Sexta 29 de Março de 2024

Maíra Viscaya





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Um diálogo com a juventude do pstu a partir da luta contra o machismo na Fundação Santo André

21 Mar 2011 | Abrimos aqui um diálogo com todos os companheiros da juventude do PSTU, que se organizam na ANEL e em especial com as mulheres. Vivemos um momento especial no cenário mundial, veremos daqui pra frente profundas transformações e novos processos de luta de (...)

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Fundação Santo André sob ataque

23 Oct 2010 | Estamos lutando para unir e coordenar todos os estudantes da FSA com os professores combativos em torno das reivindicações aprovadas em assembléia. Essa luta unitária dos que formam a maioria da FSA – estudantes e professores – deve buscar toda a solidariedade da população do ABC (...)

OS GRANDES BATALHÕES OPERÁRIOS DESPERTAM

Burocracias da CUT, Força Sindical e CTB impedem um processo amplo e profundo de lutas de um milhão de metalúrgicos

07 Nov 2009 | Historicamente os trabalhadores da categoria de metalúrgicos faz sua campanha salarial nesse período do ano, porém o que vimos nesse último processo foi diferente, mesmo cumprindo o calendário imposto pelas lutas reivindicativas das datas-base, os trabalhadores romperam com a (...)

JUVENTUDE TRABALHADORA

A luta da juventude pelo direito ao emprego e educação

13 May 2009 | Em recente pesquisa, o IBGE aponta que 21,1% de jovens que tem entre 16 e 24 anos estão desempregados. Vemos que com o avançar da crise capitalista a situação da juventude tende a se tornar cada vez mais precária.

BASTA! A JUVENTUDE NÃO VAI PAGAR PELA CRISE!

Um chamado à juventude trabalhadora

25 Apr 2009 | Não podemos cair no discurso do governo de que a crise é passageira nem nos disciplinar pelas centrais sindicais governistas que só sabem negociar com os patrões as nossas demissões. Confiemos somente nas nossas forças!

ELEIÇOES NO SINDICATO DOS METALURGICOS DE SAO JOSÉ DOS CAMPOS

Categórico triunfo da Chapa 1 da Conlutas

28 Mar 2009 | Em primeiro lugar é necessário assinalar que nessa eleição ficou provado que os trabalhadores tem respaldo naqueles que se propõem a lutar contra as demissões. Cada voto na Chapa 1 representou um apoio de cada operário metalúrgico de São José que votou contra as direções (...)

AS CIÊNCIAS SOCIAIS E A CLASSE TRABALHADORA

Construir o Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais

24 Apr 2008 | Durante um longo período os encontros nacionais e regionais dos estudantes de ciências sociais (CS) se dividiram entre uma ala acadêmica, que organizava e participava dos mini-cursos e palestras, e uma ala movimentista, que passava horas nos grupos de discussões e plenárias para (...)

FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Pelo reconhecimento dos cursos livres! Pela abertura de todos os cursos da FAFIL!

14 Mar 2008 | Se a reitoria e sua corja pensaram que os estudantes aceitariam de boca calada o fechamento dos cursos da FAFIL, se enganaram! Na segunda-feira, cerca de 200 pessoas assistiram à aula inaugural dos cursos livres, demonstrando que existem muitos trabalhadores e filhos de (...)

Greve

Primeiras lições da luta da Fundação Santo André

09 Nov 2007 | Nas últimas reuniões do Conselho Diretor, órgão máximo de deliberação da Fundação Santo André (FSA), em que se discutiu a saída do reitor e a volta da “normalidade”, a prefeitura de Santo André “orientou” seus conselheiros a votarem contra o reitor com uma discussão de que deveriam cair (...)

Eleições do CACS: Por um pólo antiburocrático, antigovernista e pró-trabalhadores

10 Oct 2004 | O movimento estudantil desenvolve atualmente importantes lutas de vanguarda em resposta aos ataques que o governo Lula desfere contra as universidades e a educação. Para que essas lutas, ainda dispersas pelo território nacional, e para que as políticas do governo sejam barradas (...)

Realizou-se a I Conferência Aberta da Comuna

05 Jul 2004 | Após um ano de sua fundação a Comuna realizou no dia 26 de Junho na PUCSP sua I Conferência Aberta. A Conferência contou com a presença de aproximadamente 80 companheiros, entre eles militantes da Comuna e estudantes (...)

“Universidade para Todos” – O Programa do Governo Lula

O caráter privatista da reforma universitária

12 May 2004 | A Reforma Universitária é um projeto que vem no sentido de readequar as universidades para atender as demandas do grande capital. Na América do Sul esse projeto já vem sendo aplicado desde os anos 80 e agora o governo de Lula, de acordo, com os planos de organismos do (...)