Terça 23 de Abril de 2024

RIO DE JANEIRO

Barrar o aumento imposto pelo prefeito Paes e os empresários do transporte!

07 Feb 2014 | A população do Rio viverá no próximo sábado 08 de fevereiro um novo ataque aos seus bolsos. Após ter retrocedido e esperado a poeira baixar com as mobilizações de junho que barraram o aumento sem ainda resolver o problema do transporte, o prefeito Eduardo Paes novamente anunciou na (...)

1º ato #nãovaitercopa

30 Jan 2014 | O dia 25 de janeiro foi marcado, em uma série e de capitais, pelos primeiros atos contra a Copa do Mundo, impulsionado pelo movimento #naovaitercopa. Em São Paulo, o ato contou com mais de três mil participantes e terminou com uma brutal repressão (...)

USP

Lições da greve estudantil da USP

13 Dec 2013 | Em outubro, os questionamentos de junho invadiram as universidades estaduais paulistas. A indignação dos estudantes com as condições precárias de ensino e trabalho e o regime autoritário que regem aquelas que são reconhecidas como “as melhores universidades públicas da América (...)

UFMG

Por que comecei a militar na LER-QI

11 Dec 2013 | "Quero fazer um chamado para debater a importância da construção de um partido revolucionário a cada companheira e companheiro que compartilhou conosco a experiência de sair às ruas em junho com todos os debates que foram colocados e, em especial, àqueles que participaram das (...)

JUVENTUDE

Chapa “Da Faísca ao Incêndio” é eleita no CACH

11 Dec 2013 | Numa campanha para retomar a tradição de combatividade do CACH, a chapa “Da Faísca ao Incêndio” (Juventude as Ruas e independentes) ganhou de 131 a 117 votos da chapa “Sobrevivência” (JUNTOS/PSOL e independentes)

UNIVERSIDADE

No dia 21 de novembro a FAFICH/UFMG foi palco da mulher negra!

11 Dec 2013 | No último dia 21 de novembro, como atividade da semana da Consciência Negra e do dia de combate à violência contra a mulher, o grupo de Mulheres Pão e Rosas realizou conjuntamente às Secretaria de Mulheres e LGBTTI e de Questão Negra do CAFCA, pela gestão Jornadas de Junho, duas (...)

JUVENTUDE

As lições de junho no movimento estudantil

11 Dec 2013 | Em meio ao debate sobre as “lições de junho”, a ausência do movimento estudantil nacional como sujeito político durante o evento mais importante dos últimos vinte anos da história do Brasil precisa ser profundamente (...)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Abaixo a repressão na USP! Liberdade imediata aos estudantes presos!

13 Nov 2013 | Estamos em frente à 93a DP, onde a polícia mantém presos dois estudantes que saiam de uma festa e passavam próximos à reitoria.

HÁ TRÊS MESES DAS MOBILIZAÇÕES DE JUNHO

Qual a discussão com os “Black Blocs”?

28 Oct 2013 | A imprensa burguesa (grande mídia) tem apresentado uma linha da classe dominante de centrar fogo na “criminalização dos mascarados” para criar uma outra conjuntura que legitime a perseguição todos os lutadores

Por uma corrente de trabalhadores combativa, classista e anti-burocrática!

26 Oct 2013 | Como parte da preparação do Encontro de Trabalhadores e Estudantes entrevistamos Claudionor Brandão (diretor do Sintusp e demitido político) sobre a proposta de formação de uma nova corrente nacional de trabalhadores.

GREVE E OCUPAÇÃO

A luta da USP segue forte apesar da intransigência do governo e da reitoria

25 Oct 2013 | Leia o Boletim da Juventude às Ruas, especial sobre a luta da USP e Unicamp

RIO DE JANEIRO

Uma luta histórica que comove o país e aprofunda as mobilizações de junho

09 Oct 2013 | Dia 7/10 foi marcado por mais uma imensa manifestação no Rio de Janeiro. Mais de 50 mil professores, estudantes e diversos setores de trabalhadores e jovens em apoio a sua luta tomaram as ruas. Um dia de fúria e renovada repressão policial (...)

UNICAMP

NOTA DA OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UNICAMP – 04 DE OUTUBRO DE 2013

04 Oct 2013 | Nos colocamos contrários à entrada da polícia militar nos campi. A reitoria usou de forma oportunista da tragédia ocorrida no último dia 21, que culminou na morte de um estudante, para dar livre acesso à polícia militar dentro do campus, implantando, assim, seu projeto de (...)

OCUPAÇÃO NA USP

A reitoria da USP está ocupada! É hora de ir por mais!

04 Oct 2013 | É hora de colocar dentro da USP o espírito de junho, avançando para exigir a democratização radical da universidade! Temos que fazer a reitoria recuar nos principais ataques que fez ao movimento nos últimos anos

RIO DE JANEIRO URGENTE

Por uma imediata campanha nacional em solidariedade aos profissionais da educação do Rio! Abaixo a repressão de Cabral e Eduardo Paes!

01 Oct 2013 | Hoje 30/09 alguns milhares de cariocas tomamos as ruas para dizer junto ao acampamento dos professores na mesma câmara de vereadores: "o professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo"! E estes milhares tivemos que nos enfrentar novamente com a sanha repressora destes (...)

BASTA DE ESCOLA PRISÃO!

Segue a luta do Américo por grêmios livres em todo o ABC

29 Sep 2013 | A direção da EE Américo Brasiliense desferiu um ataque ao conjunto dos estudantes, em especial aos organizados em torno do grêmio, ameaçando expulsar 15 alunos

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro: os reflexos de Junho, é possível vencer

25 Sep 2013 | O país mudou muito desde Junho e o Rio mais ainda. Estas novidades se expressam na revolta cotidiana nos trens e nestas novas greves que tem seu ponto mais alto nos professores do município, mas também atinge os professores do Estado e de diversos outros (...)

AMARILDO

Pelo fim do genocídio da população negra! Cadê Amarildo?

25 Sep 2013 | Passados mais dois meses do desaparecimento do pedreiro Amarildo na favela da Rocinha no Rio de Janeiro, não há dúvidas de que os responsáveis foram policiais militares da Unidade de Polícia “Pacificadora” (UPP).

ENCONTRO NACIONAL

Construa junto à LER-QI um Encontro de Trabalhadores e Estudantes para debater as lições de junho e as tarefas do próximo período

25 Sep 2013 | A partir do balanço das jornadas de junho, de uma análise das perspectivas que se abrem e das tarefas que se colocam na situação nacional, em recente Plenária Geral da Liga Estratégia Revolucionária, votamos um chamado a todos os setores que militam e simpatizam conosco a construir (...)

7 de setembro

Dilma, Anastasia, Cabral e seus partidos burgueses tentam legitimar a repressão contra a juventude

12 Sep 2013 | Os atos de sete de setembro em BH ficaram marcados pela forte repressão desferida contra os manifestantes. Assim como nas demais capitais, houve o ato do Grito dos Excluídos seguido por atos em grande parte convocados por Black Block após uma semana de grande ofensiva da (...)

JUVENTUDE

As tarefas do movimento estudantil da UNESP

21 Aug 2013 | Os estudantes da UNESP atuaram exemplarmente construindo greves e ocupações durante três meses, questionando a atual universidade que serve aos interesses da iniciativa privada.

JUVENTUDE

O movimento nas universidades estaduais paulistas e a nova situação nacional

21 Aug 2013 | É preciso rearmar o movimento estudantil, colocá-lo em consonância com a nova situação política nacional, para que responda aos anseios da juventude como um todo em aliança com os trabalhadores por nossas demandas.

SOBRE OS BLACK BLOCS

Sobre o fenômeno “Black Bloc”: por que os holofotes se viraram a algumas centenas de jovens?

07 Aug 2013 | Recentemente, tem sido noticiado em cada espaço da mídia e debatido em cada oportunidade qual o significado da ação dos jovens que tem mantido atos nas ruas com algumas centenas em alguns estados do país, os chamados Black (...)

JUVENTUDE

O movimento estudantil precisa apresentar-se como alternativa à juventude que sai às ruas!

07 Aug 2013 | Frente a possibilidade de retomada das mobilizações massivas nos dias 14 e 30 de agosto, paremos as universidades e escolas e construamos comitês que promovam a aliança entre estudantes e trabalhadores.

Mais publicações: