Quinta 25 de Abril de 2024

Marília Rocha





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Luta pela readmissão dos metroviários de SP

Foram 10, vamos rumo aos 40! Um importante avanço na luta pela readmissão.

07 Sep 2014 |

QUESTÃO DA MULHER

A luta das mulheres e o transporte público: um debate sobre os vagões exclusivos 

20 Jul 2014 | Há um tempo vem se desenvolvendo na esquerda e no movimento feminista uma discussão acerca da criação de vagões exclusivamente para mulheres (também conhecidos no movimento como “vagões rosas”).

GREVE DO METRÔ DE SÃO PAULO

A verdade sobre uma direção que não esteve à altura da heroica greve dos metroviários

15 Jul 2014 | O PSTU quer encobrir para a esquerda internacional sua incapacidade de dirigir a greve dos metroviários para transformá-la numa “batalha de classe”.

MOVIMENTO OPERÁRIO - TRANSPORTES

Greve mostra a força dos metroviários!

29 May 2012 | É necessário tirar as lições dessa greve para avançar na nossa mobilização para as próximas lutas. Em primeiro lugar, devemos nos organizar para impedir qualquer tipo de retaliação seja feita contra os trabalhadores ou contra o sindicato, como assédio, descontos, demissões ou multas. (...)

CONGRESSO DA CSP CONLUTAS

Uma oportunidade perdida para impulsionar um plano de ação que unifique os setores de vanguarda em todo o país

11 May 2012 | Entre os dias 27 e 30 de abril de 2012 realizamos o 1º Congresso da CSP-Conlutas, que reuniu em Sumaré-SP cerca de 1.500 entre delegados observadores de todo o país, uma quantidade significativamente menor o que os anteriores, com destaque para uma significativa bancada de (...)

BALANÇO DO DÉCIMO CONGRESSO DE METROVIÁRIOS DE SP

Ainda é tempo de preparar a categoria para a dura luta contra o governo e a empresa

29 Apr 2012 |

13, 14 E 15 DE ABRIL – 10º CONGRESSO DOS METROVIÁRIOS – SP

É necessária uma política condizente com a força social dos metroviários

01 Mar 2012 | Desde 2007 o governo federal conseguiu “regulamentar” a lei de greve que na prática obriga que trabalhadores de setores considerados “essenciais” sejam limitados em seu direito de greve. Esta lei visa impedir as paralisações no setor público exigindo um “mínimo” de operação em (...)

NESTE 8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Sigamos o exemplo das mulheres da primavera árabe: nos organizemos para arrancar nossos direitos!

29 Feb 2012 | Marcharemos nesse Dia Internacional da Mulher quando entramos no 5º ano de crise capitalista internacional, marcado pela Primavera Árabe, processo da luta de classes que, ao lado das mobilizações nos países europeus, já expressam os resultados da crise em curso. A crise (...)

UMA DISCUSSÃO COM AS CORRENTES DO SINDICATO DOS METROVIÁRIOS

A política dos revolucionários para a liberdade de imprensa

20 Oct 2011 | Alguns poderão achar que é favorável à classe operária e ao combate às opressões censurar programas reacionários como esse , mas a tradição revolucionária demonstra que o que aparentemente pode parecer “correto” mostra-se, na essência, como uma política que rapidamente se volta contra a (...)

METROVIÁRIOS

A verdadeira “Zorra” é criada pelo governo, a mídia e o machismo

20 Oct 2011 | Frente aos assédios sexuais no Metrô-SP, a campanha do Sindicato dos Metroviários contra o programa “Zorra Total” da TV Globo e as declarações da Secretaria Nacional de Mulheres. Leia também: – A POLÍTICA DOS REVOLUCIONÁRIOS PARA A LIBERDADE DE (...)

TODO APOIO À GREVE DOS CORREIOS

Uma luta dura que precisa de apoio ativo para enfrentar o governo Dilma e as direções sindicais burocráticas

16 Sep 2011 | Mais uma vez os trabalhadores dos Correios levantaram sua cabeça e declararam greve no dia 14 de setembro. Eles reivindicam aumento real de R$ 400,00, reposição da inflação e pagamentos das perdas salariais de 1994-2010, totalizando 24,76%, a um piso salarial de R$ 1.635,00. Nada (...)

GREVE DE PROFESSORES

Repressão e bônus de um lado e a combatividade dos professores de outro

05 Apr 2010 | Na última quarta-feira, 31 de março, vigésimo terceiro dia de greve dos professores estaduais, foi realizado um ato-assembléia de cerca de 15.000 professores com apoio de alunos, estudantes universitários e outras (...)

