Sábado 20 de Abril de 2024

Internacional

II Conferência da Fração Trotskista - Quarta Internacional

20 Mar 2004 | Entre 17 e 25 de abril se reunirá em Buenos Aires a II Conferência da Fração Trotskista - Quarta Internacional, integrada pelo PTS da Argentina, LTS-ContraCorriente do México, ER-QI do Brasil, LOR-CI da Bolívia, Clase contra Clase do Chile, e companheiros da França, Inglaterra, Alemanha e Espanha.   |   comentários

Os principais temas em pauta

Na Conferencia serão discutidas as perspectivas da situação internacional a um ano do início da guerra do Iraque, com a nova situação aberta na Europa após os atentados do 11-M e a derrota do Partido Popular.

Na América Latina, onde as organizações que conformam a FT têm uma ativa intervenção nos fenómenos da luta de classes de seus respectivos países, se discutirá um primeiro balanço da situação dos governos centro-esquerdistas da região e as lições das principais ações do movimento de massas. Será dedicada uma particular importância ao desenvolvimento da consciência e métodos de luta que tem significado o “outubro boliviano” , em especial os elementos de recomposição da que soube ser a classe operária mais com-bativa do continente, considerando também a intervenção realizada pela LOR-CI nas ações em La Paz e em El Alto e em distintas instâncias de organização da vanguarda boliviana como as assembléias ampliadas da COB e no movimento estudantil.

Terão também um espaço central as experiências de controle e gestão operária, uma mostra pequena, porém contundente da volta a cena da classe operária, desenvolvendo não só na Argentina, mas também no Brasil e na Venezuela, com a participação na Conferência de companheiros de Zanón e Brukman, o exemplo mais avançado que deu este processo na Argentina.

No último mês, a ER-QI está intervindo na luta da fábrica da indústria plástica Flakepet, nas proximidades de São Paulo, ocupada e a pouco tempo despejada.

A luta por refundar a IV Internacional

A Conferência dará grande importância às discussões sobre as vias para avançar na reconstrução-refundação da IV Internacional. Esta questão hoje se reforça tanto pelas circunstancias da situação internacional como pela necessidade de batalhar contra as correntes que falando em nome da IV Internacional, como o Secretariado Unificado - ao qual pertence a LCR da França - tem abandonado a estratégia da revolução e procura diluir os revolucionários em partidos e movimentos comuns com reformistas ou em acordos de colaboração de classes.

O SU não só tem renunciado ao objetivo programático da luta pela ditadura do proletariado, mas sua capitulação à colaboração de classes tem tomado forma concreta com a participação de Miguel Rosseto, dirigente da DS, no governo capitalista de Lula no Brasil.

Neste marco, independentemente das conhecidas diferenças existentes, faremos esforços para tratar de realizar uma discussão em comum com as correntes que conformam o “Movimento pela Refundação da Quarta Internacional” (MRCI), que impulsiona o Partido Obrero e Progetto Comunista da Itália entre outros, e que chamam a uma Conferencia Internacional Aberta entre 20 e 22 de abril também em Buenos Aires, Argentina.

O Partido de los Trabajadores Socialistas (PTS) é a organização irmã da LER-QI na Argentina, e também faz parte da Fração Trotskista - Quarta Internacional

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo