Quinta 18 de Abril de 2024

Cultura

Inauguração da “Casa Socialista” de cultura e política

05 Dec 2004   |   comentários

Convidamos os trabalhadores, os estudantes universitários e secundaristas, os jovens do movimento Hip Hop e da periferia para a inauguração da “Casa Socialista” como um lugar de debate, organização e criação artística a serviço da luta dos trabalhadores e da juventude por uma sociedade sem classes

O lançamento da "Casa Socialista” de cultura e política é uma iniciativa voltada a fortalecer a luta dos trabalhadores e de todos os oprimidos pelo fim da exploração. A existência de um espaço próprio dos trabalhadores e da juventude, verdadeiramente a serviço de sua luta revolucionária, é uma abertura na teia social reprodutora da alienação e da opressão. Nossa “Casa Socialista” será um pólo de integração e de difusão das idéias socialistas, recuperando a consciência dos explorados. As portas da “Casa Socialista” estarão sempre abertas para todo tipo de manifestação cultural e política contra a ditadura do capital em que vivemos.

A classe dominante tenta vender a idéia de que existe liberdade de expressão e de reunião, mas os trabalhadores e a juventude não possuem meios para se expressar, nem espaços para se reunir, e toda a organização da vida social está posta de modo a que o fim de cada um seja apenas o trabalho para enriquecer os capitalistas, a reprodução para manter a exploração e um mínimo de entretenimento, quase sempre vazio, para extravasar as tensões do cotidiano de maneira inofensiva.

Nas universidades aumenta cada vez mais a repressão a qualquer tipo de atividade política, cultural ou social. Os espaços dos estudantes são vigiados por seguranças e câmeras. A polícia entra nos campi. A juventude proletária muitas vezes é impedida até de transitar nas universidades devido ao racismo e para impedir a unificação entre os que estão dentro e fora da universidade. Para a grande maioria da juventude da periferia, as alternativas apresentadas são ficar na rua onde constantemente passa a polícia para reprimir, ir para os botecos ou ir para a igreja. Nas escolas secundaristas a diretoria reprime e nega espaços para os estudantes. Nos locais de trabalho o regime é ditatorial. É para dizer um BASTA a essa situação que vamos impulsionar a “Casa Socialista” de cultura e política. É um projeto que se inicia com a inauguração da “Casa Socialista” do Brás, que queremos estender para toda a grande São Paulo e para todo o país.

Os objetivos que perseguimos giram em torno a dois eixos fundamentais: funcionar como centro organizador político dos movimentos dos trabalhadores e da juventude e questionar alguns parâmetros culturais que não correspondem com a situação atual da classe oprimida e assim contribuir para a criação de uma contracultura contra hegemónica. Ambos objetivos se traduzem em um propósito maior que é o de ajudar à recomposição do movimento operário e a revalorização do marxismo revolucionário como base para encarar a luta da classe trabalhadora e da juventude contra o capitalismo. Este não são objetivos menores quando vivemos sob um governo Lula que paga milhões de dívida externa, enquanto milhões não tem trabalho, nem acesso a saúde, educação e cultura. Mais ainda quando vemos que esta realidade não seria possível sem os grandes “favores” dos burocratas sindicais e estudantis à patronal. Por isso dizemos que nosso objetivo é grande, porque grandes são nossos inimigos.

Abrimos a casa não só para os lutadores, mas também e em especial para aportar ao ressurgir de uma nova camada de trabalhadores e jovens que aderem à perspectiva do marxismo revolucionário para que de uma vez e por todas coloquemos de pé um partido dos escravos insurretos que não só enfrentem ao capitalismo, mas que o derrube, abrindo a porta a uma sociedade sem explorados nem exploradores começando a construir o socialismo.

Para impulsionar atividades como debates, palestras, encontros, cursos, jornadas de cinema, apresentações de música e teatro, exposições de arte, oficinas de Hip Hop, círculos marxistas de discussão e ação, reuniões, etc, vamos inaugurar a “Casa Socialista” em uma região central que tem fácil acesso para todas as zonas da cidade e com uma boa estrutura. Teremos um auditório para grandes atividades, uma biblioteca, diversas salas de reunião e um terraço.

A “Casa Socialista” impulsionada pela Liga Estratégia Revolucionária, e apoiada pela COMUNA e pela Juventude pela Revolução Socialista, é um espaço para os trabalhadores e a juventude impulsionarem projetos políticos, culturais e se integrarem socialmente. Apesar das nossas modestas forças em comparação com outras correntes da esquerda que poderiam impulsionar projetos como esse com muito mais estrutura, queremos apontar para a superação do isolamento que a esquerda se coloca com sedes que são apenas espaços de reuniões, ou meros comitês eleitorais, fechados em si mesmos.

Com a “Casa Socialista” , queremos contribuir para a integração entre os trabalhadores, universitários, secundaristas e jovens proletários que dedicam sua vida, ou parte dela, à transformação revolucionária da sociedade. É tarefa de todo revolucionário lutar para unir e integrar os trabalhadores em luta, com os estudantes e professores que querem colocar seu conhecimento à serviço da classe trabalhadora, com os artistas que se negam a aceitar a arte como mercadoria e querem unificar em um mesmo movimento a arte revolucionária do movimento Hip Hop, do teatro, do cinema, da literatura, etc, com os negros e as mulheres em luta revolucionária contra a opressão. Nosso objetivo é que a “Casa Socialista” seja um espaço de intensa atividade política e cultural, onde todos esses setores possam juntos contribuir para elevar o nível de consciência dos trabalhadores e da juventude para a luta por uma sociedade sem classes, a única sociedade em que todas essas expressões artísticas e culturais se libertarão das amarras do capitalismo e onde a política não terá mais sentido já que não haverá mais as classes e a luta pelo poder.

Venha para a inauguração da “Casa Socialista” de cultura e política

Data: 28/11 (Domingo)
A partir das 15:00

Lançamento da revista Estratégia Internacional-Brasil com a presença do Prof. António Rago

Exibição de filmes e curtas metragens independentes

Apresentações de Rap (Amandla e QI Alforria)

Depoimentos de trabalhadores e jovens em luta

Atividade sobre a consciência negra

Exposição de artes plásticas

Intervenção teatral

E outras atividades a confirmar

Rua Piratininga, 118 ’ Brás
(a 5 minutos do metró, esquina
da Av. Rangel Pestana)

[email protected]

Artigos relacionados: Cultura









  • Não há comentários para este artigo