Quinta 28 de Março de 2024

Juventude

GREVE DE PROFESSORES

Em Marília estamos atuando ao lado dos/as professores/as em greve, mostrando que a luta deles também é nossa!

23 Mar 2010   |   comentários

Desde a deflagração da greve dos/as professores/as da rede estadual de São Paulo nós, da juventude da LER-QI e estudantes da UNESP de Marília, temos nos colocado ativamente em apoio à greve, pois entendemos que a luta pela educação pública e de qualidade tem que ser uma só.

A partir do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, entidade que compomos conjuntamente com independentes classistas e combativos, discutimos a necessidade fundamental de estarmos lado a lado com os/as professores/as nessa greve, e como deveríamos mobilizar todos os estudantes para também estarem conosco prestando solidariedade ativa.

Fizemos um amplo chamado em toda a Universidade, colamos cartazes e passamos em todas as salas discutindo a importância de nos somarmos aos atos e visitar as escolas junto com os professores/as para construir a greve. Levantamos com os estudantes a discussão de que lutar ao lado deles hoje é também garantir melhores condições de trabalho para nós daqui alguns anos, pois, se hoje são eles atacados, amanhã seremos nós que cursamos a licenciatura nas áreas de Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia, etc.

Além das participações nos atos, os estudantes reunidos em assembleia geral decidiram construir um comitê estudantil de apoio aos professores/as, superando as velhas tradições de solidariedade formal, e buscando vias para construir uma verdadeira solidariedade na luta. Dando o exemplo de como tem que ser a atuação do movimento estudantil, frente a luta dos trabalhadores/as.

A partir desse exemplo que estamos dando junto com estudantes independentes aqui em Marília, queremos fazer um chamado a todas as entidades estudantis, estudantes universitários e secundaristas, para se solidarizarem com a greve dos/as professores/as do Estado de São Paulo, se colocando em luta com eles, numa aliança entre trabalhadores/as e estudantes contra a precarização do trabalho, contra divisão da classe e contra os ataques aos diretos dos/as professores/as, que cada vez mais avançam por meio das políticas de sucateamento da educação do Governo Serra. É necessário rompermos os muros da Universidade, e nos colocar em aliança concreta com os trabalhadores.

E a partir dessa aliança queremos avançar nessa luta conjuntamente, e para isso acreditamos que é fundamental que o movimento de professores/as possa se levantar de forma independente para lutar pelos seus direitos, contra a burocracia sindical que dirige a APEOSP, e quem há anos vem traindo as lutas. Que os professores/as possam tomar em suas mãos o destino dessa greve através do resgate de exemplos como o dos/as trabalahadores/as da USP que em 2009 construiram uma forte greve por melhores condições de trabalho e pela readmissão de Brandão, demitido político, a partir da formação de um comando de greve com representantes eleitos pelas assembléias de base, garantindo que os rumos da mobilização estarão assentados sobre a vontade da maioria dos trabalhadores/as e não apenas nas mãos dos dirigentes do sindicato.

Estamos juntos nessa luta até que todas as demandas sejam impostas!

Por uma aliança efetiva entre estudantes e trabalhadores/as!

Por um aumento salarial real, e pela incorporação imediatade todos/as professores/as temporários!

Artigos relacionados: Juventude , Marília









  • Não há comentários para este artigo