Quinta 25 de Abril de 2024

Eduardo Molina





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Continuidade… com giro (à direita)

07 Nov 2014 | Em outubro, ocorreram as eleições presidenciais no Brasil, Bolívia e Uruguai. Nelas, confirmou-se a continuidade dos governos progressistas nesta parte do continente e a oposição de direita fracassou em impor uma mudança política mais abertamente reacionária. No entanto, os novos (...)

Rumo ao segundo turno

Projeções regionais da disjuntiva brasileira

08 Oct 2014 | A menos de 20 dias da disputa pelo segundo turno, é previsível que a última parte da corrida eleitoral vai ser dura. Dado o peso econômico e a importância política do Brasil, a briga entre Dilma Rousseff e Aécio Neves pela presidência vai aumentar o interesse externo por uma (...)

EGITO

Vergonhosa capitulação da LIT-QI no Egito

22 Aug 2013 | Uma contribuição essencial dos marxistas à causa da revolução egípcia e árabe é ajudar a esclarecer os problemas que enfrenta e as vias para seu triunfo, o que põe sobre a mesa um problema central: como podem conquistar o pão, o trabalho, a liberdade, os povos árabes em (...)

AMÉRICA LATINA

O movimento operário sul-americano entra em cena

23 Jul 2013 | Em 11 de julho grandes jornadas de paralisações e mobilizações moveram o Chile – “modelo neoliberal” – e Brasil – o gigante latino-americano e seu “modelo” progressista. Não conseguiram paralisar ambos países, mas foram um "ensaio de greve geral" e confirmaram a entrada em cena da classe (...)

NOVA CONJUNTURA NA AMÉRICA LATINA

Onda de massas internacional e nova conjuntura política na América latina

23 Jul 2013 | As manifestações na Turquia, as enormes concentrações contra o governo Morsi no Egito, e os protestos no Brasil são parte de uma nova onda de mobilizações de massas a nível internacional.

DEPOIS DA ADMISSÃO DA PALESTINA COMO “OBSERVADORA” NA ONU, REPRESÁLIAS SIONISTAS

Por uma estratégia revolucionária para a autodeterminação palestina

14 Dec 2012 | Por 131 a favor, 9 contra e 41 abstenções a Assembléia Geral da ONU admitiu em 23 de novembro a Palestina como “estado observador”.

REUNIÃO DO MERCOSUL E UNASUL EM MENDOZA

Capitulação frente ao golpe direitista no Paraguai

09 Jul 2012 | Em Mendonça, onde se realizou a reunião do Mercosul e a reunião de emergência da Unasul, foram adotadas duas resoluções chaves em relação ao golpe “institucional” no Paraguai que destituiu o presidente Lugo no último 21 de julho. Foi imposto o acordo entre Brasil e Argentina, mas a (...)

PARAGUAI

Derrotar o “golpe institucional” da direita com a mobilização operária e popular independente

24 Jun 2012 | Em um julgamento político quase “sumário”, o Congresso dominado pelos partidos da direita – o Partido Colorado e o Partido Liberal – destituiu o presidente Fernando Lugo de seu cargo. Em seu lugar assumiu o vice-presidente Federico Franco do tradicional Partido Liberal, que há (...)

UMA VEZ MAIS, DEBATE DE ESTRATEGIAS COM O PSTU/LIT-QI

A situação líbia e a política dos revolucionários

28 Dec 2011 | A LIT-QI, corrente encabeçada pelo PSTU do Brasil, publicou uma nova nota em polêmica com a nossa corrente: "Onde está a revolução e a contra-revolução na Líbia?", por Ronald León (é possível ler, assim como as outras notas desta corrente que citamos, em www.litci.org). Isto nos dá a (...)

PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES PARLAMENTARES

Egito: Muito pouco para apagar o fogo

05 Dec 2011 | Nos dias 28 e 29 de novembro realizou-se no Cairo, em Alexandria e outras regiões a primeira fase das eleições legislativas, que em um complexo mecanismo de eleições regionais divididas em três fases terminará no início de março. A participação, afirma o governo, foi massiva e "sem (...)

INTERNACIONAL

Líbia após a morte de Kadafi. Segue a polêmica na esquerda

26 Oct 2011 | O processo líbio, em especial a partir da intervenção da OTAN, abriu um amplo debate na esquerda internacional. A sangrenta morte de Kadadi reavivou este debate em torno do balanço dos acontecimentos até agora e a política a ser levantada pelos marxistas. Nesta nota, disponível na (...)

NOTAS PARA UM BALANÇO DO SEXTO CONGRESSO DO PC CUBANO

Concessões ao “mercado” e ajustes no regime

19 Apr 2011 | O Congresso parece ter significado um êxito político relativo para Raul e sua equipe ao aprovar sem maiores debates (como era esperado) o plano econômico dos “Alinhamentos”, votar algumas mudanças políticas para impor sua aplicação e conseguir uma composição favorável na cúpula do PC (...)

EGITO

Entre a mobilização popular e a armadilha do “diálogo”: abaixo Mubarak e o regime da ditadura!

11 Feb 2011 | O início das negociações com algumas mesquinhas ofertas de “abertura” da parte do governo e Mubarak e Suleiman não acabou com os protestos.

EGITO

Entre a mobilização popular e a armadilha do “diálogo”: abaixo Mubarak e o regime da ditadura!

09 Feb 2011 | Na terça-feira, 8/2, centenas de milhares de manifestantes se concentraram no Cairo e em outras cidades, desde Alexandria a Asuán gritando “Fora Mubarak!”, enquanto os trabalhadores de várias empresas e fábricas, entre eles os do estratégico canal de Suez, entravam em greve e em (...)

CUBA

Cuba: “planos” de ataque contra a economia nacionalizada e os trabalhadores

06 Dec 2010 | O objetivo central do Congresso é aprovar o “Projeto de Linhas da Política Econômica e Social” que propõe aprofundar o plano econômico que o governo de Raul Castro vem aplicando, mediante novas reformas e duros ajustes.

O IMPERIALISMO E O ENFRENTAMENTO ENTRE AS DUAS CORÉIAS

O que há detrás das tensões militares?

26 Nov 2010 | O enfrentamento na ilha Yeonpyeong em 23 de novembro foi o mais grave em uma longa história de choques fronteiriços entre ambos os Estados. A ilha está na região limítrofe entre as duas Coréias e na região já houve 3 incidentes desde 1999. Com este episódio se torna extremamente (...)

PLATAFORMA DE ATAQUE CONTRA A ECONOMIA NACIONALIZADA E OS TRABALHADORES

Raúl convoca ao VI Congresso do PCC para "plebiscitar" seu plano econômico

18 Nov 2010 | A direção cubana convoca um novo Congresso do Partido Comunista pela primeira vez em 13 anos. O cenário é uma aguda crise econômica, com o governo de Raúl Castro tentando aprofundar seu plano de reformas e severos ajustes em meio a tensões (...)

CUBA

Raúl Castro anuncia um ataque às conquistas dos trabalhadores

12 Aug 2010 | Raul recordou as palavras do vice-presidente José Ramón Machado quando no discurso oficial de 26 de julho (em que não falaram nem Raúl e nem Fidel) disse, “passo a passo, ao ritmo que decidamos, sem improvisações nem precipitação, para não nos equivocar e deixar atrás definitivamente (...)

LIBERTAÇÃO DE 52 PRESOS POLÍTICOS EM CUBA

O que é negociado em Havana?

09 Jul 2010 | Moratinos, o Ministro de Relações Exteriores da Espanha se reuniu na Ilha com o chanceler Rodrigues e Raul Castro, além do Arcebispo de Havana. No marco da longa greve de fome mantida por Guillermo Fariñas, cujo estado de saúde era crítico, foi anunciado o importante acordo para a (...)

INTERNACIONAL

A Bolívia depois da vitória eleitoral de Evo Morales

21 Dec 2009 | Este triunfo de Evo Morales lhe permitirá avançar na transição ao novo regime do Estado Plurinacional da Bolívia, delineado na Constituição que foi aprovada em 25 de janeiro desse ano, graças a uma série de pactos e “consensos” com a direita empresarial e (...)

CÚPULA DAS AMÉRICAS

Entre a crise e a submissão

26 Apr 2009 | ...nada bom pode vir desta aplaudida “nova era de relacionamento entre os EUA e a América Latina” para os trabalhadores e povos da região que enfrentam a perspectiva de um salto na crise, nos ataques capitalistas e no saque (...)

FOI APROVADA A NOVA CONSTITUIÇÃO NA BOLÍVIA

Previsível triunfo político do MAS, ainda que a direita melhorou posições

09 Feb 2009 | O referendo concluiu em um êxito do regime, consagrando uma Constituição Política do Estado (CPE) desenhada para enterra a agenda de Outubro e “consensuada” nos pactos com a reação. Para o MAS se tratou de uma vitória política importante, avançando em legitimar a nova CPE, peça chave (...)

DEPOIS DA INTENTONA AUTONOMISTA

Diálogo abençoado pela Igreja e pela Unasul favorece a oligarquia da “meia lua”

19 Sep 2008 | A intentona autonomista da semana passada foi o ponto mais alto na escalada reacionária lançada desde meados de agosto, buscando bloquear a tentativa do MAS de habilitar o referendo sobre a nova Constituição Política do Estado (CPE), iniciativa que o governo queria tratar no (...)

BOLIVIA: TRIUNFO DE EVO E RATIFICAÇÃO DOS AUTONOMISTAS

E depois do referendo, o que virá?

23 Aug 2008 | Em 10/08 o governo e a imprensa bolivianos celebraram a “festa democrática” à qual somaram-se até os opositores mais acirrados. Às vésperas, um acordo entre o governo, a CNE e os tribunais eleitorais dos estados pró-autonomistas tinha “interpretado” a lei e adotado o critério de 50% (...)

CRISE POLÍTICA NA BOLÍVIA

Evo Morales, a direita e o "referendo revogatório"

24 Jul 2008 | Depois de impor as consultas pelos estatutos autonômicos nos quatro departamentos da chamada "meia lua" (Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando), no dia 29 de junho a direita marcou outro triunfo eleitoral com a eleição de Sabrina Cuellar (ex masista) como nova Prefeita de (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2