Quarta 24 de Abril de 2024

Eduardo Molina





TODAS AS PUBLICAÇÕES

COMO DERROTAR A DIREITA?

A crise da Bolívia

11 Dec 2007 | Os conflitos de Sucre evidenciam a crise política que há um bom tempo abalam a Assembléia Constituinte em virtual agonia e revelam a extrema polarização que reina no país. Com a bandeira da “capitalidade plena” para essa cidade, as “forças vivas” burguesas locais agrupadas no Comitê (...)

Bolívia

A crise se mantém aberta

20 Sep 2007 | A Assembléia Constituinte foi suspensa no dia 7 de setembro durante um mês, por iniciativa do governo como forma de ganhar tempo. A ofensiva da direita sucrense, com apoio dos “cívicos” de Santa Cruz e da “meia lua” colocou a Assembléia em “estado de coma”, ameaçando aprofundar a (...)

Bolívia

A armadilha do Cabildo em La Paz

08 Aug 2007 | O cabildo (reunião aberta dos movimentos populares bolivianos) de 20 de julho em La Paz , apesar de sua massividade, não foi uma ação contra a oligarquia.

Bolívia

Um passo na luta para pôr de pé os assalariados de El Alto

29 Apr 2007 | A Central Operária Regional de El Alto (COR) cumpriu um papel importante nas mobilizações dos últimos anos, ganhando prestígio junto a FEJUVE (Federação de Juntas Vecinales - representações de bairro). Apesar do nome somente poucos dos 100.000 assalariados altenhos estão (...)

Um ano do governo de Evo Morales

09 Feb 2007 | Em 22 de janeiro o MAS (Movimento ao Socialismo, partido de Evo Morales) celebrou seu primeiro aniversário no governo em meio a uma ampla confrontação política com a oposição burguesa.

Bolívia: Evo Morales anuncia a nacionalização do gás

Um passo adiante, mas parcial e insuficiente

05 May 2006 | No 1º de Maio Evo Morales anunciou a nacionalização dos hidrocarbonetos. Em La Paz a multitudinária concentração oficial saudava a medida, e um operativo militar resguardava as instalações petroleiras em todo o país.

O “capitalismo andino” de Evo Morales

Um projeto que não responde às aspirações populares

05 Feb 2006 | Evo Morales assumiu a presidência no dia 22 de janeiro em meio a enormes expectativas populares, refletidas na multidão que assistiu aos atos centrais (cerimônia indígena em Tiwanaku, festa popular).

As novas Jornadas Revolucionárias de Junho

15 Jun 2005 | Durante um mês, a Bolívia se viu envolvida por um gigantesco processo de mobilização de massas, que levou à queda do Presidente Mesa e frustrou a tentativa da direita de tornar Vaca Díez presidente em Sucre, tudo em meio a uma aguda crise política e duras lutas nas alturas do (...)

Peru

Luta dos trabalhadores convulsiona o Peru

06 Jul 2003 | Desde princípios de maio o Peru foi comovido por uma ampla onda de lutas. O Governo de Toledo contestou com o "estado de emergência" e entregando o "controle interno" às Forças Armadas, mas ainda que alguns dos conflitos mais importantes, como o dos agricultores, tenham sido (...)

Bolívia

Temos que dar o golpe de misericórdia com a mobilização nacional!

05 Mar 2003 | A Bolívia foi abalada até os alicerces pelas jornadas de 12 e 13 de fevereiro. Quando nos primeiros dias do mês o Governo anunciou um “impostazo” que afetava praticamente todos os assalariados e as classes médias, esperava resistência, mas não imaginava que poria todo o país em (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2