Terça 16 de Abril de 2024

Juventude

UNICAMP

NOTA DA OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UNICAMP – 04 DE OUTUBRO DE 2013

04 Oct 2013   |   comentários

Nos colocamos contrários à entrada da polícia militar nos campi. A reitoria usou de forma oportunista da tragédia ocorrida no último dia 21, que culminou na morte de um estudante, para dar livre acesso à polícia militar dentro do campus, implantando, assim, seu projeto de universidade contrário à autonomia universitária e ao livre pensamento.

Ontem, dia 03 de outubro, xs estudantes se reuniram em Assembleia Geral e decidiram por unanimidade pela ocupação da Reitoria da Unicamp e por indicativo de greve geral a ser construída pelos centros acadêmicos em seus institutos.

Nos colocamos contrários à entrada da polícia militar nos campi. A reitoria usou de forma oportunista da tragédia ocorrida no último dia 21, que culminou na morte de um estudante, para dar livre acesso à polícia militar dentro do campus, implantando, assim, seu projeto de universidade contrário à autonomia universitária e ao livre pensamento. Sabemos que, desde agosto, a reitoria vem negociando com o governador Geraldo Alckmin para intensificar a repressão à comunidade acadêmica se utilizando da força policial, sem qualquer discussão com o restante do campus. A máscara de reitor dialogável de Tadeu caiu por terra.

Não nos faltam exemplos de truculência e autoritarismo por parte da polícia militar em todo o país: a repressão da greve dxs professores no Rio de Janeiro, as mobilizações de junho, a morte do trabalhador terceirizado da Unifesp Ricardo e a tortura e morte do morador da Rocinha Amarildo. Essa polícia que reprime os movimentos sociais e a juventude negra nas favelas fará o mesmo na universidade. Por isso, FORA PM!

Portanto, nos unimos às ocupações da USP e da UnB, acumulando forças nacionalmente por um modelo de educação democrático e autônomo. Não desocuparemos essa reitoria até que tenhamos certeza de um acordo pela retirada da polícia militar de todos os campi e de nenhum tipo de punição aos estudantes, tanto os que estão envolvidos em organizações de festa quanto nesta luta. Convidamos a todxs que se juntem à nossa ocupação e ampliamos nossa chamada a todas as universidades brasileiras a também lutarem contra a repressão, por democracia e pela educação pública, gratuita e de qualidade.

FORA PM DO ALCKMIN DA UNICAMP!

FORA A PM DAS UNIVERSIDADES, PERIFERIAS E FAVELAS!
NENHUMA SINDICÂNCIA DO TADEU A ESTUDANTES!

Artigos relacionados: Juventude , Campinas









  • Não há comentários para este artigo