Quinta 25 de Abril de 2024

Marcela Johnson





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Entre a opressão e a exploração das mulheres negras

Mulheres negras: Raça, Gênero e Classe

13 Mar 2015 | Ao discutirmos a questão das mulheres, é importante que se perceba que existem vários fatores que se relacionam com a questão de gênero, como é o caso da classe, da sexualidade e a questão de raça. Nesse texto especificamente, quero iniciar a reflexão de como raça, gênero e classe (...)

Obama retoma Martin Luther King para conter a luta dos negros

09 Mar 2015 | O Presidente negro Barack Obama pede para que os afroamericanos retomem o espirito de Selma, tentado barrar a radicalidade de Ferguson usando a figura de Martin Luther King.

Uma discussão sobre Oscar, indústrial cultural e racismo

SELMA, O Oscar e Os Negros

24 Feb 2015 |

Os trabalhadores reivindicam redução no preço da gasolina e a renúncia do presidente Michel Martelly.

Greve geral no Haiti

11 Feb 2015 | Ontem dia 09 de fevereiro se iniciou uma greve geral no Haiti de 48 horas, chamada pelos setores de oposição, que tem como principais protagonistas os motoristas de ônibus. A cidade de Porto Príncipe, capital do país, amanheceu com vias da área metropolitana fechadas por (...)

Mike B. e Amarildo: duas faces da mesma América

28 Nov 2014 | Um espectro negro ronda os EUA e a história se repete novamente, os negros se levantam contra o racismo que aponta suas armas para a juventude preta e pobre.

A questão negra e as eleições

10 Oct 2014 | Em um país de maioria negra, onde 55% dos votantes são negros e pardos, a discussão sobre políticas para o povo negro pode definir os rumos da eleição.