Sexta 19 de Abril de 2024

Internacional

Não ao envio de soldados brasileiros ao Haiti!

Haiti: O governo Lula e sua colaboração com o imperialismo

12 May 2004   |   comentários

Não contente com a completa submissão económica aos ditames do FMI e do Banco Mundial em que mergulha o país, agora o governo petista irá avançar na colaboração com a ocupação militar franco-americana do Haiti.

Bush e Chirac têm dado as mãos para subjugar o povo haitiano, num momento em que as massas ultra-exploradas e oprimidas desse país vêm de se enfrentar, em uma guerra civil, com o governo deposto de Jean B. Aristide e suas tropas mercenárias. Após uma história de escravidão, latifúndio, e ditaduras sangrentas sucessivas ’ muitas delas articuladas pela Casa Branca ’ o último governo do Partido Lavalas, adotando a cartilha económica neoliberal, levou o povo haitiano a uma situação insustentável, onde mais de 60% estão vivendo abaixo da linha de pobreza e onde a produção industrial se resume ao monopólio das transnacionais, essas exploradoras brutais da mão de obra haitiana.

Os trabalhadores e o povo pobre responderam furiosamente a essa situação de calamidade, impulsionando uma onda de greves, saques e manifestações de massa que se generalizaram em um levante nacional em fevereiro deste ano. Em 28 de fevereiro, por meio de intervenção direta de Washington ’ que autorizou a entrada dos fuzileiros navais ’ e após um saldo de mais de uma centena de mortos, o cambaleante Aristide se viu obrigado a renunciar e deixar o país.

Mais uma vez Bush mostrou que a sua agenda neoconservadora para garantir a hegemonia ianque sobre os povos do mundo não tem limites, e hoje sob o guarda-chuva da ONU, prepara sua nova escalada de intervenção mili-tar. E para essa operação imperialista, além de dividir com a França essa investida, conta com a colaboração das burguesias e governos subservientes como Chile, Argentina e Brasil, para cooperaram ativamente nessa intervenção militar.

O governo Lula anunciou que a ONU pediu e, só por isso, o Brasil vai assumir o comando das chamadas “Forças de Estabilização do Haiti” . Nada mais falso. Na verdade, o Brasil acertou tudo com os EUA, em total concordância com a política imperialista americana. Como fala uma analista “Não ficaria bem todo mundo saber do acordo com os EUA, acusados de terem deposto, posto e novamente deposto presidentes hai-tianos” . Daí a farsa da entrada em cena da ONU como autora do “convite” . Porém, com a ONU ou sem a ONU, a política imperialista sobre o Haiti tem o mesmo resultado: submeter o povo desta pequena ilha do Caribe. Ou seja, essa é uma ótima demonstração de como o governo, extremamente antipopular e antioperário no plano interno - em que condena as famílias de 2 milhões de desempregados à completa desgraça e outras dezenas de milhões a sobreviver com um salário mínimo de ridículos 260 reais, por meio de sua política económica recessiva ’ no plano externo colabora com as missões imperialistas que sob o argumento da “paz” , não significa outra coisa que a subjugação do povo haitiano.

Esse plano de Lula, que pretende enviar 1.470 soldados e gastar R$ 100 milhões com aparato militar para liderar o submetimento dos trabalhadores e as massas famintas do Haiti, demonstra a falsidade de alguns setores da esquerda petista que pintam como “progressiva” a política externa do governo petista. Às tropas brasileiras, se somam as que enviam o governo argentino de Nestor Kirchiner, o companheiro “progressivo” de Lula, assim, as duas “lideranças” do Mercosul ao passo que submetem a economia de seus países aos acordos com o FMI e ao imperialismo, agora colaboram ativamente nessa missão da paz dos cemitérios no Haiti.

Denunciamos essa absurda postura do governo de Lula e do PT que a cada dia demonstra seu verdadeiro caráter de aplicador dos planos da burguesia e servente ao imperialismo assassino. Os marxistas revolucionários nos colocamos irreconciliavelmente pela auto-determinação do Haiti, e dizemos fora as tropas imperialistas comandadas pelos Estados Unidos e França, e dizemos nenhum soldado brasileiro no Haiti.

Imperialismo, tire suas garras do Haiti!
Não ao envio de tropas brasileiras!

Artigos relacionados: Internacional , Questão negra









  • Não há comentários para este artigo