Sexta 19 de Abril de 2024

Mara Onijá





TODAS AS PUBLICAÇÕES

JORNAL DO PÃO E ROSAS Nº08

“Sou palestina em Gaza combatendo sionista”

08 Jun 2010 |

CONTINUAMOS CHAMANDO O PSTU A UNIFICAR A CAMPANHA

Pela retirada das tropas brasileiras do Haiti

23 Apr 2010 | Passados três meses após o terremoto que atingiu o Haiti, a repercussão da tragedia já não mais ocupa as páginas centrais dos jornais internacionais. Por outro lado, o povo haitiano segue sob as mesmas condições em que se encontrava logo depois do terremoto. Leia também: – CARTA DA (...)

CONSCIENCIA NEGRA: Pão e Rosas lança a campanha SOMOS AS NEGRAS DO HAITI

Fora as tropas da ONU comandadas pelo exército de Lula

21 Nov 2009 | O governo de Lula e os homens que ocupam os altos postos nas tropas brasileiras retomam com mais hipocrisia seus discursos humanitários sempre que surjem novas denúncias sobre a realidade que enfrenta o povo haitiano – que, aliás, até hoje se manifesta contra a ocupação, tendo (...)

BASTA DE RACISMO

É preciso lutar contra o racismo e a violência policial

26 Sep 2009 | O caso de racismo no Carrefour Osasco contra Januário Alves de Santana no início de agosto escancarou uma vez mais como o racismo se coloca presente em suas formas mais violentas. Acusado de roubar o próprio carro no estacionamento do hipermercado, ele foi brutalmente agredido (...)

5 ANOS DE OCUPAÇÃO NO HAITI

27 Jun 2009 | Nos últimos dias, o Haiti ganhou uma vez mais as páginas da mídia internacional. Na semana passada, dia 18/06, um homem foi morto num protesto de milhares de pessoas contra a ocupação militar durante o funeral de um padre que era ligado ao ex-presidente Jean Bertrand Aristide. O (...)

O POVO NEGRO NO BRASIL

121 anos depois da abolição

13 May 2009 | No mês em que se completam 121 anos da assinatura da Lei Áurea no Brasil, vêm à tona novamente debates sobre o significado histórico desta data e quais as transformações que de fato se efetivaram na vida dos milhões de negros brasileiros, mais da metade da população (...)

MULHER

Pão e Rosas: seguir a luta neste 1º de maio!

25 Apr 2009 | Coloquemos de pé uma forte coluna do Pão e Rosas, demonstrando que o 1º de maio não é um dia de festa, e que nós mulheres não viemos comemorar. Viemos lutar pelos direitos das mulheres.

RENOVADO O PRAZO PARA MANUTENÇÃO DA MINUSTAH

Fora as tropas do Haiti!

17 Oct 2008 | O Conselho de Segurança da ONU decidiu no dia 14 de outubro renovar o prazo para a manutenção das tropas, que ocupam o Haiti desde 2004, após a destituição do então presidente Jean-Bertrand Aristide.

CICLO DE ESTUDOS

Abolicionismo(s) e Abolição

19 Sep 2008 | No primeiro semestre deste ano, sob a perspectiva de estudar e difundir importantes elaborações sobre o povo negro no Brasil, nós da LER-QI realizamos na Fundação Santo André o curso livre “Sociologia do Negro no Brasil”.

POR UMA CAMPANHA UNIFICADA

Fora as tropas brasileiras do Haiti!

25 Aug 2008 | No início de agosto, a chamada MINUSTAH (Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti) – que ocupa o Haiti reprimindo brutalmente o povo negro – anunciou reforço em sua ajuda à PNH (Polícia Nacional Haitiana). Sob o argumento de “agilizar a prisão de criminosos”, o comandante da (...)

DEBATES

Ali Kamel e a farsa de “Não somos racistas”

17 Jun 2008 | Nesse artigo, tratamos de debater com algumas das principais idéias do livro “Não somos racistas – Uma reação aos que querem nos transformar em uma nação bicolor”, de Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo, publicado em 2006. A idéia principal de Ali Kamel é de que o racismo (...)

CURSO LIVRE NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Sociologia do Negro no Brasil

31 May 2008 | A partir da iniciativa dos estudantes da FSA em criar um curso livre frente ao fechamento dos cursos da FAFIL introduzimos uma discussão sobre a importância de questionar o currículo dos cursos, ao invés de somente reproduzir a grade curricular do curso oficial. Por isso, (...)

SOBRE AS DECLARAÇÕES DO EX-COORDENADOR DE MEDICINA DA UFBA

Abaixo o racismo na Universidade!

14 May 2008 | A poucos dias de se completar 120 anos da assinatura da falsa abolição dos negros, os jornais noticiaram as declarações racistas do professor Antonio Natalino Manta Dantas, então coordenador de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dizendo que a nota 2 obtida pelo (...)

