Quarta 24 de Abril de 2024

Fernando Pardal





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Elis Regina: 70 anos da “pimentinha”

18 Mar 2015 | Elis Regina foi a dona de uma voz sem a qual não se escreve a história da música brasileira. Nesta semana, Elis Regina completaria 70 anos. Ela nos deixou, tragicamente, em 1982, com apenas 36 anos de idade.

70 anos de Bob Marley

13 Mar 2015 | Bob Marley, maior símbolo do Reggae e um dos músicos mais célebres do século XX, dispensa apresentações. Não há quem não tenha ouvido alguma de suas músicas.

Jyoti, a filha da Índia

06 Mar 2015 | O documentário India's Daughter retrata a história do estupro e assassinato de Jyoti. Ele foi banido pelo governo indiano e tem sido criticado por ativistas de direitos humanos por dar voz aos assassinos de Jyoti.

Adeus, Sr. Spock

27 Feb 2015 | Hoje se anunciou a triste notícia da morte do ator Leonard Nimoy, aos 83 anos de idade, por consequência de uma doença crônica no pulmão. Seu papel mais famoso foi o de Sr. Spock, da série Star Trek.

Eduardo Cunha aumenta as regalias dos deputados

26 Feb 2015 | O novo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reajustou todos os benefícios concedidos aos parlamentares, enquanto trabalhadores em todo o país tem direitos e empregos atacados.

Aos vinte anos de Pieces of You, de Jewel

25 Feb 2015 | Há vinte anos atrás uma jovem do remoto estado americano do Alasca, de apenas 20 anos, com o exótico nome de Jewel (jóia, em inglês) lançava seu álbum de estreia, “Pieces of You”.

Teoria de tudo mostra um Hawking com a cara do Oscar

24 Feb 2015 | É lamentável que um cientista que fez suas teorias brilhantes a custo de ousar pensar e desafiar aquilo que já estava estabelecido, tenha sua vida transformada em um filme que em nada ousa, em nada cria, em nada desafia.

Dois dias, uma noite e o peso de um mundo

15 Feb 2015 | O filme belga de Jean-Pierre e Luc Dardenne, “Dois dias, uma noite”, é um retrato doloroso e profundamente real de como opera o capitalismo em tempos de crise.

A porta dos fundos das ideias dominantes

11 Feb 2015 | Há dois anos e meio, em 6 de agosto de 2012, era lançado no YouTube o primeiro programa do “Porta dos Fundos”. Em quinze minutos, os humoristas reuniram quadros curtos que tratavam de temas como prostituição, uso de drogas, câncer, religião, violência policial, corrupção policial, (...)

Após dez anos, Sleater-Kinney lança "No cities to love"

07 Feb 2015 | Dez anos depois, Sleater-Kinney está de volta, mostrando que sua música ainda tem um chão a percorrer. Em “No cities to love”, o oitavo disco da banda, elas mostram que seu ódio pelo estado de coisas dessa sociedade patriarcal, machista e capitalista não se (...)

Depois da chuva, a cortina de fumaça

26 Jan 2015 | O filme Depois da Chuva retrata, por meio da história do estudante Caio, a grande farsa da transição pactuada entre militares e oposição burguesa para acabar com a ditadura.

Carlos Contente: o sarcasmo apontado para os opressores

21 Jan 2015 | O novo nome na HQ nacional é Carlos Contente, carioca autor de Claudinho e Adolfo, uma ótima obra em que um Hitler moderno vem ao Brasil e fica maravilhado com a opressão estatal de nosso país

Demissões na Santa Casa

Novas demissões na Santa Casa: É preciso colocá-la na mão dos trabalhadores e da população

19 Jan 2015 | Há vários meses vem sendo noticiada na mídia a crise financeira em que se encontra a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fruto da corrupção de seus gestores e das empresas terceirizadas que, há anos, desviam verbas e superfaturam tudo, lucrando com o dinheiro que deveria (...)

Pierre Broué e as lições da luta pelo bolchevismo

18 Jan 2015 | Pierre Broué foi o mais importante historiador do bolchevismo, tendo dedicado um grande esforço para elaborar diversos trabalhos capazes de demonstrar as ideias, a prática, o percurso histórico desse que, até hoje, permanece sendo o mais importante partido revolucionário que a (...)

Ramón Sampedro e o direito à morte

11 Jan 2015 | O filme Mar Adentro conta a história de Ramón Sampedro, tetraplégico que, por 28 anos, lutou pelo direito ao suicídio. É uma história que nos coloca a questão: a quem pertence nossa vida?

O Trem de Lênin

04 Jan 2015 | Em março de 1917, Lênin embarca em um trem alemão para conseguir retornar à Rússia e dirigir a primeira revolução operária vitoriosa da história. A série televisiva italiana Il Treno di Lenin (O trem de Lênin) conta essa (...)

Carolina de Jesus – uma voz necessária

31 Dec 2014 | Em 2014 completa-se o centenário de Carolina Maria de Jesus, primeira escritora negra e moradora de uma favela a ser reconhecida no Brasil. Sua obra, envolta em muitas contradições, é uma herança fundamental para nós.

Os relatos selvagens de cada dia

28 Dec 2014 | O novo longa metragem argentino Relatos Selvagens traz o retrato de uma sociedade bestializante, onde o indivíduo, submetido a todas as pressões, pode se tornar o próximo algoz ou vítima dessa engrenagem.

Rafael Braga e o retrato do racismo institucional do cárcere

27 Dec 2014 | Após um ano e meio, Rafael Braga, preso nas manifestações de junho com um Pinho Sol, segue atrás das grades. Como presente de Natal da justiça, Rafael foi condenado pela segunda vez à solitária e pode perder o direito a trabalhar fora do (...)

Cabra marcado para morrer – arte e luta no campo brasileiro

27 Dec 2014 | Em 2014 completam 30 anos de Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, um filme interrompido pelo golpe e retomado 17 anos depois, que mostra a luta dos camponeses contra o latifúndio e a repressão sanguinária da ditadura contra (...)

Barbáries cotidianas – A mulher das hérnias

24 Dec 2014 | A barbárie existe em muitas formas. Ela não está presente só nos grandes momentos de absurdo. Na verdade, em uma sociedade doente e podre como essa ela está o tempo todo, em tudo que é canto. Basta parar e olhar.

O que ensina a crise na Santa Casa?

20 Dec 2014 | Desde julho vemos a crise da Santa Casa se desenvolver com novos escândalos em sua administração. Quem paga a conta são os trabalhadores e usuários. Como resolver essa questão?

A invenção da psicanálise

20 Dec 2014 | O documentário "A invenção da psicanálise" ” (1997), de Elisabeth Roudinesco e Elisabeth Kapnist, fornece um rico panorama do percurso histórico da teoria psicanalítica, desde sua origem até suas questões contemporâneas.

London Calling – 35 anos do melhor do punk

16 Dec 2014 | Quando a febre do punk rock inglês começa chegar a um ponto limite, após seu auge em 1977, uma de suas principais bandas, The Clash, provou que sua música era mais profunda e consistente que uma mera moda feita para dar uma “vazão controlada” à rebeldia juvenil em forma de um nicho (...)

Mais publicações: