Graciela López Eguía





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Debate com o PSTU (Brasil e Argentina) sobre Zanon

13 anos de uma fábrica militante, produzindo sob controle operário

05 Sep 2014 | O PSTU publicou um artigo na página de seu grupo irmão argentino, também chamado PSTU, sobre a experiência de Zanon, fábrica argentina ocupada e que produz sob controle operário desde 2001. Segue a nossa resposta.

SÍRIA

A LIT-QI se afunda no complexo cenário sírio

14 Nov 2013 | O processo revolucionário que começou na Tunísia e se estendeu pelo norte da África a Líbia e Egito chegando ao Iêmen e Síria se encontra estancado e em retrocesso, inclusive nos países que havia conseguido derrubar os ditadores, ainda que de nenhum modo se (...)

DEPOIS DA ADMISSÃO DA PALESTINA COMO “OBSERVADORA” NA ONU, REPRESÁLIAS SIONISTAS

Por uma estratégia revolucionária para a autodeterminação palestina

14 Dec 2012 | Por 131 a favor, 9 contra e 41 abstenções a Assembléia Geral da ONU admitiu em 23 de novembro a Palestina como “estado observador”.

DEBATE COM O PO ARGENTINO

O PO ataca a FT-QI para encobrir seu "nacional trotskismo"

13 Oct 2012 | Osvaldo Coggiola, professor argentino da USP e militante do PO no Brasil ataca duramente a LER-QI no periódico “Prensa Obrera nº1241”, sob o ofuscado título: “Uma seita híper cretina”. O ataque do PO às organizações que integramos a Fração Trotskista – Quarta Internacional, através do (...)

INTERNACIONAL

Líbia após a morte de Kadafi. Segue a polêmica na esquerda

26 Oct 2011 | O processo líbio, em especial a partir da intervenção da OTAN, abriu um amplo debate na esquerda internacional. A sangrenta morte de Kadadi reavivou este debate em torno do balanço dos acontecimentos até agora e a política a ser levantada pelos marxistas. Nesta nota, disponível na (...)

DEBATE COM A LIT-QI

Aonde vai a LIT-QI com sua política democratizante?

29 Apr 2011 | A LIT rompeu com o programa trotskista de revolução política. Como decidiu dar como fato consumado há anos o retorno à ordem burguesa, o que é um processo inacabado, não pode propor um programa correto para enfrentar o programa real da burocracia governante, expresso na plataforma (...)

TEORIA

Estudo preliminar sobre os pobres urbanos

09 Apr 2010 | A pobreza urbana tem sido uma condição estrutural do capitalismo e não um produto original do neoliberalismo do final do século. Entretanto, a acumulação de riqueza de um lado e a miséria do lado da classe que produz seu produto na forma de capital, nos dizeres de Marx, se foi (...)