Sábado 20 de Abril de 2024

Fernando Pardal





TODAS AS PUBLICAÇÕES

“Carne Osso” – Um retrato da carne mais barata do mercado

10 Dec 2014 | O documentário Carne Osso retrata, na voz dos próprios trabalhadores e de especialistas, o nível absurdo de exploração que existe hoje nos frigoríficos brasileiros. Uma verdadeira máquina de moer gente.

Kurt Cobain, poeta de um mundo caduco

07 Dec 2014 | Há vinte anos Kurt Cobain encerrava sua vida com um tiro. Sua música permanece como o testemunho e o grito contra um mundo de miséria e sofrimento, a poesia de uma época de dor.

O grito sufocado de Sylvia Plath

04 Dec 2014 | Em 1963 a escritora americana Sylvia Plath lançava seu primeiro e único romance, "A redoma de vidro", no qual, por meio de seu alter ego Esther Greenwood, conta sobre o doloroso processo de uma profunda depressão.

O “México Insurgente” de John Reed cem anos depois

02 Dec 2014 | Há cem anos o jovem jornalista americano John Reed lançava seu primeiro livro, "México Insurgente", sobre a revolução camponesa no México. Sua obra segue sendo um dos mais importantes relatos dessa importante luta.

Jogos Vorazes: a revolução como “golpe de efeito”

26 Nov 2014 | O novo filme "Jogos Vorazes - A Esperança" trás o tema da revolução em seu centro, mas sem deixar de lado todo o ranço com o qual a ideologia da classe dominante quer cobrir essa ideia.

Machado de Assis e o racismo no Brasil

22 Nov 2014 | A literatura de Machado de Assis é conhecida por sua crítica mordaz. Autor negro, ele deixou ao racismo um espaço bastante dúbio em sua produção.

O movimento Manguebeat e os vinte anos de “Da lama ao caos”

16 Nov 2014 | Há vinte anos era lançado o álbum "Da lama ao caos", de Chico Science e Nação Zumbi, um marco no movimento Manguebeat e na música brasileira.

Bancada evangélica garante 40 deputados e Igreja Universal triplica seu espaço

09 Oct 2014 | Nas eleições, o candidato Celso Russomano teve 1.524.361 votos, ou 7,26% dos sufrágios válidos em São Paulo. Com isso, garantiu além da própria eleição mais quatro deputados para seu atual partido, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, de (...)

ELEIÇÕES

PSOL – eleições e debates

01 Oct 2014 | Com pouco tempo e recursos disponíveis para campanha, Luciana Genro tem aproveitado os debates nacionais para tornar suas posições conhecidas. Ganhou terreno no debate promovido pela CNBB ao se diferenciar de PT e PSDB. No debate do último domingo, adotou postura moderada em (...)

Levy Fidelix: um discurso para matar homossexuais

29 Sep 2014 | Foi utilizando o espaço de um debate televisivo que, ontem, Levy Fidelix expressou o que há de mais reacionário e fascistizante na política brasileira, dando voz ao que setores conservadores como a bancada evangélica impõem de forma sistemática, mas menos escancarada, aos programas (...)

O “beija-mãos” da bancada evangélica na política brasileira

23 Sep 2014 | A entrada em cena de uma candidata com forte e assumida ligação às igrejas evangélicas como é Marina Silva, e também a presença de um candidato menos expressivo mas longe de ser algo a ignorar, como Pastor Everaldo, trás novamente à tona a discussão sobre a influência das Igrejas (...)

Aos 116 dias, trabalhadores da USP vencem e encerram sua greve

19 Sep 2014 | Hoje, reunidos em assembleia, os trabalhadores da USP decidiram, com apenas quatro abstenções, encerrar sua greve de quase quatro meses. Ao lado de estudantes e docentes da USP e das demais universidades estaduais paulistas (Unicamp e Unesp), protagonizaram a mais longa greve (...)

Trabalhadores da USP em greve doam cestas básicas para atingidos por incêndio em favela

08 Sep 2014 | Na madrugada dessa segunda-feira, 8, a favela do Piolho, na zona sul de São Paulo, foi atingida por um grande incêndio. Pelo menos uma mulher grávida sofreu intoxicação pela fumaça. Centenas de famílias perderam tudo, ao menos 600 (cerca de 2500 pessoas) estão desalojadas. Como a (...)

