Sexta 19 de Abril de 2024

Josefina Martínez, Madri





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A União Europeia atravessada por múltiplas crises

20 Mar 2015 | A cúpula da União Europeia em Bruxelas nesta semana tem múltiplas frentes abertas. A crise da Grécia, as tensões com a Rússia e uma Ucrânia que é uma ferida aberta, e a ameaça do Estado Islâmico, depois do atentado da Tunísia. As manifestações em Frankfurt mostram como pode reaparecer (...)

Pablo Iglesias, orgulhoso pelos militares, pela polícia e as guardas civis

17 Mar 2015 | O líder do Podemos, Pablo Iglesias, não deixa de surpreender próprios e alheios. Neste sábado, em um ato de campanha para as eleições andaluzas em Málaga, lançou vivas aos militares, aos policiais e guardas civis. Sentia-se "orgulhoso pelo trabalho que (...)

Grécia sob vigilância da Troika

11 Mar 2015 | A Grécia apresentou sua lista de reformas ao Eurogrupo. As instituições (a “Troika”) pressionam por mais ajustes. O perigo da instabilidade econômica e política. O fantasma de Grexit e a carta do referendo.

Tensão na Europa pelo fogo cruzado entre Rajoy e Tsipras

03 Mar 2015 | Neste fim de semana houve fogo cruzado entre Atenas e Madri. Num discurso diante do comitê central do Syriza, Tsipras acusou ao presidente espanhol, Mariano Rajoy, de fazer um complô com Portugal para levar as negociações do Eurogrupo “ao abismo”. Sobe a tensão na Europa em um ano (...)

Se o Podemos chega ao governo, não perdoaria a dívida da Grécia

26 Feb 2015 | O último programa “Salvados”, o jornalista Jorge Evole pergunta ao líder do Podemos, Iñigo Errejón, se um governo do Podemos perdoaria a dívida da Grécia. Errejón diz que não, que “é preciso recuperar este dinheiro” e que a Grécia deve pagar suas dívidas. Algo muito distinto do que (...)

Grécia: a chantagem do BCE e a necessidade de retomar a mobilização operária e popular

06 Feb 2015 | A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de cortar financiamento aos bancos gregos aparece como uma posição de "marcar terreno" na negociação e para obrigar o governo grego a aceitar piores condições. A praça Syntagma em Atenas reuniu ontem milhares de manifestantes ao grito de "não (...)

A marcha do Podemos, da praça às urnas

03 Feb 2015 | A marcha da mudança convocada pelo Podemos transbordou as expectativas e encheu as ruas de Madri. Pablo Iglesias e o Podemos conseguiram uma demonstração de forças, com um ato que se transformou no lançamento de sua campanha eleitoral. Da praça às urnas, uma estratégia reformista (...)

Syriza e o acordo com a direita nacionalista: o pragmatismo no poder

29 Jan 2015 | A vitória do Syriza, contra a campanha da Troika e do governo de Samarás-PASOK mostrou a profunda insatisfação de amplos setores da população com os partidos do regime, assim como as grandes expectativas de acabar com os planos de ajuste, o desemprego e a crise social. Isto após 6 (...)

Syriza pactua com os nacionalistas de direita para formar governo na Grécia

26 Jan 2015 | O líder do partido de direita nacionalista, Gregos Independentes (Anel) anunciou nessa segunda-feira que havia concordado em que seu partido apoie com seus votos o Syriza

ATENTADOS NA FRANÇA

França faz uso de dez mil soldados após atentados em Paris

13 Jan 2015 | A França lançou mão de dez mil soldados no território nacional desde terça-feira, que se somam aos cinco mil policiais adicionais destinados a custodiar locais judaicos, após os dois atentados feitos em Paris, nos quais dezessete pessoas morreram. A Europa discute a implementação (...)

Para uma Europa dos extremos? Quando o impensável se torna possível

10 Dec 2014 | A Europa está submersa em um estancamento persistente com deflação. Os temores de uma terceira recessão crescem, depois de um período com crescimento zero e ante a perda de impulso da economia alemã.

A “adesão papal” de Pablo Iglesias

28 Nov 2014 | O Papa Francisco falou antes dos eurodeputados sobre a crise econômica e defendendo recuperar os “valores” da Europa, com palavras sobre os direitos humanos e a favor dos imigrantes. Também defendeu a relação “histórica” entre o cristianismo e a Europa, onde se cometeram “alguns (...)