Quinta 28 de Março de 2024

LTS, Venezuela





TODAS AS PUBLICAÇÕES

VENEZUELA

Não permitamos que a crise do chavismo seja capitalizada pelo imperialismo

11 Mar 2013 | Um resultado inesperado da eleição abalou o país e coloca em suspense a situação nacional. Nicolas Maduro ganhou por apenas 272.865 votos o candidato da oposição direitista, Capriles, numa muito estreita eleição em comparação com a diferença de mais de 1,5 milhões de votos com que (...)

DECLARAÇÃO DE URGÊNCIA DIANTE DA MORTE DE HUGO CHÁVEZ

A morte de Hugo Chávez abre uma nova etapa

07 Mar 2013 | No dia 5 de março durante a tarde o vice-presidente Nicólas Maduro se dirigia ao país anunciando a morte do presidente Chávez, produto do câncer que lhe foi diagnosticado em meados de 2011. É indubitável que a morte de Chávez causa uma grande comoção nacional com fortes repercussões (...)

VENEZUELA: CAPITALISMO, PURO E DURO

Nova desvalorização... um golpe no bolso do povo trabalhador

26 Feb 2013 | Em meio aos desajustes da economia, a primeira ação do governo nacional é aplicar uma típica medida de ajuste capitalista, anti-operária e antipopular, imposta aos trabalhadores e o povo, mas sem nem passar pela cabeça descarregar os desajustes econômicos sobre os capitalistas e (...)

VENEZUELA: FRENTE AO REFERENDO DA EMENDA CONSTITUCIONAL

Voto nulo ou abstenção!

11 Feb 2009 | Novamente se polariza o cenário nacional frente a uma eleição, desta vez pela nova tentativa de Chávez e do governo de aprovar a possibilidade da reeleição indefinida do presidente. A demagogia brota por todos os lados, tanto da oposição burguesa de direita pregando a defesa de uma (...)

LIGA DOS TRABALHADORES PELO SOCIALISMO

Surge a LTS na Venezuela

16 Jun 2008 | No sábado, dia 31/05, se realizou em Caracas a Primeira Conferencia Nacional da Juventud de Izquierda Revolucionaria – Fração Trotskista (JIR-FT).

VENEZUELA

Os trabalhadores de Sidor novamente em greve de 72 horas

05 Apr 2008 | No momento em que escrevemos este artigo, os trabalhadores de Sidor novamente se encontram em paralisação por 72 horas, iniciado no dia 25/3 as 11 da noite até as 7 da manhã de 29, depois de haver realizado uma paralisação por 24 horas no dia 24/3. A semana Santa significou apenas (...)

100 DETIDOS E UMA DEZENA DE FERIDOS EM SIDOR

Venezuela: Pelo triunfo da greve dos trabalhadores da Sidor

15 Mar 2008 | Após o fracasso da reunião de 12/3 entre a empresa Ternium Sidor (do grupo argentino Techint) e do Sutiss (Sindicato dos trabalhadores), os operários resolveram paralisar toda a fábrica, inclusive antes que o próprio sindicato o indicasse (...)

AMÉRICA LATINA

O massacre de Uribe e o conflito na América do Sul

07 Mar 2008 | O massacre do dirigente das Farc, Raúl Reyes e de 16 guerrilheiros pelas Forças Militares da Colômbia em pleno território do Equador, é um dos fatos mais sinistros da política pró-imperialista do governo de Uribe. Os Estados Unidos utilizam o plano Colômbia como plataforma na (...)

JUVENTUD DE IZQUIERDA REVOLUCIONÁRIA DA VENEZUELA

Declaração frente à derrota de Chávez no referendo da reforma constitucional

06 Dec 2007 | Após o anúncio da derrota do governo Chávez no referendo da reforma constitucional, os festejos da direita encheram as ruas enquanto que, desde os setores chavistas a perplexidade se fez notória. E não era para menos: era a primeira vez em seus noves anos de governo, e em mais de (...)

VENEZUELA: FRENTE À REFORMA CONSTITUCIONAL É PRECISO FORJAR UMA POLÍTICA OPERÁRIA INDEPENDENTE

No referendo de 2 de dezembro chamamos a votar nulo

30 Nov 2007 | Como mostraram os enfrentamentos entre estudantes da oposição de direita e estudantes chavistas, que deixaram vários feridos a bala há algumas semanas, e a recente morte do trabalhador simpatizante do chavismo nas mãos da direita, a conjuntura política do país está cruzada pela (...)

Venezuela: A 90 anos da revolução russa

Se realizou importante Fórum de Discussão na UCV

09 Nov 2007 | No dia 25 de outubro se realizou o Fórum “A revolução socialista e as lutas atuais da classe operária”, primeira atividade no marco das “Jornadas de Discussão: A 90 anos da Revolução Russa”.

Declaração da Juventud de Izquierda Revolucionaria

Diante da medida de Chavez contra a RCTV e as mobilizações da reação interna pró-imperialista

07 Jun 2007 | Após o anúncio da parte do governo de Chavez de não renovar a concessão da RCTV, nos últimos dias ocorreu uma série de mobilizações a favor e contra as medidas governamentais. A direita reacionária, ligada ao imperialismo norte-americano, convocou várias mobilizações em diversas (...)