Quarta 24 de Abril de 2024

Romper com a UNE e com a UBES e se unificar num grande pólo antiburocrático e pró-operário

10 Sep 2004 | A grande debilidade que enfrentamos nas lutas estudantis ao longo de 2004 é que ainda não conseguimos colocar de pé nenhum organismo que seja capaz de unificar todos os estudantes mobilizados. A UNE e a UBES, entidades nacionais do movimento estudantil, deveriam ter o papel de (...)

Realizou-se a I Conferência Aberta da Comuna

05 Jul 2004 | Após um ano de sua fundação a Comuna realizou no dia 26 de Junho na PUCSP sua I Conferência Aberta. A Conferência contou com a presença de aproximadamente 80 companheiros, entre eles militantes da Comuna e estudantes (...)

Encontro contra a Reforma Universitária

Após o Encontro do Rio de Janeiro: organizar a luta nacional contra a reforma universitária

05 Jul 2004 | O que pretende o governo Lula com a sua “Reforma Universitária” é aprofundar o processo de readequação da universidade pública aos interesses do grande capital e ao mesmo tempo salvar os donos das universidades particulares de sua crise. É a parte que corresponde à universidade no (...)

A luta pelo Passe-Livre

Por uma campanha nacional unificada pelo passe livre para toda a juventude, estudantes e desempregados

05 Jul 2004 | Começam a surgir pólos em todo o país da luta dos estudantes secundaristas pelo passe-livre. Tendo Salvador como grande exemplo e marco inicial da luta, onde mais de 20 mil estudantes em aliança com os trabalhadores bloquearam ruas e avenidas, pararam o comércio e economia da (...)

Abaixo as brutais agressões contra estudantes na UNAM, México

12 May 2004 | Esta planejada agressão se enquadra na escalada de violência contra estudantes que nas últimas semanas tem tomado dimensões escandalosas, cuja expressão mais bestial foi o assassinato do companheiro Noel Pavel González da Faculdade de Filosofia e (...)

Conferência aberta da COMUNA

Por uma Corrente Universitária Pró-operária e Internacionalista

12 May 2004 | Uma nova situação se abre hoje para o movimento de massas e para classe operária. Prova disso são as lutas anti-imperialistas e classistas que vêm sendo travadas ao longo do último período.

“Universidade para Todos” – O Programa do Governo Lula

O caráter privatista da reforma universitária

12 May 2004 | A Reforma Universitária é um projeto que vem no sentido de readequar as universidades para atender as demandas do grande capital. Na América do Sul esse projeto já vem sendo aplicado desde os anos 80 e agora o governo de Lula, de acordo, com os planos de organismos do (...)

Pela aliança operário-estudantil

20 Mar 2004 | A universidade enquanto produtora de conhecimento está totalmente atrelada ao desenvolvimento da produção capitalista, respondendo às necessidades das empresas frente à crise estrutural da economia. O atrelamento do ensino ao grande capital aparece de maneira cada vez mais (...)

A reforma universitária já está em curso

O movimento estudantil começa a dar suas primeiras repostas

20 Mar 2004 | Ao contrário do que o governo Lula quer fazer parecer, a reforma universitária, é um processo que já está em curso em todas as universidades do país. A escalada de repressão que se viveu no ano passado e ainda hoje segue a pleno vapor é só a preparação, que visa a afugentar a (...)

Reforma universitária privatista pró-Banco Mundial

Contra a reforma universitária do governo Lula, lutar por uma universidade a serviço dos trabalhadores, dos camponeses e do povo pobre

15 Feb 2004 | A lógica das reformas do governo Lula é retirar dos trabalhadores e da classe média, para dar aos setores mais concentrados da burguesia brasileira e do imperialismo. A reforma das universidades que vem sendo discutida nos gabinetes de ministros e reitores é mais uma prova desse (...)

A esquerda discute a construção de um novo partido

É preciso organizar a juventude revolucionária na luta para que esse partido seja revolucionário

14 Nov 2003 | Nós da Juventude pela Revolução Socialista (JRS) e da COMUNA nos dirigimos a todos os jovens que se recusam a abaixar a cabeça para toda a miséria e exploração do capitalismo. Aos que acreditam que o desbarranque do PT não é o fim das esperanças de melhoria das condições de vida da (...)

Organizemos um movimento nacional unificado contra a repressão nas universidades

Uma grande frente única contra a repressão da Reitoria da PUC-SP

14 Nov 2003 | A repressão nas Universidades tem aumentado a cada dia. Os estudantes das Universidades públicas são obrigados a conviver no campus com a presença crescente da polícia, enquanto os das privadas estão sendo perseguidos pelas reitorias que buscam cercear o direito democrático da (...)

Nas eleições para DCE da USP

A COMUNA surge como uma alternativa revolucionária

14 Nov 2003 | A COMUNA pela primeira vez esteve presente nas eleições para DCE da USP e fez uma grande campanha, aparecendo com discussões diferenciadas frente a toda a lógica que normalmente impera nas eleições.

Frente única da COMUNA com estudantes independentes foi vitoriosa

Importante triunfo estudantil no CACS da PUC-SP

14 Nov 2003 | A chapa Guernica se formou a partir de uma frente única entre integrantes da COMUNA e diversos estudantes independentes dos cursos de História, Geografia, Turismo e Ciências Sociais, partindo de um longo processo de intervenção conjunta no movimento (...)

Eleições universitárias

É necessário revolucionar a atuação das entidades estudantis

11 Oct 2003 | As diversas correntes que atuam no movimento estudantil têm reproduzido por anos a fio nas entidades a mesma lógica petista burocrática e de conciliação de classes.

Os planos do governo Lula para a educação

11 Oct 2003 | A política para a Educação, imple-mentada nesses dez meses pelo governo segue a mesma linha dos ataques gerais à população. De conjunto, se baseia no aprofundamento das políticas neoliberais de FHC.

A Revolta do Buzu

Rua, rua, rua, a luta continua

11 Oct 2003 | Mais um ataque às condições já miseráveis de vida da juventude e da classe trabalhadora era preparado. A bola da vez: a tarifa de ônibus em Salvador. O já absurdo R$ 1,30 não bastava para a burguesia, essa minoria rica com o suor da classe trabalhadora. Quiseram aumentar para R$ (...)

Denúncias

Escrevem os jovens trabalhadores

06 Jul 2003 | "As empresas estão indo embora para o interior devido o baixo custo da mão de obra, ou seja, mão de obra barata, isenção de impostos e sendo assim gerando maiores lucros para o capitalista. Com essa intenção ele visa o seu enriquecimento e conseqüentemente trazendo o empobrecimento (...)

Movimento Hip Hop

O grito da juventude tem que continuar independente

06 Jul 2003 | O capitalismo, não satisfeito em submeter a condições de escravidão milhões de trabalhadores no mundo inteiro, super explora ainda mais o povo preto e a juventude, impondo salários ainda menores, empregos precários e um nível de desemprego ainda mais (...)

Surge uma Corrente Marxista Universitária em Ação

06 Jul 2003 | A CO.M.UN.A. (COrrente Marxista UNiversitária em Ação), corrente que lançamos agora após meses de discussão com jovens de diversas universidades, se insere na realidade nacional e internacional e em suas contradições como um pólo da juventude que se coloca na linha de frente da luta (...)

48º Congresso da UNE

UNE governista e mais burocrática

06 Jul 2003 | O 48º Congresso da UNE, encerrado no dia 22 de junho, no ginásio do Serra Dourada em Goiânia, a exemplo do que já havia acontecido na CUT semanas antes, foi palco, como já era previsto, de mais uma vitória do governo Lula, que procura reafirmar seu controle sobre as entidades do (...)

Mais publicações: