Quinta 25 de Abril de 2024

Marcelo Tupinambá





TODAS AS PUBLICAÇÕES

É necessário construir uma corrente nacional de trabalhadores

17 Oct 2014 | O espaço aberto pelo desgaste do PT e das burocracias e por esse novo ativismo operário exige uma corrente que parta da organização de base nos locais de trabalho e avance para romper com o corporativismo, construindo um forte movimento nacional de (...)

ENCONTRO NACIONAL

Construa junto à LER-QI um Encontro de Trabalhadores e Estudantes para debater as lições de junho e as tarefas do próximo período

25 Sep 2013 | A partir do balanço das jornadas de junho, de uma análise das perspectivas que se abrem e das tarefas que se colocam na situação nacional, em recente Plenária Geral da Liga Estratégia Revolucionária, votamos um chamado a todos os setores que militam e simpatizam conosco a construir (...)

PARALISAÇÃO NACIONAL 30/8

Lutemos para que o dia 30 seja um dia de grandes paralisações!

22 Aug 2013 | A entrada em cena da classe operária permite hoje que muitos trabalhadores passem a discutir alternativas a tantos casos de corrupção, de acidentes de trabalho, horas extra, repressão policial, entre tantos outros temas que atingem a vida da maior parte da (...)

PELA RECONSTRUÇÃO DA IV INTERNACIONAL

Rumo ao III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária

14 Aug 2012 | Nos dias 18 e 19 de agosto se realizará o III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária, integrante da Fração Trotskista – Quarta Internacional. Será um momento onde dezenas de delegados, militantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Marília, Franca, ABC (...)

CHILE:200 JOVENS FUNDAM A AGRUPAÇÃO COMBATIVA REVOLUCIONÁRIA

"Somos a juventude que vai por tudo"

24 Nov 2011 | Essa é a idéia que ficou marcada na fundação da Agrupação Combativa Revolucionária, numa jornada intensa durante os dias 19 e 20 de novembro. Estiveram presentes jovens de cinco estados do Chile e de dezenas de universidades, colégios e locais de trabalho, para fundar a ACR, que (...)

REALIZOU-SE IMPORTANTE PLENÁRIA NACIONAL DA LER-QI

Reflexões sobre a crise capitalista e os dilemas estratégicos do movimento operário internacional

11 Aug 2011 | A tarefa histórica de recompor o marxismo revolucionário, como parte essencial da construção de partidos revolucionários internacionalistas em cada país, passa também pela formação de revolucionários que possam elaborar as bases teóricas, políticas e programáticas de uma organização (...)

JUVENTUDE

Novos tempos, novos desafios para a juventude

03 Apr 2011 | Revolução. Essa palavra que parecia haver sumido do vocabulário, depois de muitos anos em que seu uso se restringiu aos pequenos círculos de esquerda, tomou a mídia de massas em todo o mundo a partir do processo revolucionário no Egito. Trata-se de apenas uma de inúmeras (...)

1º reunião da Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre

A situação exige mais: vamos pras ruas contra o golpe em Honduras e em apoio às lutas dos trabalhadores!

26 Sep 2009 | A reunião se realizou nos dias 12 e 13 de setembro, com mais de 300 estudantes, entre militantes do PSTU, que segue sendo direção amplamente majoritária, do Movimento A Plenos Pulmões, do grupo de mulheres Pão e Rosas, além de dezenas de independentes (em sua maioria das (...)

DEBATE COM A ESQUERDA

Os novos velhos erros da esquerda na tática da frente-única

13 May 2009 | Para que a crise seja paga pelos capitalistas é necessário unificar as fileiras da classe trabalhadora. Trata-se de uma tarefa tão difícil quanto necessária

POR QUE LUTAR POR UM PARTIRO REVOLUCIONÁRIO COM A LER-QI

O papel da juventude na construção do partido revolucionário

15 Nov 2008 | Nos últimos anos, não somente o movimento estudantil vem ressurgindo em vários países e no Brasil, mas a juventude trabalhadora também vem se colocando em movimento com a recomposição das lutas operárias.

ESTUDANTES ITALIANOS APONTAM O CAMINHO

"Não pagaremos pela sua crise"

01 Nov 2008 | O movimento estudantil italiano vem lutando há semanas contra os ataques à educação do governo direitista de Berlusconi. O movimento foi crescendo e se radicalizando na medida em que se aproximava o dia da votação do “decreto Gelmini”, que o senado aprovou no dia (...)

PARTIDO

Por que lutar por um partido revolucionário junto a LER-QI?

31 Oct 2008 | A partir desta edição, o Jornal Palavra Operária inaugura essa coluna de reflexões sobre a questão mais estratégica para os marxistas revolucionários: a construção de um partido revolucionário.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Um olhar sobre o movimento estudantil brasileiro com as lentes de 68

14 May 2008 | Desde maio de 2007, milhares de estudantes se colocaram em movimento em todo o país. O último processo mais importante, da luta contra a camarilha corrupta da UnB, mostrou que é necessário um balanço profundo dos últimos processos. Não foi difícil ver que a burguesia mudou a linha (...)

USP

Era uma vez um V Congresso da USP...

14 May 2008 | Já se foram 4 congressos da USP (1980, 1984, 1987 e 2000) e a USP continua a mesma. O regime universitário é uma verdadeira ditadura docente. O acesso é cada vez mais para uma elite com um vestibular cada vez mais difícil. O ensino e a pesquisa são cada vez mais direcionados para (...)

PARTIDO

Que partido para que estratégia?

16 Feb 2008 | Amplos setores da juventude e dos trabalhadores, cansados da política burguesa, têm se colocado “contra os partidos”. Repudiam os políticos que roubam e são serventes do capital contra os trabalhadores e o povo. Não podemos mais do que compartilhar esse justo rechaço. Mas este ódio (...)

Um primeiro debate sobre

O "Plebiscito Popular pela anulação da Vale"

08 Aug 2007 | A privatização da Companhia Vale do Rio Doce em 1997 foi um símbolo do ataque neoliberal e da entrega dos recursos naturais do país ao imperialismo e ao grande capital. Foi vendida por 3,3 bilhões de reais, sendo que na época seu patrimônio era avaliado em cerca de 92 (...)

Surge um novo movimento estudantil

É necessária uma coordenação nacional democrática e combativa que responda aos problemas reais dos estudantes

08 Aug 2007 | Após anos de paralisia a greve das estaduais paulistas marcou o surgimento de um novo movimento estudantil, com assembléias massivas, métodos radicalizados e rechaço às direções burocráticas tradicionais. Nossas ocupações e greve despertaram uma vanguarda em todo o país ao colocar (...)

Estaduais paulistas votam Comando Estadual de Greve com delegados de base

Impulsionar a auto-organização e a aliança operário-estudantil para organizar uma luta histórica

07 Jun 2007 | O Encontro de Públicas, que reuniu no dia 06 de junho mais de 600 estudantes da USP, UNESP, Unicamp e Fatec, se configura como um novo impulso para o movimento estudantil, que tem na greve com ocupação de reitoria da USP o seu (...)

Qual é a direção?

10 Oct 2006 | Para compreendermos a maneira como se apresentou a Frente de Esquerda nessas eleições e que conclusões temos de tirar agora, é preciso relembrar um processo muito anterior que se abriu em 2003.

A esquerda e as eleições

É necessário um combate por uma verdadeira frente classista

05 Jun 2006 | O cenário eleitoral começa a se fechar e se colocam desafios cada vez maiores para a esquerda. O acordo entre o PSOL, PSTU e PCB foi somente um primeiro importante passo para a constituição de uma verdadeira frente classista nas (...)

A classe trabalhadora e suas direções frente à crise do mensalão

05 Feb 2006 | O principal problema que temos a enfrentar hoje é que a crise de 2005 passou (não sem deixar profundas marcas, como discutimos em outro artigo dessa edição), e não se colocou uma saída para a crise que viesse de baixo para cima, na qual as massas exploradas e oprimidas é que (...)

O PSTU no governo Lula

Os "zigue-zagues" e a capitulação ao frente-populismo

25 Aug 2005 | Desde o processo eleitoral em 2003 vem ocorrendo um processo de reorganização que, no atual momento de crise nas alturas e no próximo período vai se aprofundar frente ao baque histórico que está sofrendo o PT. A experiência das massas com o governo Lula e o PT tem colocado enormes (...)

Polêmica com a direção nacional do PSTU

É necessário um balanço da política de ruptura com a CUT

20 Mar 2005 | Na última semana, diversos setores da esquerda da CUT, a Corrente Sindical Classista, ligada ao PC do B e a CGT se colocaram publicamente “contra essa reforma sindical”. A CUT mostrou que não está nada morta e rachou.

Os zigue-zagues do PSTU

A situação nacional não permite oscilações

20 Jan 2005 | Nossa Liga Estratégia Revolucionária vem atuando, conjuntamente com a COMUNA, a JRS e independentes em frente única com o PSTU na Conlutas e na Conlute porque consideramos que o PSTU deu um passo a frente em uma política para a reorganização sindical e estudantil em (...)

Contra o PT... PSOL e PSTU?

20 Jan 2005 | As principais referências nacionais de vanguarda hoje são o PSOL e o PSTU. Que hora dizem que a nossa proposta de um grande Partido Operário Independente é uma reedição do PT, uma “invenção da Liga Estratégia Revolucionária” ou tentam ignorar a nossa (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2