Quinta 25 de Abril de 2024

Gilson Dantas





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Professores de Brasília: presente!

25 Feb 2015 | Brasília, DF: professores em luta

Economia de guerra, produção armamentista e a atual crise mundial do capitalismo

28 Dec 2014 | A indústria bélica constitui um setor importante historicamente para a economia americana, sendo os EUA o país que mais investe nesse setor historicamente. Como e por que isso ocorre?

RELATÓRIO CNV

A grande mentira da Comissão da Verdade

12 Dec 2014 | Com lágrimas de crocodilo e cinicamente, a presidente Dilma declarou que “reverenciava o pacto político que nos levou à redemocratização”.

Um programa dos trabalhadores para enfrentar a crise da água

13 Nov 2014 | Há que levantar bandeiras que imediatamente permitam aquela confluência e, especialmente, a aliança entre os trabalhadores e povo pobre em defesa da água para todos, da deselitização e desmercantilização desse bem comum. É necessário exigir providências imediatas para que nenhuma (...)

A crise da água é passageira ou veio para ficar (e piorar)?

13 Nov 2014 | O discurso de que a crise passará quando vierem as chuvas se transformou no novo mantra oficial. A maior crise hídrica em São Paulo em oitenta anos, talvez em toda a história da metrópole, passou para o discurso oficial como uma marola. Nunca vão assumir que essa política de negar (...)

UMA EXPLICAÇÃO SÉRIA

Mitos e verdades sobre os motivos para a falta de água

13 Nov 2014 | Se é certo que a Sabesp e o governo não deram conta de se antecipar e nem de resolver o problema, qual a explicação que eles dão para a crise hídrica? Qual é a “teoria da crise” das autoridades responsáveis pelo abastecimento? Examinemos então a explicação da crise na ótica das (...)

SABESP

Água para matar a sede de lucro dos capitalistas

11 Nov 2014 | O papel do governo e da Sabesp no engendramento da crise foi ativo, decisivo. Mais que problema de estiagem, a verdade é que a crise é do governo e da burocracia da Sabesp. Profundamente privatizada e historicamente sucateada e aparelhada pela politicalha dominante, a Sabesp (...)

São Paulo

Governo escondeu a crise da água por motivos eleitorais

11 Nov 2014 | Toda a crise do sistema Cantareira secando e o subsequente desabastecimento, tem a ver com desgoverno, com sucateamento e privatizações de empresas públicas e com escolhas e decisões estratégicas equivocadas por parte do governo. No entanto, desde o início da crise aberta, desde (...)

Eleições em Brasília

Derrota das velhas oligarquias locais ou mais do mesmo?

29 Oct 2014 | O novo governador dito “moderno” e “terceira via” na verdade é mais do mesmo em termos de que apenas ganhou por ter se aliado à velha oligarquia política local. Só governará através da mais fisiológica composição política com ela. De “novo”, portanto, ele só tem a (...)

Aumenta a falta de água

A água que devia nos abastecer virou um grande negócio privado

15 Oct 2014 | Acabadas as eleições, se amplia a falta de água para os paulistanos. Alckmin segue culpando São Pedro, mas a verdade é outra.

BRASILIA

Na rota da revolta do vinagre, Brasília vive um dia histórico

12 Jun 2013 | Brasília integrou-se às massivas manifestações nacionais e viveu sua segunda-feira histórica.

TEORIA

Zizek, Lenin, a “hipótese comunista” e a questão das estratégias

08 Feb 2013 | Escritor fértil, sumamente inquieto, efervescente, com mais de sessenta obras publicadas, Slavoj Zizek não é um pensador que possa facilmente ser definido à primeira vista. Membro conturbado do Partido Comunista da Eslovenia até 1988, ocupante de vários cargos acadêmicos mundo (...)

BRASIL

Chuvas, devastação, desabrigados e morte: uma tragédia engendrada pelo capitalismo

13 Jan 2013 | São calamidades sociais tão previsíveis quanto a data do natal ou do carnaval e, no entanto, nada sério é feito pelo Estado. Prevenção de catástrofes sociais não faz parte da pauta do governo. Na capital de São Paulo todo ano também temos devastação e desabrigados, como ocorre no (...)

DEBATE

Ecossocialismo, eco-negócio e ecologia dos ricos

18 Jun 2012 | Várias ONGs, burgueses “empreendedores”, políticos, ministros e até setores do imperialismo (do eco-imperialismo) aparecem agitando um discurso ecológico que, pelo peso da mídia, de certa forma tem se configurado como dominante. Este discurso fala em economia verde, também em (...)

TEORIA

Alemanha, Eurozona e a possibilidade de uma saída keynesiana para a atual crise econômica

17 May 2012 | O tema a ser aqui examinado, nos marcos da crise europeia, trata da perspectiva ou não de uma saída da crise econômica pela via dos métodos keynesianos. A tese aqui sugerida é a de que políticas de perfil keynesiano não alcançam o fundo e as raízes dessa crise econômica (...)

PRIMAVERA ÁRABE

O militarismo das grandes potências e a questão síria

02 May 2012 | Os interesses e a enorme pressão política e militar das grandes potências se cruzam de forma decisiva na questão síria. Algumas das contradições que tornam aquele país uma peça-chave no tabuleiro do Oriente Médio e de parte da Ásia nos marcos dos conflitos inter-potências serão aqui (...)

TRABALHO PRECÁRIO NA UNIVERSIDADE MATA NOVAMENTE

Triplo assassinato de operários na UnB: essa é a patronal do PAC e do “Brasil-potência”

27 Jul 2011 | A realidade é bem outra. A morte dos três operários dias atrás, asfixiados debaixo de toneladas de terra, no canteiro de obras da UnB e trabalhando em troca de um salário miserável e em condições escravas e perigosíssimas de trabalho, negam totalmente aquela imagem alegre e (...)

CARTAS CONTRA A MEDICINA DO CAPITAL – CARTA N.1

Medicina, medicamentos e médicos: a serviço da vida ou da morte?

15 Jul 2011 | Na verdade, tanto os medicamentos quanto os equipamentos de tratamento e diagnóstico médico são fabricados a partir de uma solene indiferença com relação à vida ou aos seus efeitos sociais e humanos.

TEORIA

Apresentação do livro COMUNA

15 Jul 2011 | Trata-se de textos imperdíveis, tomados – todos eles – por uma coerente e profunda preocupação com a luta por uma república proletária; coerente com os ensinamentos de Marx e Engels nos marcos de uma perspectiva que vinha sendo perdida pela esquerda hegemônica de então – a (...)

NACIONAL

A queda do helicóptero, o governador do Rio e as chamadas relações promíscuas entre o Estado e o empresariado

04 Jul 2011 | Esse tipo de procedimento entre empresários e políticos é rotina no mundo político, ou seja, favores, tráfico de influência e todo tipo de lobby - e cooptação de políticos pela burguesia – entre o capital e seus quadros do Estado burguês. Tão “normal” que sequer chama a atenção da (...)

CÓDIGO FLORESTAL

Licença para desmatar

03 Jun 2011 | Foi aprovado por esmagadora maioria de deputados e seguiu para o Senado o novo Código Florestal (PL 1876/99). O agronegócio aplaude. Os ambientalistas mais sérios denunciam claramente que nesse novo Código só falta um artigo afirmando que é proibido preservar o ambiente e (...)

RIO DE JANEIRO

Realengo: O assassinato das crianças e a tragédia da escola brasileira

13 Apr 2011 | A primeira observação que salta aos olhos no crime do Realengo, além do horror produzido pelo assassino que executou mais de dez crianças – meninas em sua maioria - em uma escola, é o próprio drama, que o noticiário não pôde esconder em torno da realidade escolar que vitima os filhos (...)

HISTORIA

Comuna de Paris 140 anos

21 Mar 2011 | Albamonte caracteriza a época da Comuna de Paris – e o próprio tempo histórico de Marx e Engels – como a época onde “as premissas materiais, objetivas, para a revolução proletária ainda são imaturas” e que tratava-se de um momento histórico de “transição, caracterizado pelo ´não mais’ (...)

HISTÓRIA

Comuna de Paris: 140 anos

17 Mar 2011 | Analisando a época dos acontecimentos históricos da Comuna, E. Albamonte, situa com precisa concisão o seu momento histórico, no qual “anarquistas e marxistas disputam a direção do movimento operário nos seus primórdios, sendo que os primeiros refletem os setores mais artesanais do (...)

DESASTRE NATURAL OU SOCIAL?

Região serrana do Rio: chuva, capitalismo e naturalização das tragédias

19 Jan 2011 | Uma das maiores especialistas em desastres ambientais, mundialmente conhecida, declarou dias atrás ao Estadão que as mais de quinhentas pessoas que morreram nas enchentes no Rio e no Brasil nestes dias de janeiro, morreram por “descaso político”. E explicou: “Essas pessoas (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2