Sexta 29 de Março de 2024

NENHUMA PUNIÇÃO AOS LUTADORES: ABAIXO A COMPENSAÇÃO DE HORAS! PAGAMENTO IMEDIATO DO ABONO SALARIAL DE 28,6%!

Boletim Nossa Classe USP #7

15 Sep 2014 | A reitoria da USP e o governo de São Paulo tentaram de todas as formas derrotar a greve dos trabalhadores das universidades estaduais. Agora, Zago que, foi obrigado a devolver os salários descontados e sofreu uma derrota na justiça, não quer cumprir nem mesmo o abono salarial de (...)

Sem os estudantes a greve da USP, Unesp e Unicamp não seria a mesma

07 Sep 2014 | Há cem dias em uma greve histórica das estaduais paulistas, os estudantes conseguiram em diversas vezes provar como podem ser determinantes no apoio aos trabalhadores e na luta em defesa da Universidade.

Um novo marco na construção do Movimento Nossa Classe

07 Sep 2014 | Cerca de 150 trabalhadores da capital de São Paulo e delegações de Campinas e ABC debatem lições da greve das estaduais paulistas e próximos desafios do movimento.

Argentina

Donnelley: pela expropriação e estatização sob controle operário

07 Sep 2014 | Depois da ocupação, segue a luta dos trabalhadores da gráfica Donnelley, na Argentina, pela estatização sob controle operário.

Eleições para o V Congresso da Federação Nacional dos Metroviários

Se fortalece uma alternativa “Sem Arrego” nos metroviários de SP

07 Sep 2014 | As eleições ocorreram num cenário na categoria marcado pelo pós greve e a imposição do Governo Alckmin de 42 demissões. Para deslegitimar uma das maiores lutas dos metroviários, correntes ligadas ao Governo Federal, como o PT e PC do B, a partir da agrupação Unidade e Luta soltaram (...)

Luta pela readmissão dos metroviários de SP

Foram 10, vamos rumo aos 40! Um importante avanço na luta pela readmissão.

07 Sep 2014 |

Por um plano de luta ativo em defesa do Hospital Universitário

07 Sep 2014 | A força da greve e da grande aliança em torno da defesa do Hospital Universitário da USP obrigou a Reitoria e o Conselho Universitário a adiarem em 30 dias a votação sobre a desvinculação do HU. A ameaça de desvinculação do HU mobilizou forças pra além da greve dos trabalhadores, (...)

Greve dos 100 dias nas universidades estaduais paulistas em momento decisivo

07 Sep 2014 | Na última semana os trabalhadores das três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, junto a professores e estudantes deram uma enorme demonstração de forças.

Eleições para o V Congresso da Federação Nacional dos Metroviários

Se fortalece uma alternativa “Sem Arrego” nos metroviários de SP

06 Sep 2014 | As eleições ocorreram num cenário na categoria marcado pelo pós greve e a imposição do Governo Alckmin de 42 demissões. Para deslegitimar uma das maiores lutas dos metroviários, correntes ligadas ao Governo Federal, como o PT e PC do B, a partir da agrupação Unidade e Luta soltaram (...)

Por um plano de luta ativo em defesa do Hospital Universitário

05 Sep 2014 | A força da greve e da grande aliança em torno da defesa do Hospital Universitário da USP obrigou a Reitoria e o Conselho Universitário a adiarem em 30 dias a votação sobre a desvinculação do HU. A ameaça de desvinculação do HU mobilizou forças pra além da greve dos trabalhadores, (...)

Debate com o PSTU (Brasil e Argentina) sobre Zanon

13 anos de uma fábrica militante, produzindo sob controle operário

05 Sep 2014 | O PSTU publicou um artigo na página de seu grupo irmão argentino, também chamado PSTU, sobre a experiência de Zanon, fábrica argentina ocupada e que produz sob controle operário desde 2001. Segue a nossa resposta.

Greve da USP e das estaduais paulistas

Chegando aos 100 dias de greve: não tem arrego!

01 Sep 2014 | Essa é uma semana decisiva para o futuro de nossa greve e da universidade. É a hora de todos estarem, mais do que nunca, fortalecendo a mobilização. No dia 2 a reitoria quer aprovar no C.O. o PDV e a política de reajuste (...)

É preciso derrubar a estrutura de poder da USP!