Nenhum voto nos partidos capitalistas

Marina Silva é parte da "Velha Política"

06 Sep 2014 | A burguesia busca utilizar as eleições para apagar a importância das manifestações de junho de 2013 e recompor a imagem dessa “democracia” dos ricos. Por trás da urna está o poder econômico, os milhões que financiam os candidatos, os luxuosos privilégios que sustentam a casta política. (...)

Porque devemos apoiar a luta dos palestinos

10 Aug 2014 | Há muitos que argumentam que "os dois lados estão errados" ou que Israel "tem direito a se defender". Nós queremos dizer porque achamos que o lado dos trabalhadores e da juventude é o lado dos palestinos, contra o Estado de (...)

GREVE DA USP

O “diálogo do porrete” de Zago e do Conselho Universitário

06 Aug 2014 | Quando estava em campanha, Zago não cansava de afirmar que seria o reitor do diálogo. Nós da LER-QI, desde então, não cansávamos de dizer que não há diálogo com alguém que dirige a universidade mais elitista e racista do país, apoiado em uma estrutura de poder completamente (...)

PARA ELES, TUDO. PARA NÓS, NADA.

Temos que dizer chega a essa “democracia dos ricos”

29 Jul 2014 | Nos próximos meses vamos nos deparar com todo tipo de propaganda pedindo um voto. Mais um voto para que eles possam continuar com privilégios, recebendo salários – sem contar os “extras” – de mais de 26 mil reais (36 vezes mais que o salário mínimo). Somadas as verbas, os deputados (...)

Chega dos parasitas dessa “democracia dos ricos”

21 Jul 2014 | Vem se aproximando mais uma vez aquele momento no qual, a cada dois anos, nos dizem que decidimos o futuro do nosso país.

DEBATE

Os limites do Movimento Passe-Livre

03 Jul 2013 | Em São Paulo, o Movimento Passe-Livre (MPL) iniciou a convocação dos atos, como em anos anteriores (2006, 2010, 2011), e por isto ganhou legitimidade frente aos governos e um setor do movimento como representante das mobilizações em um primeiro (...)

LUTA CONTRA A REPRESSÃO - ÚLTIMO MOMENTO

Importante vitória: Justiça rejeita denúncia do MP contra os 72 estudantes e trabalhadores da USP!

30 May 2013 | A Justiça rejeitou no dia 28/05 a denúncia da promotora Eliana Passarelli contra os 72 estudantes e trabalhadores presos na ocupação da reitoria da USP em 2011 lutando contra a PM no campus e os processos e perseguições de (...)

DEBATE

As mentiras e o sectarismo do PCO estão na contramão da defesa dos processados. É preciso uma campanha ampla, rumo à mobilização!

06 Mar 2013 | O PCO divulgou no site do seu jornal “USP Livre” uma matéria em que afirmam que a LER-QI boicotou o ato-debate realizado na manhã do dia 27, em frente ao bandejão, sobre os processos aos 72 que foram presos na reintegração de posse da reitoria da USP. Em primeiro lugar, pode causar (...)

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE

Uma nova cara para um velho governismo

10 Feb 2013 | Frente ao desgaste de suas organizações tradicionais no movimento estudantil, o governismo encontra novas mediações para angariar apoio na juventude. Vem ganhando destaque – principalmente pelos escrachos contra torturadores (apenas civis, poupando os militares em respeito ao (...)

REPRESSÃO NA USP

USP é palco da maior tentativa de punição em massa a estudantes e trabalhadores desde a ditadura

09 Feb 2013 | Rodas tenta “lavar a cara” com penas de suspensões de 5 a 15 dias, deixando para a promotora Eliana Passarelli a “tarefa suja” de atacar frontalmente os 72 estudantes e trabalhadores, numa clara divisão de tarefas entre a Reitoria, o governo do Estado e o Ministério Público. – (...)

UM BALANÇO DAS ELEIÇÕES ESTUDANTIS DA USP E UNICAMP

É necessário continuar na luta por uma juventude militante e revolucionária no Movimento Estudantil!

20 Dec 2012 | Neste final de ano, as eleições para DCEs e CAs da USP e Unicamp ocorreram em meio a mudanças importantes no cenário político estadual. O PSDB, partido que há décadas tem no estado de São Paulo um de seus principais pilares políticos nacionalmente, enfrenta importantes crises. (...)

USP

A farsa da democracia de Rodas

12 May 2012 | Todos ao Ato Estadual Contra os Processos e Pela Democratização das Universidades Paulistas!Nessa quarta, dia 16, concentração em frente à reitoria da USP as 9:00 horas.

Mais publicações: