Sexta 19 de Abril de 2024

REPRESSÃO NA USP

“Setembro deve ser um mês de forte campanha democrática em defesa dos processados, expulsos e demitidos da USP”

15 Sep 2012 | Entrevistamos Diana Assunção, diretora do Sintusp e Fernando “Pardal”, estudante da Pós-Graduação do curso de Letras da USP, ambos processados pela Reitoria

MAIS UM CAPÍTULO DE LUTA E RESISTÊNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UNESP-FRANCA

Fora o ranço da monarquia da universidade pública! Fora a burocracia acadêmica que o legitima!

01 Sep 2012 | Bertrand, herdeiro da família real brasileira, é líder de um movimento que prega abertamente que os grandes latifundiários brasileiros organizem milícias para atacar os movimentos sociais e camponeses que lutam pela reforma Agrária, além de fazer uma defesa fervorosa contra as (...)

SENADO APROVA 50% DE COTAS SOCIAIS E RACIAIS

Lutemos pela imediata aplicação junto a permanência estudantil como parte da luta pelo livre acesso

14 Aug 2012 | Foi aprovado no Senado no último dia 08 o PLC 180/2008 que prevê que 50% das vagas das universidades e institutos federais sejam reservadas para cotas raciais e sociais.

OS ESTUDANTES E A GREVE DAS UNIVERSIDADES E FUNCIONALISMO

Por um movimento estudantil que lute em defesa do direito de greve, contra os cortes de pontos e pela unificação nacional da greve do funcionalismo público

14 Aug 2012 | Diante da crise mundial e dos ataques preparatórios do governo, a tarefa da juventude e do movimento estudantil, é colocar a força do ativismo estudantil a serviço de defender os servidores públicos em greve. A tarefa colocada é de organizar desde o ME uma ampla solidariedade (...)

REPRESSÃO POLICIAL

Mais uma chacina policial em São Paulo

10 Aug 2012 | Quase um ano depois de uma grande luta levada a frente pelos Durante o mês de junho de 2012 os dados já apontavam dezenas de jovens mortos pela polícia. Há inclusive relatos de vários toques de recolher realizados pela polícia em alguns bairros da (...)

GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Greve nacional das universidades federais: espremida entre os falsos amigos da greve, a UNE e uma direção sem estratégia para massificação do conflito

11 Jul 2012 | Apesar da crescente adesão à greve e da tentativa do governo de neutralizá-la, a construção da greve nas unidades vem diminuindo cada vez mais, assim como os atos e marchas. Esse esvaziamento se dá pelas dificuldades inerentes de uma greve puxada pelos professores, com (...)

ATIVIDADE POLÍTICA E CULTURAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA FRANCA-SP

“Dar um futuro a juventude, dar um futuro ao mundo”: mais de 400 pessoas participam do 1º fórum da consciência jovem

20 Jun 2012 | Importante atividade político-cultural da juventude trabalhadora de Franca-SP

GREVE DAS FEDERAIS - UM PRIMEIRO BALANÇO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE

O potencial da nossa greve em perigo

20 Jun 2012 | Nosso movimento é forte e pode ser um grande passo para questionar o sistema educacional do país e a política do governo. Para isto é preciso derrotar os agentes do governo no movimento que querem desviá-lo a alterar algo, mas manter o projeto em curso e superar as alas (...)

ATO DA JUVENTUDE DO PTS - ARGENTINA

Mais de 1200 jovens em um grande ato junto aos estudantes chilenos em luta

20 Jun 2012 | Publicamos aqui texto do PTS, organização irmã da LER-QI na Argentina, sobre grande ato realizado por sua juventude no dia 15/06.

REPRESSÃO NA GREVE DAS FEDERAIS

Retirada de todos processos aos estudantes da UNIFESP!

15 Jun 2012 | Os estudantes presos foram liberados dia 16/06 de madrugada, seguimos em apoio aos estudantes agora pela retirada de todos os processos judiciais e administrativos que a eles podem ser imputados pela reitoria da UNIFESP, PF e PM. Unificação das lutas contra a repressão! (...)

GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

É preciso transformar a greve nacional num grande movimento para transformar radicalmente a educação no Brasil

13 Jun 2012 | Com o aprofundamento da precarização e privatização da educação em nosso país levada adiante pelo governo Dilma, professores, estudantes e técnicos-administrativos da ampla maioria universidades do país estão em greve. É preciso construir uma ampla coordenação de todos setores da (...)

SURGE O MOVIMENTO #YO SOY 132

A juventude nas ruas mexicanas

07 Jun 2012 | Apresentamos a seguir extratos de um artigo da LTS do México – organização irmã da LER-QI – sobre o movimento “Yo soy 132” e sua intervenção nas assembléias que estão se realizando nestes dias.

GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Uma grande luta que pode ser vitoriosa! Para isto avançar em nossa organização democrática e em uma pauta estudantil nacional

04 Jun 2012 | Leia aqui o panfleto da Juventude às Ruas para a marcha de Brasília. – LEIA TAMBÉM PANFLETO DA JUVENTUDE ÀS RUAS RJ DE 28/5

LUTA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Uma grande greve nacional que precisa ser vitoriosa

29 May 2012 | Começando pelos professores estamos vivendo a maior greve da educação superior federal no país em vários anos. Já são mais de 52 universidades e instituições de ensino superior em greve docente e ao menos 18 universidades em greves (...)

UMA POLÊMICA NECESSÁRIA COM O AUTONOMISMO

Balanço da ocupação e da eleição do DA Unesp/Marília

16 May 2012 | As divergências em torno da mobilização e das eleições do D.A são expressão de políticas distintas para o movimento e que devem ser elevadas a um patamar estratégico. Analisando as recentes mobilizações mundiais e o aparecimento do movimento Occupy, veremos ainda que tal polêmica (...)

USP

A farsa da democracia de Rodas

12 May 2012 | Todos ao Ato Estadual Contra os Processos e Pela Democratização das Universidades Paulistas!Nessa quarta, dia 16, concentração em frente à reitoria da USP as 9:00 horas.

BALANÇO DAS ELEIÇÕES DO CAELL (CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS DA USP)

Chapa Primavera nos dentes: A contra mola que resiste!

11 May 2012 | Nós da Juventude às Ruas, estivemos realmente dispostos a debater uma possível unidade dos setores combativos, mas frente ao fracasso, conformamos junto a independentes a chapa “Primavera nos dentes” que teve expressivos 120 (...)

DEBATE

“Repressão na ditadura e reorganização da esquerda” na calourada do IFCH/Unicamp

06 Apr 2012 | Com Marcelo Ridenti, professor de sociologia da Unicamp, Alvaro Bianchi, professor de política da Unicamp e militante da PSTU e Val Lisboa, metroviário e dirigente da LER-QI, e cerca de 80 estudantes do IFCH, realizou-se o importante debate “repressão na ditadura e reorganização (...)

LETRAS USP

Construa conosco o Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo!

03 Apr 2012 | O Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo na Letras USP, impulsionado pela Juventude às Ruas e estudantes independentes, voltou a se reunir neste ano a partir da reflexão sobre o teatro inserido na luta de classes em defesa da classe (...)

ELEIÇÕES DO DCE DA USP

Mais de 500 estudantes votam na “27 de outubro” que fez uma grande campanha militante

03 Apr 2012 | Em meio a uma situação política instável na USP, ocorreram na última semana de março as eleições para o DCE, com um quórum histórico de mais de 13 mil votos (um aumento de cerca de 80% da última votação).

Debate nesse domingo: O levante da juventude chilena frente à crise capitalista

03 Mar 2012 | Com Javiera Marquez, presidente da chapa "Seguimos en Pie" da USACH e Marcelo Torres, dirigente da LER-QI enviado ao Chile por 6 meses

JUVENTUDE ÀS RUAS!

Entrevista com Javiera Marquez, estudante da Universidade de Santiago do Chile, que virá ao Brasil

01 Mar 2012 | Juventude Às Ruas entrevista a estudante chilena Javiera Marquez que a convite do comando de greve da USP está no Brasil participando das atividades da calourada da USP. Javiera também participará de atividades para nos contar sobre a importante luta dos estudantes chilenos (...)

USP: 1º LUGAR NO “RANKING” DA REPRESSÃO

Defender o movimento e avançar na luta pela democratização da universidade

29 Feb 2012 | Vimos, nos últimos anos, uma ofensiva histórica, sem precedentes, da reitoria sobre o movimento de trabalhadores, estudantes e professores da USP e das estaduais paulistas em seu conjunto. Rodas e o governo de Alckmin, do PSDB, se apoiando nos altos índices de arrecadação do (...)

12 ANOS DA GREVE DA UNAM

Da UNAM à USP: Um resgate do elemento estratégico da auto-organização

28 Feb 2012 | Em 1999/2000 ocorreu uma greve histórica na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), maior da América Latina, que contava com 267 mil estudantes, cujo estopim foi a implementação do Regulamento Geral de Pagamento por parte da reitoria, regulamento esse que permitia a (...)

Mais publicações: