Sábado 20 de Abril de 2024

Nacional

TRAGÉDIA CAPITALISTA

Fome e onda de Saques em Santa Catarina

29 Nov 2008   |   comentários

Com as inundações, cidades inteiras ficaram sem luz e sem água encanada, e dezenas de milhares de pessoas estão sofrendo com a falta de comida. A ajuda que chega é pouca para socorrer a todos os necessitados.

Frente a isso, em várias cidades, se multiplicaram os casos de saques a redes de supermercados. As pessoas desesperadas pegam tudo o que encontram pela frente. Os jornais informam que nas zonas mais afetadas, até alimentos estragados estão sendo aproveitados.

Governo Federal e Estadual anunciaram toque de recolher em Itajaí e outras cidades atingidas, e mobilizam tropas da policia estadual e da guarda nacional para reprimir os saques. Mais de vinte pessoas já foram presas só em Itajaí por saquear um supermercado. O Wal-Mart soltou uma nota cínica, afirmando que está fazendo tudo que é possível para recolher alimentos de doadores...

Com os estoques cheios, aqueles que têm dinheiro guardado e moram em zonas menos atingidas, conseguem os alimentos necessários a sua subsistência. São os mais pobres, os que perderam tudo com as enchentes, que agora sofrem as conseqüências da falta de comida. Ao contrário do governo Lula levar a guarda nacional para proteger o estoque dos supermercados, estes estoques deveriam ser requisitados e a comida distribuída gratuitamente entre todos os atingidos.

Artigos relacionados: Nacional









  • Não há comentários para este artigo