Quinta 25 de Abril de 2024

Leo Andrade





TODAS AS PUBLICAÇÕES

MANIFESTAÇÕES NO DIA 13

Atos do PT e da CUT em defesa de Dilma apresentam programa amplo para aglutinar apoios

14 Mar 2015 | O programa defendido pelos atos busca lidar com o desgaste que o governo petista sobre nas bases das próprias organizações que os apoiam. Sem isso, seguramente teriam muito maior dificuldade para levar pessoas ao ato e angariar apoios, já que é geral a insatisfação por Dilma (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Sindicatos e patrões unidos pelo bem dos trabalhadores?

06 Mar 2015 | Centrais sindicais e entidades industriais se juntam em Manifesto endereçado ao governo por mudança na política econômica em relação ao setor. As burocracias sindicais escolhem caminhar de braços dados com as patronais em lugar da luta contra os ajustes e em defesa do (...)

FIM DE GREVE NA GM

Vitória dos trabalhadores na GM de São José dos Campos

26 Feb 2015 | No final da tarde de ontem a empresa chamou o sindicato para negociar e hoje de manhã em assembleia os trabalhadores aceitaram o acordo e retornaram ao trabalho. O acordo prevê lay-off de 650 trabalhadores por 5 meses, a partir do dia 9 de março, com estabilidade de 90 dias (...)

GREVE GM

Audiência de conciliação termina em impasse por intransigência da GM

26 Feb 2015 | A empresa em nenhum momento acenou com qualquer proposta diferente da demissão dos 798 trabalhadores. O sindicato se manteve firme de que os trabalhadores não aceitam qualquer demissão, e por isso a greve deve seguir.

Greve de caminhoneiros intensifica as paralisações de estradas

25 Feb 2015 | A greve de caminhoneiros, um dos fenômenos dinâmicos da semana, já alcançou paralisar 69 trechos de rodovias em treze estados do país, segundo a Polícia Rodoviária Federal

GREVE GM

Greve contra as demissões segue na GM em São José dos Campos

23 Feb 2015 | Em nova assembleia realizada hoje, 23, os trabalhadores da General Motors de São José dos Campos mantiveram a greve iniciada na última sexta-feira contra a demissão de 794 trabalhadores.

GREVE GM

Greve na GM de São José dos Campos: construir uma ampla solidariedade

22 Feb 2015 | Hoje, sexta-feira 20, os trabalhadores da General Motors da planta de São José dos Campos entraram em greve por tempo indeterminado contra o plano de demissão que a empresa quer impor a 794 trabalhadores.

MP’S 664 E 665

Centrais sindicais se reúnem com parlamentares

11 Feb 2015 | De novo não saiu nada. Mas já foram apresentadas 750 emendas por parlamentares ao projeto original, o que forçará que se abra um grupo de trabalho na Câmara para dar uma nova cara ao projeto para que seja aprovado.

NACIONAL

Indústria em queda

06 Feb 2015 | A indústria recuou 3,2% em 2014, segundo dados divulgados pelo IBGE esta semana. Trata-se do pior recuo na indústria desde a crise de 2009.

Por que o “PPE” flexibiliza os direitos?

04 Feb 2015 | No Dia Nacional de Lutas do último dia 28 de janeiro, a CUT e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recolocaram a luta pela criação do Programa de Proteção ao Emprego [PPE] em contraposição às MPs 664 e 665 – que são parte dos ajustes do governo (...)

REFORMA TRABALHISTA CAMUFLADA

Verdades e mentiras sobre o Programa de Proteção de Emprego da CUT

07 Dec 2014 | Nos últimos meses a CUT veio elaborando e discutindo com o governo o chamado Programa de Proteção ao Emprego (PPE) – ou Sistema de Proteção ao Emprego (SPE). O discurso da burocracia sindical petista é de garantir que durante momentos de crise o emprego seja mantido. Mas na (...)

CUT E NOVO GOVERNO

Avançam os planos de flexibilização dos direitos trabalhistas

02 Dec 2014 | Nas últimas semanas, foram divulgados pela imprensa reuniões entre o governo e as direções das centrais sindicais onde estão em negociação a implementação de medidas de flexibilização dos direitos trabalhistas.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Todo apoio à greve dos trabalhadores da Embraer

09 Nov 2014 | Pela primeira vez desde sua privatização, em 1994, os trabalhadores da Embraer de São José dos Campos fazem greve por tempo indeterminado, desde o último dia 05/11. Os quase 13 mil trabalhadores reivindicam aumento salarial de 10%, contra a proposta da empresa e da FIESP de 7,4%; (...)

Apesar da vitória de Dilma, PT é derrotado nos principais polos industriais do país

27 Oct 2014 | A derrota de Dilma e do PT em importantes centros industriais do país, que já havia ocorrido no 1º turno, se repetiram no 2º turno. Mais que um questionamento momentâneo, vimos uma perda de hegemonia do PT em seus históricos bastiões operários, algo mais (...)

É necessário construir uma corrente nacional de trabalhadores

17 Oct 2014 | O espaço aberto pelo desgaste do PT e das burocracias e por esse novo ativismo operário exige uma corrente que parta da organização de base nos locais de trabalho e avance para romper com o corporativismo, construindo um forte movimento nacional de (...)

Um PT bastante questionado nas mais importantes regiões operárias do país

06 Oct 2014 | ABC Paulista, Campinas e Grande Belo Horizonte: nas eleições deste final de semana vimos um primeiro e forte questionamento ao PT entre os trabalhadores destes centros industriais brasileiros.