Quinta 28 de Março de 2024

Juventude

Estudantes da Unicamp se manifestam contra a repressão policial na USP e em caravana irão ao ato pelo FORA PM da USP! em São Paulo

10 Nov 2011   |   comentários

Ontem, dia 8/11, os estudantes do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp – que estão em greve desde o dia primeiro deste mês, em solidariedade à greve dos trabalhadores da Unicamp – realizaram uma assembléia com cerca de duzentas pessoas na qual se deliberou apoio à greve geral dos estudantes da USP e pelo Fora PM do campus. Expressou-se, neste corpo estudantil, o ódio aos ataques sistemáticos de Rodas e ao matrimônio, que se iniciou em 2007, cada vez mais profundo, do aparato militar às universidades estaduais. O convênio firmado entre a reitoria da USP e a Polícia Militar, sob o pretexto de maior segurança para a universidade, teve sua máscara dilacerada frente à intensa repressão imprimida aos estudantes e trabalhadores desta universidade por esta mesma PM – repressão esta que mostrou seu aspecto mais brutal na reintegração de posse do prédio da reitoria ocupado, para o qual foi movido um contingente militar digno de uma guerra e prendeu 73 combatentes, estudantes e trabalhadores. Por isso deliberamos na assembléia a solidariedade ativa aos estudantes em luta contra a Polícia Militar, pela liberdade imediata dos presos políticos e contra a abertura de processos internos contra estudantes e trabalhadores combatentes!

Incendiados a partir destes eventos recentes e moralizados com a reposta dos estudantes da USP que votaram greve geral estudantil, aproximadamente 150 estudantes seguiram após a assembléia em ato pelas ruas da Unicamp, que se preencheu dos gritos de “Fora PM!”, “São trinta anos sem ditadura e a repressão ainda continua!” e “Ô ô ô USP, conta comigo, a polícia é nosso inimigo!”. Foram lidas, durante a manifestação, as moções de apoio dos estudantes do IFCH à greve da USP, bem como o poético texto de D., estudante de Ciências Sociais, que narrava a fúria da ação repressiva da PM, tanto no ambiente universitário quanto nos morros e favelas.

Para hoje, 10/11, será levada uma caravana de dois ônibus e alguns carros que se incorporará ao ato Fora PM! em São Paulo, no Largo do São Francisco, junto aos estudantes da USP e aos que foram presos políticos. Que a repressão seja combatida ferozmente, nas ruas! Fora PM do campus e dos morros! Pela revogação do convênio PM/USP!

Artigos relacionados: Juventude , Campinas









  • Não há comentários para este artigo