Quarta 24 de Abril de 2024

Eleições 2014

O segundo turno pode manter a “velha” polarização entre PT e PSDB

05 Oct 2014 | Uma relativa reviravolta ocorreu nas últimas pesquisas divulgadas na tarde desse sábado. O senador e candidato a presidência pelo PSDB Aécio Neves, a um dia das eleições, aumentou sua votação e aparece tecnicamente empatado com Marina Silva (PSB), mas à frente na (...)

As eleições e a falta de alternativas

05 Oct 2014 | Como eco das manifestações, a palavra mudança está em todas as campanhas. Apesar disso, é geral o sentimento de falta de alternativas. As demandas de junho e a grande insatisfação com o sistema político não encontram expressão nestas (...)

PSOL: Um partido coerente... em não aprender com a história

04 Oct 2014 | O PSOL, com a candidatura da Luciana Genro tem aparecido para um setor da juventude e dos trabalhadores como uma referência de alternativa para se votar. Queremos discutir quais são os limites que impedem que o PSOL seja, de fato, uma alternativa contra a democracia dos (...)

Erro de execução squelettes/cuadro_multimedia_individual.html

Acompanhe a cobertura eleitoral no novo site Palavra Operária

04 Oct 2014 |

PMDB mais forte, regime mais fraco

04 Oct 2014 | Muita água ainda pode rolar debaixo da ponte até domingo. Mas independentemente dos contornos finais das eleições algo já é possível concluir hoje: o menos moderno dos três pilares partidários do regime (PT, PSDB e PMDB) será justamente o PMDB que sairá fortalecido. E isto prenuncia (...)

ELEIÇÕES 2014

Intenção de votos em Aécio e a crise do projeto tucano

02 Oct 2014 | O que antes era apostado como uma candidatura forte encabeçada por frações da burguesia paulista e mineira, agora está voltada para novas configurações e crises no PSDB e suas relações com outros partidos do regime.

Nem Dilma, nem Marina, nem Aécio

Nenhum voto nos candidatos dos patrões

01 Oct 2014 | Como forma de protesto contra o atual sistema político chamamos a votar no Zé Maria do PSTU.

ELEIÇÕES

PSOL – eleições e debates

01 Oct 2014 | Com pouco tempo e recursos disponíveis para campanha, Luciana Genro tem aproveitado os debates nacionais para tornar suas posições conhecidas. Ganhou terreno no debate promovido pela CNBB ao se diferenciar de PT e PSDB. No debate do último domingo, adotou postura moderada em (...)

Levy Fidelix: um discurso para matar homossexuais

29 Sep 2014 | Foi utilizando o espaço de um debate televisivo que, ontem, Levy Fidelix expressou o que há de mais reacionário e fascistizante na política brasileira, dando voz ao que setores conservadores como a bancada evangélica impõem de forma sistemática, mas menos escancarada, aos programas (...)

Os obstáculos de Marina Silva nas eleições brasileiras

26 Sep 2014 | Na candidatura de Marina Silva, o maior trunfo pode se tornar o maior problema: a candidata ascendeu como principal “fenômeno” com o discurso de “estar para além da polarização entre PT e PSDB”. Mas o que significava (...)

O “beija-mãos” da bancada evangélica na política brasileira

23 Sep 2014 | A entrada em cena de uma candidata com forte e assumida ligação às igrejas evangélicas como é Marina Silva, e também a presença de um candidato menos expressivo mas longe de ser algo a ignorar, como Pastor Everaldo, trás novamente à tona a discussão sobre a influência das Igrejas (...)

Candidatos escondem políticas de flexibilização das leis trabalhistas

23 Sep 2014 | Mesmo após os protestos de junho de 2013, Dilma ainda aparece como predileta dos trabalhadores nestas eleições. As candidaturas de esquerda de Luciana Genro (PSOL) e Zé Maria (PSTU) seguem com inexpressivo apelo popular, com as mesmas intenções de voto das últimas eleições e não (...)

Marina terceira via ou “tucanismo pós-lulista”?

22 Sep 2014 | Sob ataques de Dilma e Aécio Marina ainda consegue se mostrar como “terceira via”. Porém, devido a um programa mais parecido com o dos tucanos e pela necessidade de ganhar os votos tucanos em um eventual segundo turno, a candidata se mostrará cada vez mais como uma centro-direita (...)

Porque o PT mostra-se enfraquecido nesta eleição?

22 Sep 2014 | A debilidade do PT e de Dilma nas pesquisas apontam para o declínio do fenômeno do lulismo. As bases para a reprodução econômica e social do lulismo estão debilitadas e questionadas, independentemente da eventual vitória em (...)

O fiasco eleitoral do PSDB e o futuro desse partido

22 Sep 2014 | Uma das grandes surpresas dessas eleições é o fracasso eleitoral daquele que até então vinha sendo um dos principais partidos do regime, o PSDB. Partido que é o principal representante do espectro político mais à direita nas instituições da democracia dos ricos amarga a terceira (...)

Intenção de votos em Aécio e a crise do projeto tucano

20 Sep 2014 | O que antes era apostado como uma candidatura forte encabeçada por frações da burguesia paulista e mineira, agora está voltada para novas configurações e crises no PSDB e suas relações com outros partidos do regime.

O debate sobre a débil “governabilidade” de Marina Silva

19 Sep 2014 | Um eventual governo de Marina terá, a princípio, débil base de sustentação no Congresso. Os “superpoderes” da instituição presidencial e o lobby empresarial minimizarão essa debilidade. Mas são as divergências sobre como lidar com a crise econômica, a disputa eleitoral antecipada por (...)

Entre o fim do lulismo e a ameaça de uma direita renovada

17 Sep 2014 | Na disputa entre Dilma e Marina estão em jogo: a) a deterioração das bases econômicas que melhoraram as condições de vida dos brasileiros nos últimos anos; b) o choque entre as aspirações engendradas pelo lulismo e os limites impostos pelos problemas estruturais do país; e c) os (...)

Mais publicações: