Sábado 20 de Abril de 2024

Natália Viskov





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER

O processo de mobilizações na Índia e a luta pelo fim da opressão às mulheres

26 Feb 2013 | Publicamos na íntegra este artigo anexo que compõe a 2ª edição do livro A precarização tem rosto de mulher

12 ANOS DA GREVE DA UNAM

Da UNAM à USP: Um resgate do elemento estratégico da auto-organização

28 Feb 2012 | Em 1999/2000 ocorreu uma greve histórica na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), maior da América Latina, que contava com 267 mil estudantes, cujo estopim foi a implementação do Regulamento Geral de Pagamento por parte da reitoria, regulamento esse que permitia a (...)

RESENHA DO FILME "REVOLUÇÃO EM DAGENHAM"

Saiam todas!

06 Jul 2011 | 1968. 198 operárias numa Ford de 5 mil operários decidem iniciar uma mobilização por equiparação salarial entre homens e mulheres. Baseado em uma história real, é este o tema central do filme “Revolução em Dagenham”, do diretor Nigel Cole. Neste filme, muitos temas que dizem respeito a (...)

MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL

Tomemos em nossas mãos O exemplo de luta contra o Plano Bolonia no Estado Espanhol

28 Mar 2009 | A crise vem acelerando a experiência do movimento estudantil e da juventude, que se organiza em distintos lugares do mundo. A juventude grega se levantou contra o governo de Karamanlis no final do ano passado, desatando uma revolta social que foi fruto da crise mundial. Na (...)

CONFERÊNCIA EUROPÉIA DOS PARTIDOS ANTICAPITALISTAS

Abandono da estratégia

20 Jun 2008 | Entre os dias 30 de Maio e 1 de Junho, a Liga Comunista Revolucionária (LCR) francesa organizou um encontro internacional das organizações européias ligadas ao SU (Secretariado Unificado da IV Internacional), que contou com cerca de 2 mil pessoas de cerca de 16 países europeus. (...)

A 90 anos da Revolução Russa

09 Feb 2007 | Petrogrado, noite de 25 de Outubro de 1917: são ocupados os pontos mais estratégicos da cidade. Seguindo a resolução tomada no Soviet de Petrogrado, as principais vias de acesso, transportes, comunicações e os prédios públicos são tomados pelos trabalhadores, camponeses e (...)

A luta pelo Passe-Livre

Por uma campanha nacional unificada pelo passe livre para toda a juventude, estudantes e desempregados

05 Jul 2004 | Começam a surgir pólos em todo o país da luta dos estudantes secundaristas pelo passe-livre. Tendo Salvador como grande exemplo e marco inicial da luta, onde mais de 20 mil estudantes em aliança com os trabalhadores bloquearam ruas e avenidas, pararam o comércio e economia da (...)