ERECS

O que significa o silêncio dos centros acadêmicos sobre o ERECS Sudeste 2008?

14 May 2008 | Desde o início do ano, estudantes da Fundação Santo André (FSA) estão construindo o Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais (ERECS-Sudeste), marcado para os dias 22 a 25 de maio no ABC. Foi aprovada no ERECS de 2007 a realização do encontro na FSA principalmente pela (...)

I ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA CONLUTAS

Um primeiro balanço

25 Apr 2008 | O Encontro era uma oportunidade para que essas centenas de mulheres trabalhadoras que são parte importante da vanguarda das lutas em todo o país, pudessem se dotar de definições programáticas de independência de classe que fossem capazes de ganhar novas mulheres para a luta contra (...)

8 DE MARÇO

Bloco Pão e Rosas no Dia Internacional da Mulher

22 Mar 2008 | No último 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Conlutas convocou em São Paulo um ato anti-governista já que as defensoras do governo na Marcha Mundial de Mulheres (dirigida pela DS do PT) se opuseram a fazer qualquer denúncia contra o governo Lula. Nós da LER-QI, junto com (...)

MULHER

A hipocrisia das campanhas contrárias ao direito ao aborto

22 Mar 2008 | As campanhas contrárias ao direito ao aborto têm conquistado cada vez maior repercussão nos meios de comunicação. No Congresso Nacional, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e contra o Aborto reúne mais de 200 parlamentares e, além de colocarem-se contrários aos projetos de (...)

ELEIÇÕES ESTADOS UNIDOS

A candidatura negra de Barack Obama

22 Mar 2008 | Nas prévias eleitorais dos Estados Unidos, em que o Partido Republicano já tem seu candidato definido – John McCain –, do lado dos democratas, a disputa entre Hillary Clinton e Barack Obama trouxe à tona o debate sobre a questão racial novamente, mas desta vez por um motivo (...)

ABAIXO A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA O POVO NEGRO!

Viva a luta das mães de Salvador!

05 Mar 2008 | “Os policiais estão brincando de tiro ao alvo com nossos filhos”. Assim protesta Djane, uma entre tantas mulheres negras que perderam seus filhos, assassinados pela polícia em Salvador/BA, num estado governado pelo petista Jacques Wagner. Esta e outras mulheres saíram às ruas em (...)

ESCÂNDALO DOS CARTÕES CORPORATIVOS

Matilde Ribeiro não pode falar em nome dos milhões de negros desse país

16 Feb 2008 | caso dos cartões corporativos fez estourar mais um escândalo de corrupção no governo Lula. Os gastos de milhões feitos por ministros e funcionários do governo escancararam mais uma vez para onde vai o que eles chamam de “dinheiro público”. A direita, com todo o seu cinismo, buscou (...)

DENÚNCIA

Brutal violência contra as mulheres no Pará, estado governado pela DS

11 Dec 2007 | Há algumas semanas, o caso da detenção de L., uma adolescente negra de 15 anos, abusada sexualmente numa cela por mais de vinte homens, gerou repercussão nacional e internacional. O fato aconteceu em Abaetetuba, cidade do Pará, estado governado por uma petista da DS (Democracia (...)

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Os defensores do governo Lula lembram Zumbi, mas para esconder sua política de conciliação

11 Dec 2007 | Passado recentemente o 20 de novembro, faz-se necessária uma discussão sobre qual o sentido político que se imprime ao Dia da Consciência Negra. Essa data precisa servir para armar politicamente negros e negras para uma luta sem tréguas contra o racismo dos dias de (...)

Frente a falsas democracias, a tarefa de libertação do povo negro

05 Jul 2006 | A partir da carta pública lançada no final de junho, “Todos têm direitos iguais na República Democrática”, assinado por mais de cem intelectuais e figuras públicas do país, contrários à lei de cotas raciais e ao Estatuto de Igualdade Racial, o tema voltou ao debate nacional, suscitando (...)

Bolivia

As jornadas de junho e a organização da classe trabalhadora

25 Aug 2005 | Depois de outubro de 2003, quando dezenas foram mortos nos conflitos pelo exército num banho de sangue em El Alto e Mesa assumiu a presidência, ele vinha garantindo a contenção dos levantes, mas numa situação política com muitas contradições. Em 2003 foram as mobilizações com (...)

Movimento Luta de Classes

A necessidade de uma política classista e o papel da juventude trabalhadora

15 Jun 2005 | O Luta de Classes, Movimento Revolucionário da Juventude Trabalhadora, foi lançado no último 1o de maio, com a presença de mais de 150 pessoas, entre trabalhadores da USP, PUC, Sabesp, Correios, metalúrgicos, bancários, cobradores de ônibus, judiciários, químicos, gráficos, do (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2