DEPOIS DO RESSURGIMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL EM 2007

O desafio é se ligar ao conjunto dos estudantes e aos trabalhadores

16 Feb 2008 | 2007 foi um ano que marcou o movimento estudantil (ME), que se colocou em cena depois de anos de paralisia, reinaugurando alguns métodos radicalizados de luta, como as greves e ocupações. Isso só foi possível porque atuou em grande parte por fora das direções tradicionais (...)

PLENÁRIA DO MOVIMENTO A PLENOS PULMÕES

As lições de 2007 e as perspectivas para as próximas lutas

11 Dec 2007 | No último dia 24 o Movimento a Plenos Pulmões realizou uma grande plenária na nova Casa Socialista da Vila Madalena, que contou com mais de 90 estudantes da PUC, Fundação Santo André, USP, Unesp, Unicamp, outras universidades e um companheiro do DCE da Federal de Juiz de (...)

Impor Congressos Estatuintes em todas as Universidades

07 Jun 2007 | Precisamos partir da luta aberta contra a política do Serra para transformar radicalmente a universidade, democratizá-la e minar o controle da burocracia acadêmica, que é a correia de transmissão da política do governo na (...)

Veto ao aumento de verbas, contingenciamento, corte de gastos e ataque à autonomia universitária

Serra declara guerra às universidades

09 Feb 2007 | As recentes medidas do governo tucano em relação ao ensino superior mostram um primeiro ato dos vários ataques que estão por vir. No último dia de seu mandato, o ex-governador Cláudio Lembo (PFL) vetou a pedido de Serra (PSDB) o mísero aumento de verbas à educação que estava (...)

O que está por trás do “acidente” do metrô?

09 Feb 2007 | As obras do metrô são a prova de que os custos são muito altos, e que os trabalhadores pagam com suas vidas.

As eleições estudantis e o papel dos revolucionários

10 Dec 2006 | Hoje no Brasil, onde a universidade é ainda mais elitista do que na maioria dos países da América Latina o papel que a universidade cumpre é de formar mão de obra qualificada por um lado e ideólogos da burguesia por (...)

Barrar a repressão e passar à ofensiva

10 Oct 2006 | Hoje passamos nas universidades e escolas do estado de São Paulo por um processo de repressão das reitorias e diretorias. Está proibido colar cartazes, fazer festas e distribuir panfletos, sem contar a Polícia Militar, que anda livremente dentro das universidades e escolas, (...)

Universidades estaduais paulistas

Reajuste salarial, mais verbas para educação e democracia na universidade

05 Jun 2006 | Depois das fortes greves por reajuste salarial em 2000 e 2004; e depois da greve por mais verba para a educação em 2005; mais uma vez os trabalhadores da USP, Unesp e Unicamp, em aliança com os estudantes, se mobilizam para fazerem valer suas reivindicações, movimento este que (...)

Reforma Universitária

Direções governistas se unificam ainda mais em torno do novo ante-projeto do governo

15 Jun 2005 | No dia 30 de maio o MEC apresentou a 2ª versão do ante-projeto de Lei da Reforma Universitária. A UNE, mais uma vez, saiu comemorando mais este ataque ao movimento estudantil, como se fosse uma conquista.

A luta por DCE´s militantes nas universidades estaduais paulistas

05 Dec 2004 | As entidades da USP, da Unesp e da Unicamp hoje estão impregnadas da lógica geral que domina o movimento estudantil: o petismo. Isso, somado a outros fatores, levou a que o movimento estudantil na USP e na Unicamp, ao invés de cumprir o papel que lhe cabe nestas que estáo entre (...)

COMUNA: uma chapa pró-operária para o DCE da USP

10 Oct 2004 | Neste processo, muitos estudantes se aliaram na luta com os funcionários para garantir os piquetes e a vitória da greve. Nós, da chapa COMUNA, participamos ativamente da greve e dos piquetes porque acreditamos que a aliança com os trabalhadores é o caminho que devemos seguir para (...)

Greve das estaduais paulistas

A greve estudantil foi vitoriosa?

10 Sep 2004 | A greve das universidades estaduais paulistas não foi, de fato, uma greve unificada. Na verdade, ocorreram quase paralelamente duas greves distintas: a greve de professores e funcionários e a greve estudantil. Apesar da disposição à unificação por parte das bases, principalmente de (...)

Realizou-se a I Conferência Aberta da Comuna

05 Jul 2004 | Após um ano de sua fundação a Comuna realizou no dia 26 de Junho na PUCSP sua I Conferência Aberta. A Conferência contou com a presença de aproximadamente 80 companheiros, entre eles militantes da Comuna e estudantes (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2