25 Aug 2014 | Está ganhando cada vez mais peso a luta pelo “Fora Zago!”, conforme vai ficando cada vez mais claro que ele é um inimigo da universidade! Mas o que queremos em seu lugar? O vice, que está ao seu lado? Algum outro reitorável, ou membro da burocracia universitária que o apoia? Um (...)

Todos se levantam contra a desvinculação do HU! Desvincula o Zago!

25 Aug 2014 | Na última semana os trabalhadores deram um exemplo de resistência contra a repressão, e o ataque à greve através de sua judicialização não deu certo num primeiro momento. Agora é hora de manter todos os que estão em greve (...)

Alckmin e Zago mandam polícia e bombas, mas trabalhadores resistem e mostram força da greve

23 Aug 2014 | Completando quase 90 dias, enfrentando a intransigência da Reitoria com apoio do Governo Alckmin, os trabalhadores organizaram um novo trancaço. Fechamos a USP por um dia pra denunciar uma universidade que é fechada todos os dias pra população pobre e (...)

Resposta ao editorial do Estado de S. Paulo

22 Aug 2014 | Hoje fui informada, junto aos meus colegas de trabalho que estão protagonizando quase 90 dias de greve, que o jornal O Estado de São Paulo havia feito um editorial atacando nossa luta. Não foi só isso: em uma posição escandalosa, essa imprensa encontrou argumentos para justificar (...)

APEOESP: A burocracia de Bebel novamente contra a mobilização

21 Aug 2014 | Antes das férias e da Copa, na última assembleia da APEOESP se votou que iniciaríamos nossa greve em 15 de agosto. Nós do Professores pela Base, que impulsiona junto a diversas outras categorias o Movimento Nossa Classe, havíamos votado e proposto iniciar greve ainda em junho, (...)

Zago, Alckmin e fundações: tirem as mãos da USP!

19 Aug 2014 | A máscara da Reitoria caiu. Para os que ainda tinham dúvida a Reitoria apresentou oficialmente propostas para o reequilíbrio financeiro da USP. O pacote de maldades da traz um Plano de Demissão Voluntária para demitir cerca de 3.000 funcionários do quadro (...)

Lear: Novos Avanços na Luta

18 Aug 2014 | A luta de Lear já atravessa sua sétima semana. Nestes dias pudemos ver como a aliança entre a patronal, o governo e o SMATA lançaram uma dura campanha de mentiras e de machartismo. Mesmo assim, assim que iniciada a quinta jornada nacional, a popularidade e simpatia por (...)

Donnelley | Primeiros passos rumo ao controle operário

16 Aug 2014 | Veja como os trabalhadores da gráfica Donnelley, na Argentina, colocaram a fábrica para produzir sob controle operário diante da fuga da patronal.

Greve dos trabalhadores da USP completa 80 dias

14 Aug 2014 | A greve está em um impasse, com a Reitoria desmarcando a única reunião de negociação agendada – justamente para discutir o corte de salários – e anunciando abertamente que só irá negociar em setembro, apostando no desgaste do (...)

ARGENTINA

Donnelley: “Contra o fechamento ilegal, nós trabalhadores ingressamos à fábrica e a colocamos para produzir”

12 Aug 2014 | Após algum tempo de ameça de demissão de 120 trabalhadores, quando esses se preparavam com uma forte campanha contra as demissões, a multinacional gráfica Donnelley, líder mundial do ramo, resolveu fechar a sua planta na Argentina com a desculpa de uma crise. Os trabalhadores em (...)

LEAR: Uma nova semana de história

11 Aug 2014 | Segue a luta na fábrica argentina de autopeças, Lear, contra as demissões. Contra o governo, a polícia e a burocracia sindical, os trabalhadores estão firmes na luta.

O PT nos sindicatos e fundos de pensão

10 Aug 2014 | Não apenas no governo, mas por via do controle de sindicatos e fundos de pensão, o PT tem sido uma peça fundamental para manter a democracia dos ricos.

GREVE DA USP

Em dia histórico, trabalhadores da USP fecham a universidade inteira e Fábio Hideki é libertado

07 Aug 2014 | Diante da intransigência da Reitoria da USP cortando os salários dos trabalhadores em greve, só havia uma resposta: radicalizar. Os trabalhadores da USP lançaram mão dos métodos da classe operária, como os piquetes, mas dessa vez em formato inédito na universidade: um trancaço (...)

Mais publicações: