Sexta 19 de Abril de 2024

Leandro Lanfredi





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Daciolo: PSOL expulsará seu "Bolsonaro"?

21 Mar 2015 | O bombeiro militar Cabo Daciolo está sendo ameaçado de expulsão pelo PSOL. Suas declarações e posições reacionárias não são novidade. A direção do PSOL realmente tomará esta medida, o que ela implica no desenvolvimento deste (...)

Cai o primeiro ministro do governo Dilma

19 Mar 2015 | Em meio à crise política caiu o primeiro ministro no governo Dilma. Cid Gomes foi demitido após controvérsia com o parlamento. Notório inimigo dos educadores, seu curto mandato não deixa saudade em meio à crise nas universidades federais e nas particulares com as mudanças de regras (...)

“Lendo a grande mídia internacional”

16 Mar 2015 | Após os atos do último domingo, podemos chegar a seguinte conclusão quanto a posição da grande mídia internacional: Sem ainda dar corda a impeachment, mas também sem colocar limites à oposição. Abaixo segue nossa análise destas (...)

Lendo nas entrelinhas dos grandes jornais

Muito “ajuste”, muito desgaste político e menos impeachment

09 Mar 2015 | Finalmente saiu a tão esperada “lista Janot”. A partir das denúncias de Youssef e Costa o partido que mais foi atingido foi o PP, um dos herdeiros do partido ARENA que era apoiador da ditadura. As figuras atingidas do PT, PMDB, e PSDB adotaram todas, com poucas exceções, o (...)

Dilma contra os jovens, a “classe C” e aspectos do “lulismo”

20 Jan 2015 | O pacote de medidas de Dilma encabeçada pelas medidas provisórias (MPs) 664 e 665 tem um alvo principal: a juventude e a chamada “classe C”. Por trás desta reforma da previdência fatiada que retira direitos dos pensionistas, dos acidentados, entre outros, encontra-se também um (...)

COARI

Revolta e crise política no meio da Floresta Amazônica

16 Jan 2015 | Uma manifestação terminou com a queima de duas casas do prefeito interino, depredação da Câmara de Vereadores e ainda saque de casas de alguns vereadores ligados ao prefeito.

RIO DE JANEIRO

Juventude volta às ruas no Rio

10 Jan 2015 | Em meio às férias na maioria das universidades e ao forte calor deste janeiro mais de 2 mil jovens tomaram as ruas do centro do Rio nesta sexta-feira em um terceiro ato contra o aumento das passagens desde o final de (...)

Aumento nas tarifas de transporte

2015 começa no Rio com um roubo ao bolso dos trabalhadores e da juventude

01 Jan 2015 | Dia 3 de janeiro, no Rio, as tarifas de ônibus, trens, barcas e ônibus intermunicipais sofrerão um grande e abusivo reajuste. Os ônibus na capital passarão de R$ 3,00 para R$ 3,40. Mais de 13% de aumento!

Deputado federal cabo Daciolo: um Bolsonaro dentro do PSOL?

22 Dec 2014 | Além de debater as posições reacionárias deste deputado eleito pelo PSOL e o que elas chocam com seu partido, esta ocasião é também uma oportunidade para discutir que tipo de partido “amplo” está sendo construído pelo PSOL nacionalmente e em sua cabeceira de praia mais avançada, o Rio (...)

UERJ

Reitor da UERJ mente sobre a falta de verbas e comete outros crimes contra os trabalhadores

18 Dec 2014 | O reitor Vieiralves de Castro demonstrou ontem o nível de ilegalidades que está disposto a cometer para continuar seu descarado ataque aos trabalhadores terceirizados, que estão há quase dois meses sem salários e há alguns dias em (...)

A questão negra na formação do proletariado no Rio de Janeiro

17 Nov 2014 | Este ensaio debate a complexa relação entre a transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado no Brasil.

ESQUERDA

Para onde vai o PSOL?

14 Nov 2014 | O crescimento eleitoral do PSOL é também o crescimento da falta de independência frente ao PT e crescimento de visões que querem o preparar para administrar o Estado capitalista. Seus modelos internacionais apontam que caminho que querem (...)

A direita reacionária tenta se impor na Câmara de Deputados

07 Nov 2014 | O trabalhador que ler os grandes jornais brasileiros vai se informar que existe um debate entre PT, PMDB e PSDB sobre quem assumiria o cargo de presidente da Câmara de Deputados. Parece mais um jogo da politicagem. Quem é e o que defende Eduardo (...)

A grande debilidade do governador eleito no Rio de Janeiro

27 Oct 2014 | Dilma vence dependendo mais fortemente de sua expressiva votação em cidades e bairros operários e populares. No governo do estado, Pezão (PMDB), herdeiro de Cabral, é reeleito tendo menos votos que as abstenções, votos nulos e brancos. A debilidade de sua vitória é uma clara marca (...)

Veja, liberdade de imprensa e os interesses da classe trabalhadora

25 Oct 2014 | A menos de 48h das eleições, o país foi sacudido por uma nova denúncia do escândalo de corrupção da Petrobrás. Segundo a Veja tanto Dilma como Lula sabiam dos esquemas de corrupção, segundo um informante da revista na delação premiada (em segredo de justiça) do doleiro (...)

Esquerda

Muito espaço fora do PT, mas muito petismo no PSOL

14 Oct 2014 | O PSOL não usou o espaço midiático para desenvolver as demandas democráticas de junho em um sentido militante: sequer chamando a qualquer nível de organização e ação nas eleições ou depois sobre qualquer dos temas que levou às TVs, fosse LGBT, aborto, (...)

Pezão sob ataque e muita demagogia e cinismo sobre “junho”

05 Oct 2014 | Ontem aconteceu o último debate entres os candidatos a governador do Rio de Janeiro. Nos quatro blocos do debate houve uma marcada tentativa de Garotinho (PR), Lindbergh (PT), Crivella (PRB) e Tarcísio (PSOL) em associar o vice-governador Pezão (PMDB) ao rejeitado ex-governador (...)

PMDB mais forte, regime mais fraco

04 Oct 2014 | Muita água ainda pode rolar debaixo da ponte até domingo. Mas independentemente dos contornos finais das eleições algo já é possível concluir hoje: o menos moderno dos três pilares partidários do regime (PT, PSDB e PMDB) será justamente o PMDB que sairá fortalecido. E isto prenuncia (...)

Marina terceira via ou “tucanismo pós-lulista”?

22 Sep 2014 | Sob ataques de Dilma e Aécio Marina ainda consegue se mostrar como “terceira via”. Porém, devido a um programa mais parecido com o dos tucanos e pela necessidade de ganhar os votos tucanos em um eventual segundo turno, a candidata se mostrará cada vez mais como uma centro-direita (...)

Porque o PT mostra-se enfraquecido nesta eleição?

22 Sep 2014 | A debilidade do PT e de Dilma nas pesquisas apontam para o declínio do fenômeno do lulismo. As bases para a reprodução econômica e social do lulismo estão debilitadas e questionadas, independentemente da eventual vitória em (...)

Sobre a morte de Antônio Ermírio de Moraes

A FIESP ilumina os céus em homenagem: nós não

26 Aug 2014 | Ontem, 24/08, morreu Antônio Ermírio de Moraes. Há décadas detentor do título de um dos homens mais ricos do país e membro constante da lista Forbes dos homens mais ricos do mundo. Presidente do Grupo Votorantim, maior grupo privado brasileiro, detentor de quase um monopólio na (...)

A crise financeira da Petrobrás

25 Aug 2014 | Na grande mídia brasileira vemos uma enxurrada de artigos sobre uma crise geral da Petrobrás. Esta mídia, ligada a setores que defendem a privatização da empresa, exagera nos termos. Quer fazer parecer como se estivesse tudo (...)

A crise da Petrobrás e as eleições: um alimenta o outro

25 Aug 2014 | A maior empresa do Brasil está atravessando uma crise. Todos os grandes jornais brasileiros estampam algum assunto da Petrobrás todos os dias em suas capas.

PSOL

IV Congresso do PSOL escancara o triunfo da “velha política”: petista nas ideias e nos métodos

11 Dec 2013 | Eis que o Congresso do PSOL não pautou vivamente Junho, não pautou o que fazer. Centrou-se em quem lançar a presidente e como resolver as fraudes.

Mais publicações:
  • 1
  • 2