Quarta 24 de Abril de 2024

Leticia Parks, estudante de Letras da USP





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Tira o DDT daqui e manda pro Adorno!

Paralisação na Biblioteca da FFLCH

23 Feb 2015 | Hoje, estudantes e trabalhadores estiveram lado a lado durante a paralisação exigindo que o acervo seja retirado da biblioteca.

ACAMPAMENTO NACIONAL DA JUVENTUDE ÀS RUAS

Uma juventude revolucionária para um tempo de revoluções

09 Feb 2015 | No dia de ontem (7/02/2015) dezenas de jovens se reuniram em um curso de formação para discutir um tema de grande importância para a juventude de todo o mundo. Com fenômenos políticos inéditos para nossa geração, que se iniciam após a crise anunciada pela quebra do Lehman Brothers, (...)

RESPOSTA A COLUNISTA DO GLOBO

“O Lucro Cobre” ou “Metacrônica a Silvia Pilz”

09 Feb 2015 |

Whiplash: reacionarismo à moda americana

07 Feb 2015 | Enquadrado por uma fotografia intensa, Andrew, um jovem estudante de música é retratado no filme de Damien Chazelle em sua trajetória profissional como baterista de jazz, que se inicia com a entrada no Shaffer, retratado como o mais importante conservatório musical (...)

OPINIÃO

O que foi feito na África do Sul?

08 Dec 2013 | Sobre a morte de Mandela e aquelas mortes das quais não ouvimos falar

LUTA NEGRA

Entrevista com Erica Huggins: do legado dos Panteras Negras às necessidades atuais de organização do movimento negro e dos trabalhadores

25 Sep 2013 | Todos os lugares por onde Erica Huggins passou esta foi buscada por centenas de jovens negros. Jamais pensei que o Partido dos Panteras Negras Pela Autodefesa pudessem ser uma referência tão disseminada.

QUESTÃO NEGRA

Conferência da LER-QI sobre a questão negra

10 Feb 2013 | No dia 16 de dezembro a LER-QI realizou a primeira sessão de abertura da Conferência que está realizando sobre a questão negra, que terá continuidade no início de 2013. A seguir, reproduzimos alguns dos debates mais importantes que foram abordados nessa primeira (...)

O CALDO CULTURAL DE SANGUE NEGRO

Uma reflexão sobre Obama, Django e Lincoln

08 Feb 2013 | Há anos se usou o termo melting pot (ou caldo cultural) para dizer que os EUA eram o país da homogeinedade cultural e da liberdade para se viver qualquer diferença. O momento em que Obama, o exaltado presidente negro, se reelege é talvez o momento onde não é possível esconder que (...)

20 ANOS DO MASSACRE DO CARANDIRU

Esse artigo é uma homenagem aos 111 mortos pela policia aos 2 de outubro de 1992, na casa de detenção de São Paulo, o Carandiru; A todos os negros e pobres que já foram vitimas do Estado capitalista em todo o mundo e de sua policia assassina.

03 Oct 2012 | Ha exatos 20 anos atrás, no dia 2 de outubro de 1992, cento e onze detentos eram assassinados pela policia militar do Estado de São Paulo após uma rebelião que havia se iniciado no Pavilhão 9 da casa de detenção. Vendida para a imprensa como uma guerra entre a policia e os ditos (...)

REPRESSÃO NA USP E MOVIMENTO ESTUDANTIL PAULISTA

Sob ameaça imediata de demissões e eliminações na USP, começa a ressurgir o movimento estudantil no estado de São Paulo

17 Sep 2012 | Na USP São Carlos, na EACH-USP e na Unesp de Franca, os estudantes dão mostras de disposição de luta e tendem a se unificar com a luta contra a repressão na USP como parte de um só combate contra o mesmo projeto de (...)

GREVES MINEIRAS NA ÁFRICA DO SUL

Por trás da democracia sul-africana e da potência do minério, o maior massacre desde o Apartheid

17 Sep 2012 | Há um importante processo de ruptura com as direções sindicais burocráticas. Os mineiros da Gold Fields incluiu na sua pauta de reivindicações a expulsão da burocracia e na Gol One’s os mineiros lutam por reincorporar seus companheiros demitidos, entre eles os que criaram o PTAWU, (...)

LUTA DA UNIÃO

Você se lembra da luta das terceirizadas da União na USP? Ela não acabou!

14 Aug 2012 | No dia 14 de agosto haverá uma audiência das trabalhadoras da UNIÃO e a USP. Para esse dia chamamos um grande ato, sabendo que não pode haver nenhuma ilusão de que a justiça pode julgar a favor dos trabalhadores, senão por via da (...)

LIÇÕES ESTRATÉGICAS DO CONFLITO DA USP

Ocupe or not ocupe: mais do que uma divergência “de método"

27 Nov 2011 | Na luta para massificar o movimento pelo Fora PM da USP com um conteúdo não elitista e não corporativo, se abrem dois debates fundamentais, contra duas outras perspectivas estratégicas que foram apresentadas ao movimento. Apesar de dizerem que estão a favor do Fora PM da USP, o (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Importante reencontro com trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da UNIÃO mostra a força dessa luta

23 Sep 2011 | No sábado, dia 17 de setembro, realizamos uma importante confraternização junto com as ex-trabalhadoras da União (empresa terceirizada de limpeza contratada pela USP), que realizaram durante o mês de abril uma forte greve de mais de um (...)