Sábado 20 de Abril de 2024

Qual o lugar da luta de classes em meio a queda dos preços do petróleo?

06 Dec 2014 | Os grandes jornais e noticiários financeiros internacionais vêm se debruçando sobre o tema da queda do preço do petróleo e seu impacto sobre a economia mundial. Para a maioria dos especialistas as conseqüências não atravessam os limiares da política econômica e da produção interna (...)

Podemos apresenta seu programa econômico, com raízes social democratas

01 Dec 2014 | Pablo Iglesias começou a deixar para trás nesta última quinta-feira a “ambigüidade calculada” que caracterizou cada uma de suas intervenções públicas nas últimas semanas a propósito do programa do Podemos.

JOAQUIM LEVY

O nome dos mercados para o “dever de casa” dos ajustes

26 Nov 2014 | Levy foi um dos quadros de economistas neoliberais do Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi nomeado secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda em 2000 e economista-chefe do Ministério do Planejamento em 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso; e (...)

MEIRELLES OU BARBOSA

Um ministério da economia quão mais neoliberal?

18 Nov 2014 | Nesta última semana, Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, foi indicado por Lula como seu favorito para ser o novo ministro da Fazenda de Dilma. O outro candidato contado para ocupar o ministério da economia é Nelson (...)

O que é bom para a humanidade não é bom para o capital

17 Nov 2014 | Um estudo publicado recentemente pelos pesquisadores da London School of Economics, Emmanuel Saenz e Gabriel Zucman, seguindo os caminho de Thomas Piketty, conclui que na sociedade norteamericana a desigualdade social está chegando a níveis (...)

Brasil e Argentina em seu fim de ciclo econômico

02 Nov 2014 | A vitória de Dilma Rousseff no Brasil por estreita margem de diferença expressa, entre outras coisas, os problemas econômicos a serem enfrentados pela América Latina após uma década de crescimento a taxas elevadas. Com relação as mudanças estruturais, o saldo foi muito (...)

Fim do “QE” do Federal Reserve: uma economia mundial dependente do narcótico?

31 Oct 2014 | Neste último 29 de outubro, a presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), Janet Yellen, anunciou o fim do maior programa de estímulo financeiro da história dos EUA, o “QE” (“quantitative easing”, ou expansão quantitativa), um programa de compra de ativos (...)

Os ventos da crise global e o fim das ilusões no falso progressismo petista

30 Oct 2014 | Para ativar a militância em defesa de Dilma na reta final do segundo turno, foram alentadas e exacerbadas as ilusões numa continuidade melhorada do gradualismo lulista. Entretanto, as primeiras sinalizações da presidente e ainda mais o decorrer das medidas que será obrigada a (...)

Sobre o destino da China e da economia mundial

22 Oct 2014 | Os olhares sobre as tendências fundamentais da economia mundial se pousam em três focos. Estados Unidos, Europa – com Alemanha como ato principal – e China. Coloquemos as coisas da seguinte maneira: o agravamento das tendências deflacionárias na Europa e dados sobre a debilidade (...)

Armínio Fraga “versus” Dilma Rousseff : entre o ajuste “suave”, o desemprego e a inflação

20 Oct 2014 | Com a polarização PT e PSDB no segundo turno, volta à cena o debate sobre os programas econômicos de Dilma e Aécio: Salário mínimo, emprego e busca pela “confiança dos mercados” são termos do momento neste debate. Novamente, nenhuma palavra sobre os ajustes e a flexibilização dos (...)

Redução da desigualdade social no Brasil?

30 Sep 2014 | A uma semana das eleições, é preciso questionar a propaganda governista realizada por vários intelectuais e sindicatos como a CUT, de que o Brasil está no “rumo certo” com o PT no poder, reduzindo o abismo da desigualdade de renda (...)

As campanhas salariais e a crise do pacto lulista

26 Sep 2014 | Pela primeira vez em muitos anos os sindicatos metalúrgicos da CUT (central sindical ligada ao PT) em São Paulo estão tendo dificuldades de conseguir reajustes salarias acima do índice oficial de inflação. A patronal alega que existe recessão na economia, enquanto a CUT e o PT (...)

Candidatos escondem políticas de flexibilização das leis trabalhistas

23 Sep 2014 | Mesmo após os protestos de junho de 2013, Dilma ainda aparece como predileta dos trabalhadores nestas eleições. As candidaturas de esquerda de Luciana Genro (PSOL) e Zé Maria (PSTU) seguem com inexpressivo apelo popular, com as mesmas intenções de voto das últimas eleições e não (...)

Cinco formas de “ajuste” que os candidatos preparam para depois das eleições

07 Sep 2014 | Candidatos escondem ataques através dos quais buscarão descarregar os custos da crise sobre os ombros dos trabalhadores.

A crise financeira da Petrobrás

25 Aug 2014 | Na grande mídia brasileira vemos uma enxurrada de artigos sobre uma crise geral da Petrobrás. Esta mídia, ligada a setores que defendem a privatização da empresa, exagera nos termos. Quer fazer parecer como se estivesse tudo (...)

A crise da Petrobrás e as eleições: um alimenta o outro

25 Aug 2014 | A maior empresa do Brasil está atravessando uma crise. Todos os grandes jornais brasileiros estampam algum assunto da Petrobrás todos os dias em suas capas.

O PT nos sindicatos e fundos de pensão

10 Aug 2014 | Não apenas no governo, mas por via do controle de sindicatos e fundos de pensão, o PT tem sido uma peça fundamental para manter a democracia dos ricos.

A crise que se vizinha e a necessidade de uma resposta dos trabalhadores

10 Aug 2014 | O cenário econômico do Brasil mostrado nos últimos dias pela imprensa econômica capitalista tem sido cada vez mais negativo. É hora de prepararmos uma resposta dos trabalhadores para que sejam os capitalistas a pagar por sua (...)

ECONOMIA

Inflação: um ajuste dos governos e patrões contra os trabalhadores

30 Jul 2014 | Vemos a cada compra do mês que os alimentos estão consumindo cada vez mais a nossa renda. Todos os dias os jornais nos bombardeiam com notícias sobre a inflação destacando como é importante o aumento das taxas de juros (hoje em 11% as maiores do mundo) e no trabalho as chefias nos (...)

ECONOMIA MUNDIAL

Uma nova fase da crise do euro

05 Apr 2013 | Ironicamente, um dos menores países da Europa [Chipre] com uma população de algo mais de um milhão de habitantes, e com um peso econômico de 0,2% do PIB da UE, poderia converter-se em um novo ponto de inflexão da crise da zona do euro. – Leia também: – O IMPERIALISMO ALEMÃO IMPÔS (...)

A FALÁCIA DO BRASIL DA PROSPERIDADE, DILMA CONTRA A CLASSE OPERÁRIA

Sobre a política de “investimento” de Dilma

15 Sep 2012 | Em contradição com o cenário de recrudescimento da crise econômica na Europa, com os sinais de desaceleração da China, com a fraca e instável recuperação da economia dos EUA e com as previsões sombrias dos Bancos Centrais de que se avizinha no horizonte mais um período de forte (...)

INTERNACIONAL

Um espectro ameaça a Europa

29 May 2012 | O premio Nobel de economia e colunista da The New York Times, Paul Krugman prevê a “saída grega do euro, muito possivelmente para o próximo mês”. No caso de cumprir-se tal diagnóstico tanto Krugman como os periódicos Financial Times e Der Spiegel dizem que o pânico se estenda ao (...)

ECONOMIA

A falácia do “combate” de Dilma aos bancos privados

11 May 2012 | Resposta de Dilma à crise é a “defesa da nossa indústria e do modelo de desenvolvimento aberto ao capital estrangeiro”, ou seja, avanço da precarização e da dependência do país ao capital financeiro e aos grandes monopólios.

ECONOMIA

Tirando a máscara do Brasil Maior

23 Apr 2012 | É preciso desmentir o discurso do Brasil Potência que “avança” apesar do cenário mundial e que caminha para ser um novo player global por meio de seus grandes monopólios como a Petrobras, JBS Friboi, BRFoods e Odebrecht os quais procuram novas oportunidades de expansão e de (...)

BRASIL: PADRÃO DE VIDA EUROPEU OU AS VELHAS MAZELAS DE UM CAPITALISMO BASEADO NO TRABALHO E VIDA PRECÁRIAS?

O Brasil alcança o sexto lugar na economia mundial, posto que já era seu a muito tempo em violência urbana, acidentes de trabalho...

07 Jan 2012 | Nos últimos dias de 2011 o jornal britânico The Guardian publicou uma notícia onde afirmava que a economia brasileira, em termos de seu Produto Interno Bruto (PIB) havia ultrapassado a britânica. Esta notícia ganhou a capa de jornais em todo o Brasil e lugar destacado em vários (...)

Mais publicações: