Quinta 25 de Abril de 2024

Flávia Ferreira





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A agenda patronal: Mais ajustes e menos impeachment

21 Mar 2015 | O editorial do jornal econômico Valor (o diário dos empresários e banqueiros) desta sexta-feira deu o tom da principal preocupação da burguesia frente ao atual momento político do país, principalmente após os atos do dia 15 de (...)

O dólar cresce e a economia brasileira entra cada vez mais em frangalhos

14 Mar 2015 | Desde o começo do ano o dólar teve um crescimento de sua cotação frente ao real de mais de 20%, chegando a R$ 3,24 hoje, sua maior cotação desde abril de 2003. Somente nesta semana, o acumulado da valorização do dólar chegou a 6,4% de (...)

DENÚNCIA

A mulher trabalhadora na indústria da carne

20 Feb 2015 | Neste artigo, continuamos a denúncia, ao tratarmos da precária (e invisível na propaganda da Friboi e da Seara, uma brutal realidade que Tony Ramos e Fátima Bernardes não mostram) situação dos trabalhadores da indústria da carne no (...)

Professores do Paraná x ajustes

14 Feb 2015 | Assembleia que deliberou a greve histórica dos professores da rede e servidores da saúde no estado do Paraná nesta última semana.

A agenda dos ajustes de Dilma no Congresso

09 Feb 2015 | "Ajustes fazem parte do dia a dia da política econômica, bem como do cotidiano de empresas e pessoas. Ajustes nunca são um fim em si mesmos." Fala de Dilma em mensagem ao Congresso Nacional.

JBS: A Campeã Nacional em desrespeito aos direitos dos trabalhadores

01 Feb 2015 | Os altos lucros do monopólio da carne, JBS, tem uma origem, para muito além do dinheiro público investido na empresa, existe a exploração brutal e invisível (que a propaganda da TV e na internet não mostram) de milhares de trabalhadoras e (...)

Para os políticos privilégios...para os trabalhadores os ajustes

26 Dec 2014 | A estimativa do orçamento para 2015 é um salário mínimo “arredondado” R$ 790,00 a partir de janeiro. Isto tudo deve ocorrer, se Dilma e a equipe do banqueiro Joaquim Levy, assinarem em baixo, o que depende, em parte, dos impactos da crise mundial no (...)

Os trabalhadores sentem o aumento dos preços de alimentos

15 Dec 2014 | A inflação, ou aumento nos preços, tem diversas causas, e é sentida principalmente no bolso dos mais pobres e dos trabalhadores, pois está encarecendo mês a mês os produtos básicos (alimentos e higiene pessoal).

De onde vem e para onde vai o dinheiro público?

15 Dec 2014 | Neste artigo vamos buscar decifrar do ponto de vista dos interesses dos trabalhadores o significado do tão falado Projeto de Lei Orçamentária anual de 2015, a tal de PLOA, que foi aprovada em sessões tumultuadas pela oposição de direita em (...)

O que é o orçamento federal?

15 Dec 2014 | Nesta nota deciframos alguns termos do tão falado nos jornais Projeto de Lei Orçamentária anual de 2015.

Mulheres deveriam receber mais do que os homens, segundo a OIT

09 Dec 2014 | As mulheres deveriam ganhar mais do que os homens, pois, mesmo com maiores níveis de escolaridade e produtividade do trabalho, recebem menos em relação aos homens.

Relatório da OIT aponta desaceleração global no nível dos salários

09 Dec 2014 | O estudo da OIT ainda mostra que o crescimento dos salários no Brasil sofreu forte desaceleração em 2013 na comparação com o ano anterior

Indústria automotiva: demissões e carros “encalhados”

08 Dec 2014 | Queda na produção de veículos foi de 9,7% no mês de novembro em relação ao mesmo período de 2013. São 414,2 mil veículos encalhados e mais de 10,8 mil trabalhadores demitidos.

FMI aplaude Dilma

08 Dec 2014 | O FMI aplaudiu a escolha do neoliberal Joaquim Levy para ministro da Fazenda, para cumprir a agenda dos “mercados”.

Desmascarando o discurso da CUT contra o aumento na taxa básica de juros

08 Dec 2014 | Nesta última semana, o governo Dilma anunciou o aumento da taxa básica de juros, a primeira medida da nova equipe econômica liderada por Joaquim Levy

JOAQUIM LEVY

O nome dos mercados para o “dever de casa” dos ajustes

26 Nov 2014 | Levy foi um dos quadros de economistas neoliberais do Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi nomeado secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda em 2000 e economista-chefe do Ministério do Planejamento em 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso; e (...)

MEIRELLES OU BARBOSA

Um ministério da economia quão mais neoliberal?

18 Nov 2014 | Nesta última semana, Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, foi indicado por Lula como seu favorito para ser o novo ministro da Fazenda de Dilma. O outro candidato contado para ocupar o ministério da economia é Nelson (...)

Dilma: depois da vitória... os ajustes.

09 Nov 2014 | Para o “Sr. Mercado” só há uma resposta possível a essa conjuntura: a austeridade, ou melhor, os “ajustes impopulares”, aos quais Dilma já se comprometeu para reestabelecer a confiança dos “investidores”. Seu compromisso é de assegurar os lucros mesmo que esse custo seja pago pelos (...)

Armínio Fraga “versus” Dilma Rousseff : entre o ajuste “suave”, o desemprego e a inflação

20 Oct 2014 | Com a polarização PT e PSDB no segundo turno, volta à cena o debate sobre os programas econômicos de Dilma e Aécio: Salário mínimo, emprego e busca pela “confiança dos mercados” são termos do momento neste debate. Novamente, nenhuma palavra sobre os ajustes e a flexibilização dos (...)

Último debate televisivo confirma a dúvida entre Marina e Aécio para o segundo turno

05 Oct 2014 | O último debate antes das eleições de domingo reafirmou a tendência dos últimos dias de queda de Marina Silva e de retomada de Aécio Neves na disputa pelo segundo turno. Marina assume postura derrotada não soube contra-atacar os adversários. E debate recoloca a corrupção no centro (...)

Redução da desigualdade social no Brasil?

30 Sep 2014 | A uma semana das eleições, é preciso questionar a propaganda governista realizada por vários intelectuais e sindicatos como a CUT, de que o Brasil está no “rumo certo” com o PT no poder, reduzindo o abismo da desigualdade de renda (...)

Cinco formas de “ajuste” que os candidatos preparam para depois das eleições

07 Sep 2014 | Candidatos escondem ataques através dos quais buscarão descarregar os custos da crise sobre os ombros dos trabalhadores.

MULHER TRABALHADORA

A PEC das domésticas: uma pequena concessão que não garante todos os direitos da CLT e flexibiliza a jornada de trabalho

29 May 2013 | O setor do trabalho doméstico é um grande mercado de trabalho para 7,2 milhões de trabalhadoras no Brasil, maior país do mundo em relação ao número de domésticas, que em sua esmagadora maioria são mulheres negras e acima de 30 (...)

Editorial

10 anos do PT no poder: a terceirização e a precarização da vida no governo Dilma

06 Apr 2013 | Completados dez anos do PT a frente do governo federal, muita propaganda vem sendo feita em torno do “Decênio que mudou o Brasil”. Na ofensiva, a cúpula petista saí a organizar cartilhas e seminários em várias capitais para contrapor dois projetos supostamente antagônicos de (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2