Quinta 28 de Março de 2024

Facundo Aguirre, PTS





TODAS AS PUBLICAÇÕES

EUA e Cuba: da emenda Platt ao restabelecimento de relações

20 Dec 2014 | “É um dever meu evitar, através da independência de Cuba, que os Estados Unidos se estendam (…) sobre outras terras de nossa América. Tudo o que fiz até agora e todo o que faça de agora em diante tem essa finalidade (…) Conheço o monstro porque já vivi em suas (...)

UM NOVO MOMENTO DOS TRABALHADORES NA AMÉRICA LATINA

O retorno do sujeito perigoso

19 Jul 2013 | Em apenas oito meses, mudou por completo o cenário da luta de classes na América Latina, destacando-se a intervenção da classe operária como um dos eixos do processo social.

ARGENTINA: NOVO CENÁRIO POLÍTICO

Construir uma esquerda dos trabalhadores

21 Aug 2011 | A frente para a vitória se alço com um triunfo nas primarias. A oposição patronal saiu derrotada. Tanto o acordo de Alfonsín-De Narváez como o de Duhalde-Das Neves apenas superaram o 12% dos votos. O kirchnerismo conseguiu “plebiscitar” sua gestão e parece ter pavimentado o caminho (...)

FIDEL CASTRO E CHAVEZ CONTRA O POVO LÍBIO

Apoiando Kadafi não se luta contra o imperialismo

21 Mar 2011 | Diante do processo revolucionário árabe e da guerra civil de frações na Líbia, Fidel Castro e Hugo Chávez respaldaram Muammar Kadafi. O argumento do líder cubano é que o imperialismo busca ocupar a Líbia e ficar com seu petróleo. A ameaça de intervenção imperialista tem que ser (...)

CUBA

Após a liberação dos dissidentes, o castrismo prepara um novo ajuste contra as massas

25 Jul 2010 | Diversas notícias, anúncios e rumores em torno da política cubana confirmam o que sustentávamos em artigos anteriores com respeito a que a libertação dos presos políticos cubanos negociados com a Igreja Católica e o governo espanhol, indicavam uma concessão frente ao imperialismo (...)

A 40 anos do assassinato de Che Guevara

07 Oct 2007 | Nos próximos 8 e 9 de outubro completará 40 anos desde a queda em combate do Comandante Ernesto Che Guevara na selva de Ñancahuazu, Bolívia.

O acordo do Rio de Janeiro

20 Mar 2004 | Kirchner e Lula assinaram no Rio de Janeiro a Ata de Copacabana onde se comprometem a “conduzir as negociações com organismos multilaterais de crédito assegurando um superávit primário e outras medidas de política econômica que não comprometam o crescimento e garantam a (...)

Argentina

"Contenção social", farsa eleitoral e movimentos de luta

05 Mar 2003 | A um ano e três meses das jornadas que derrubaram a De la Rúa, o governo de Duhalde tem conseguido atuar como uma força de “contenção” dos amplos movimentos sociais que atravessam o país e impor seu cronograma eleitoral. Apesar disto, não pôde mudar a seu favor as relações de força (...)