Quarta 24 de Abril de 2024

Gilson Dantas

RELATÓRIO CNV

A grande mentira da Comissão da Verdade

12 Dec 2014 | Com lágrimas de crocodilo e cinicamente, a presidente Dilma declarou que “reverenciava o pacto político que nos levou à redemocratização”.

Um programa dos trabalhadores para enfrentar a crise da água

13 Nov 2014 | Há que levantar bandeiras que imediatamente permitam aquela confluência e, especialmente, a aliança entre os trabalhadores e povo pobre em defesa da água para todos, da deselitização e desmercantilização desse bem comum. É necessário exigir providências imediatas para que nenhuma (...)

A crise da água é passageira ou veio para ficar (e piorar)?

13 Nov 2014 | O discurso de que a crise passará quando vierem as chuvas se transformou no novo mantra oficial. A maior crise hídrica em São Paulo em oitenta anos, talvez em toda a história da metrópole, passou para o discurso oficial como uma marola. Nunca vão assumir que essa política de negar (...)

UMA EXPLICAÇÃO SÉRIA

Mitos e verdades sobre os motivos para a falta de água

13 Nov 2014 | Se é certo que a Sabesp e o governo não deram conta de se antecipar e nem de resolver o problema, qual a explicação que eles dão para a crise hídrica? Qual é a “teoria da crise” das autoridades responsáveis pelo abastecimento? Examinemos então a explicação da crise na ótica das (...)

ENTREVISTA

O exame Papanicolau, a decadência da saúde e a luta pelos nossos direitos

11 Nov 2014 | Gilson Dantas, médico e doutor em sociologia, fala sobre o descaso do Estado frente às necessidades básicas da saúde da mulher.

SABESP

Água para matar a sede de lucro dos capitalistas

11 Nov 2014 | O papel do governo e da Sabesp no engendramento da crise foi ativo, decisivo. Mais que problema de estiagem, a verdade é que a crise é do governo e da burocracia da Sabesp. Profundamente privatizada e historicamente sucateada e aparelhada pela politicalha dominante, a Sabesp (...)

Erro de execução squelettes/cuadro_multimedia_individual.html

A ditadura de ontem é a repressão de hoje

09 Nov 2014 | Trecho de depoimento de Gilson Dantas na Comissão da Verdade da Universidade de Brasília.

Eleições em Brasília

Derrota das velhas oligarquias locais ou mais do mesmo?

29 Oct 2014 | O novo governador dito “moderno” e “terceira via” na verdade é mais do mesmo em termos de que apenas ganhou por ter se aliado à velha oligarquia política local. Só governará através da mais fisiológica composição política com ela. De “novo”, portanto, ele só tem a (...)

Aumenta a falta de água

A água que devia nos abastecer virou um grande negócio privado

15 Oct 2014 | Acabadas as eleições, se amplia a falta de água para os paulistanos. Alckmin segue culpando São Pedro, mas a verdade é outra.

ENTREVISTA

Saúde, capitalismo e revolução

13 Oct 2014 | Gilson Dantas, médico e sociólogo, a partir da experiência da recente greve da USP, reflete sobre como os trabalhadores podem dar uma saída de fundo para a crise do sistema de saúde no país.

ENTREVISTA

O ebola e os riscos que o povo brasileiro corre

13 Oct 2014 | Gilson Dantas, médico e militante da LER-QI, explica porque o sistema de saúde brasileiro não está preparado para enfrentar uma chegada do vírus ao país.

ENTREVISTA

Gilson Dantas depõe na Comissão da Verdade da UnB

09 Oct 2014 | Entrevistamos a seguir Gilson Dantas, médico e doutor em sociologia que militou contra a ditadura e é militante da Liga Estratégia Revolucionária, sobre o depoimento que dará na Comissão da Verdade da Universidade nacional de Brasília no dia 10 de outubro de (...)

BRASILIA

Na rota da revolta do vinagre, Brasília vive um dia histórico

12 Jun 2013 | Brasília integrou-se às massivas manifestações nacionais e viveu sua segunda-feira histórica.

TEORIA

Zizek, Lenin, a “hipótese comunista” e a questão das estratégias

08 Feb 2013 | Escritor fértil, sumamente inquieto, efervescente, com mais de sessenta obras publicadas, Slavoj Zizek não é um pensador que possa facilmente ser definido à primeira vista. Membro conturbado do Partido Comunista da Eslovenia até 1988, ocupante de vários cargos acadêmicos mundo (...)

DEBATE

Ecossocialismo, eco-negócio e ecologia dos ricos

18 Jun 2012 | Várias ONGs, burgueses “empreendedores”, políticos, ministros e até setores do imperialismo (do eco-imperialismo) aparecem agitando um discurso ecológico que, pelo peso da mídia, de certa forma tem se configurado como dominante. Este discurso fala em economia verde, também em (...)

Hoje, 05/06: lançamento da nova Revista Contra a Corrente, com Chico de Oliveira e Gilson Dantas na USP

30 May 2012 | Na próxima terça-feira, as 18 hrs, na FFLCH - USP, lançamento da Revista Contra a Corrente com Chico de Oliveira e Gilson Dantas. Leia a matéria para maiores informações.

CARTAS CONTRA A MEDICINA DO CAPITAL – CARTA N.1

Medicina, medicamentos e médicos: a serviço da vida ou da morte?

15 Jul 2011 | Na verdade, tanto os medicamentos quanto os equipamentos de tratamento e diagnóstico médico são fabricados a partir de uma solene indiferença com relação à vida ou aos seus efeitos sociais e humanos.

TEORIA

Apresentação do livro COMUNA

15 Jul 2011 | Trata-se de textos imperdíveis, tomados – todos eles – por uma coerente e profunda preocupação com a luta por uma república proletária; coerente com os ensinamentos de Marx e Engels nos marcos de uma perspectiva que vinha sendo perdida pela esquerda hegemônica de então – a (...)

DISTRITO FEDERAL

A greve dos trabalhadores terceirizados de Brasília nos marcos do novo governo arrudista

11 Sep 2010 | A grande mídia que tanto se ocupou do panetonegate – não deu o merecimento destaque as greves de trabalhadores (de educação, transportes e em um momento seguinte, dos terceirizados do serviço público), que tornou-se, em maio, o grande acontecimento do momento no (...)

CRISE INTERNACIONAL

O desequilíbrio econômico na Grécia, as rebeliões operárias e os limites da atual política anti-crise

28 May 2010 | Mergulhada em uma espiral de abalos econômicos que são parte inseparável da crise mundial do capitalismo deflagrada em 2008 e que continua preparando novos abalos tectônicos, a Grécia concentra o estado atual do capitalismo. Nessa medida, a compreensão de alguns elementos e dos (...)