Quinta 25 de Abril de 2024

Bruno Gilga Rocha no SPTV 2ª edição

Laudo comprova: pó branco em livros é inseticida proibido e cancerígeno

26 Feb 2015 |

GREVE GM

Audiência de conciliação termina em impasse por intransigência da GM

26 Feb 2015 | A empresa em nenhum momento acenou com qualquer proposta diferente da demissão dos 798 trabalhadores. O sindicato se manteve firme de que os trabalhadores não aceitam qualquer demissão, e por isso a greve deve seguir.

Greve de caminhoneiros intensifica as paralisações de estradas

25 Feb 2015 | A greve de caminhoneiros, um dos fenômenos dinâmicos da semana, já alcançou paralisar 69 trechos de rodovias em treze estados do país, segundo a Polícia Rodoviária Federal

2015 e os primeiros “laboratórios” da luta operária contra os ajustes

24 Feb 2015 | O ano de 2015 começou com primeiras respostas operárias ao plano de ajustes do governo Dilma. A insatisfação popular, que expressa cansaço diante das mentiras dos governantes, derrubou a popularidade de Dilma, mas também de Alckmin e Haddad, logo no primeiro mês do ano. O voto no (...)

Curso sobre a revolução russa reúne trabalhadores em São Paulo e Campinas

24 Feb 2015 | Mais de cem trabalhadores se reuniram nos dias 7 e 8 de fevereiro para refletir sobre essa grande revolução

GREVE GM

Greve contra as demissões segue na GM em São José dos Campos

23 Feb 2015 | Em nova assembleia realizada hoje, 23, os trabalhadores da General Motors de São José dos Campos mantiveram a greve iniciada na última sexta-feira contra a demissão de 794 trabalhadores.

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Chapa 1 da CSP-Conlutas disputa a continuidade no sindicato contra a burocracia da CUT e da CTB

23 Feb 2015 | As eleições estão atravessadas pela importante greve na GM, uma das mais importantes empresas da base do sindicato. É preciso vencer a patronal da GM e a burocracia sindical.

Tira o DDT daqui e manda pro Adorno!

Paralisação na Biblioteca da FFLCH

23 Feb 2015 | Hoje, estudantes e trabalhadores estiveram lado a lado durante a paralisação exigindo que o acervo seja retirado da biblioteca.

GREVE GM

Greve na GM de São José dos Campos: construir uma ampla solidariedade

22 Feb 2015 | Hoje, sexta-feira 20, os trabalhadores da General Motors da planta de São José dos Campos entraram em greve por tempo indeterminado contra o plano de demissão que a empresa quer impor a 794 trabalhadores.

Bruno Gilga, diretor do SINTUSP, denuncia contaminação da biblioteca da FFLCH no UOL

21 Feb 2015 | Fecha-se o cerco a negligência do diretor da FFLCH – USP em relação a contaminação de um dos acervos da Biblioteca Florestan Fernandes.

DENÚNCIA

A mulher trabalhadora na indústria da carne

20 Feb 2015 | Neste artigo, continuamos a denúncia, ao tratarmos da precária (e invisível na propaganda da Friboi e da Seara, uma brutal realidade que Tony Ramos e Fátima Bernardes não mostram) situação dos trabalhadores da indústria da carne no (...)

Trabalhadores da USP organizam a exibição do filme PRIDE: Lésbicas e Gays apóiam os mineiros

19 Feb 2015 | A importância desse filme diz respeito a retomarmos a única estratégia de luta que pode abalar os pilares dessa sociedade capitalista.

Erro de execução squelettes/cuadro_multimedia_individual.html

COMPERJ

Operário do COMPERJ: “Minha família está desestruturada”

16 Feb 2015 | O Jornal Palavra Operária entrevistou Paulo Fernando, um destes trabalhadores, um olhar de dentro do que a imprensa não mostra: o lado de milhares de trabalhadores que sofreram o calote da Petrobras e da Alumini

Designação de professores em Minas Gerais

Na volta às aulas, humilhação dos professores para exercerem a profissão

12 Feb 2015 | A busca de escolas e aulas no início do ano é uma jornada cada vez mais extenuante para todos os professores, em especial os designados, em busca de emprego ou de preenchimento de cargo. Os professores ficam à mercê de inúmeras situações humilhantes e constrangedoras para (...)

Milhares de metalúrgicos em greve na China

12 Feb 2015 | Milhares de trabalhadores metalúrgicos da cidade de Wugang (no centro da China) entraram em greve neste fim de semana por melhores salários. Mais de 10000 trabalhadores de uma das principais produtoras de aço chinês, a estatal Wuyang Steel and Iron Co. na província de Henan, (...)

Conselho Diretor de Base do Sintusp aprova plano de luta

12 Feb 2015 | No dia 10/02/15 aconteceu a primeira reunião do Conselho Diretor de Base do Sintusp (CDB). Renovado com o ingresso de 99 novos diretores a partir do rico processo de 118 dias de greve, os trabalhadores da USP discutiram a conjuntura nacional, estadual, o processo de (...)

DEBATE SOBRE A MANIFESTAÇÃO NA PONTE RIO-NITERÓI

COMPERJ: O direito de "ir e vir" acima do direito ao salário?

12 Feb 2015 | A manifestação dos operários do COMPERJ fechando a ponte Rio-Niterói abriu um grande debate sobre o direito de manifestação e de ir e vir. Porém pouco tem sido falado sobre seu direito ao salário.

DENÚNCIA: demissão ilegal na JBS

Palavra Operária entrevista Andreia Pires, cipeira demitida política da JBS

11 Feb 2015 | Entrevista do jornal Palavra Operária com Andreia, cipeira demitida política da JBS empresa dona das marcas Friboi e Seara.

Mais de 1000 estudantes por dia serão prejudicados com fechamento de restaurante da USP

09 Feb 2015 | A existência dos restaurantes universitários é uma conquista estudantil. E não apenas: é também ligada à possibilidade da permanência estudantil. Não é a toa que os bandejões, assim como as creches e o Hospital Universitário, são, historicamente, os locais mais atacados pelas políticas (...)

NACIONAL

Indústria em queda

06 Feb 2015 | A indústria recuou 3,2% em 2014, segundo dados divulgados pelo IBGE esta semana. Trata-se do pior recuo na indústria desde a crise de 2009.

Creches da USP: "Não queremos deixar nenhuma criança de fora"

04 Feb 2015 | O site Palavra Operária entrevistou Nani Lira, trabalhadora da Creche Oeste da Universidade de São Paulo sobre a crise abertas nas Creches da USP neste início de ano com a suspensão de matrículas de novas crianças e (...)

Construamos o Congresso da CSP-Conlutas nos locais de trabalho

04 Feb 2015 | Precisamos unir toda a classe trabalhadora para lutar contra os ataques dos governos e dos capitalistas e isso não vai se dar sem fortalecer uma alternativa de luta que não tenha rabo preso com o governo.

Nossas batalhas nos metroviários de São Paulo

04 Feb 2015 | As demissões ilegais que sofremos na greve do ano passado foram um dos principais ataques que sofreu a classe trabalhadora no último período. Já são 7 meses das demissões e nas audiências em 1ª instância que estão em curso (22 dos 42 já foram convocados, os outros serão em breve), (...)

Por que o “PPE” flexibiliza os direitos?

04 Feb 2015 | No Dia Nacional de Lutas do último dia 28 de janeiro, a CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recolocaram a luta pela criação do Programa de Proteção ao Emprego [PPE] em contraposição às MPs 664 e 665 – que são parte dos ajustes do governo (...)

Mais publicações: