Sexta 29 de Março de 2024

Juan Chingo, de Paris





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Acordo de Minsk: uma nova pausa em um longo conflito

17 Feb 2015 | O acordo é um alívio para o povo de Donestsk e Lugansk que sofrem cotidianamente o fogo da artilharia do regíme ucraniano. Enquanto a Rússia e os rebeldes pró-Russia avançam um pouco, o cessar-fogo não resolve as principais questões. A diplomacia europeia sai circunstancialmente (...)

A crise ucraniana e a possibilidade de deslocamento da Aliança Transatlântica

11 Feb 2015 | A política ucraniana de Merkel está caindo em um fracasso retumbante. Seu alinhamento por trás da política de sanções promovida pelos Estados Unidos na segunda fase deste conflito, depois da duvidosa queda do avião do Malaysia Airlines, está fracassando (...)

DEPOIS DAS MARCHAS MASSIVAS EM PARIS E TODA A FRANÇA

Um forte balão de oxigênio para Hollande

13 Jan 2015 | A ação presidencial contra os ataques a Charlie Hebdo e o sequestro de reféns em um supermercado judeu, cuja coroação foi a grande marcha republicana com a participação de todos os líderes europeus e outros dignitários, deu um forte impulso para Hollande como nunca desde que assumiu (...)

ATENTADO NA FRANÇA

Um flashback senil da "frente republicana" imperialista francesa

09 Jan 2015 | A brutalidade do atentado ao semanário Charlie Hebdo está revivendo pela primeira vez em anos a "frente republicana" que estava praticamente morta e enterrada como consequência da crise do bipartidarismo francês dos últimos anos. Um flashback da "frente republicana" imperialista (...)

NOSSA CONDENAÇÃO AO ATENTADO EM PARIS

Contra a loucura reacionária e obscurantista, contra a união sagrada e islamofóbica

07 Jan 2015 | Com dor e assombro tomamos conhecimento do atentado ocorrido esta manhã contra a redação do Charlie Hebdo, reconhecido semanário humorístico progressista.

Matérias-primas, emergentes: a China será a próxima a cair?

16 Dec 2014 | Em março, nos perguntávamos se estava se abrindo uma nova fase da crise mundial. Na semana passada houve uma aceleração da tendência à queda das matérias-primas, acompanhado por um importante enfraquecimento das divisas, o que aconteceu não somente com o rublo russo e em países como (...)

A crise econômica mundial se transforma em crise geopolítica

24 Nov 2014 | Nos últimos meses se multiplicaram os rangidos e tremores na desgastada ordem do pós-guerra. A tendência à coordenação das principais potências imperialistas, que primou nos momentos catastróficos de 2008/2009 ("momento Lehman"), está ficando para (...)

Geopolítica da crise mundial

18 Nov 2014 | A crise atual ainda não tem dado lugar a uma grande transformação geopolítica como em 1929. Segundo Isaac Johsua, a de 1929 foi "uma crise da emergência americana" (enquanto ocorria a emergência da Alemanha no Velho Continente). Efetivamente, o avanço norte-americano havia sido (...)

Crise Global: Por que esta vez pode ser pior?

20 Oct 2014 | Os Fantasmas de outro outubro negro sobrevoam as bolsas mundiais. Mês fatídico para os especuladores e investidores, prelúdio outonal de um largo inverno de crise. Não mais óculos cor de rosa. A atmosfera começa a parecer perigosamente a do pré-crash do verão boreal de (...)

FRANÇA: ABRE-SE UMA NOVA ETAPA

As direções sindicais deixaram passar a reforma da aposentadoria apesar da enorme resistência dos trabalhadores e da juventude

11 Nov 2010 | Durante quase dois meses os trabalhadores franceses protagonizaram junto ao combativo movimento estudantil secundarista uma importante mobilização social contra o projeto de reforma da aposentadoria apresentada pelo presidente Sarkozy. Oito jornadas massivas de paralisação e (...)