Sexta 29 de Março de 2024

Juventude

Grande atividade reúne intelectuais, trabalhadores e estudantes na USP

21 Mar 2011   |   comentários

No dia 02/03 foi organizada pelo Sintusp uma aula pública com o tema “USP: Pública e Democrática?”, com a presença dos professores Chico de Oliveira (FFLCH) e Luiz Renato Martins (ECA), e do DCE, ADUSP, Moradia Retomada e Sintusp. Com a participação de cerca de 400 pessoas – e uma grande presença de calouros -, se discutiu o projeto elitista histórico da USP, “criada para formar a oligarquia cafeeira paulista que acabara de perder o poder” - como disse Luizito – e que segue de costas para a população. A USP "tem uma estrutura de poder que fica atrás da revolução francesa" - nas palavras de Chico de Oliveira - que precisa ser derrubada, pois hoje é fundamento para que o REItor Rodas possa avançar no projeto privatista do tucanato para a universidade.

Para isso, o Sintusp – bem como esses professores - levantou a necessidade de retomar a aliança profunda entre estudantes, trabalhadores e professores, que foi fundamental para construir grandes lutas. Abriu-se, na mesa, um importante debate sobre qual projeto de universidade temos que lutar. Neste debate necessário e urgente, defendemos que a apropriação do conhecimento não está desligada da estrutura de poder e de quem a dirige, assim como o acesso à universidade interfere neste próprio conhecimento produzido. Assim, a luta para impor uma Estatuinte Livre e Soberana que possa dissolver a camarilha que hoje é chamada de “Conselho Universitário” dando passos para a conformação de um governo tripartite com maioria estudantil – expressando desta forma a maioria que existe na universidade, que são os estudantes – é uma condição necessária para que a universidade possa se colocar a serviço dos trabalhadores e do povo pobre, utilizando assim todo o conhecimento que é produzido a serviço destas necessidades e avançar para que o conhecimento passe a expressar estes avanços concretos de democratização.

Nós da LER-QI, que integramos a Diretoria do Sintusp com os companheiros Claudionor Brandão, Pablito, Diana Assunção, entre outros, e que estamos discutindo a construção de uma juventude revolucionária entre os estudantes de dentro e fora da universidade, atuamos no sentido de fortalecer a aliança do Sintusp com este setor de intelectuais que se contrapõe à privatização, assim como no sentido de uma política que transcenda o corporativismo e avance para uma luta decidida contra a Reitoria e o governo, na defesa da universidade e da educação pública, demonstrando para os excluídos da universidade que são os trabalhadores que poderão responder às suas aspirações, como verdadeiros “tribunos do povo”.

A juventude da LER-QI vem sendo linha de frente desta aliança, acreditamos que o movimento estudantil poderá cumprir um papel decisivo este ano. Também buscamos romper com o corporativismo da atual gestão do DCE e de outras direções do movimento, que não expressam como a luta dos diversos setores dentro e fora da universidade se dá contra um mesmo projeto, o que na mobilização do último ano demonstrou o papel de “freio” e “construção da passividade” que podem cumprir estas direções. No caso do DCE resultou no isolamento da mobilização de trabalhadores em 2010. Queremos ser parte de uma grande aliança pra construir uma mobilização forte, mas combatendo todo o corporativismo e buscando criar a tradição de um movimento organizado em suas bases, em cada curso e sala de aula, para avançar democraticamente nas discussões políticas e educar a juventude como ser político, crítico, consciente e transformador.

Artigos relacionados: Juventude , São Paulo Capital









  • Não há comentários para este artigo