luta por uma nova sociedade. Como dizíamos no lançamento da primeira Casa Socialista do Brás: “nosso objetivo é grande, porque grandes são nossos inimigos” .

Artigos relacionados: Cultura









  • Não há comentários para este artigo