Sábado 20 de Abril de 2024

Diego Lotito





TODAS AS PUBLICAÇÕES

A União Europeia atravessada por múltiplas crises

20 Mar 2015 | A cúpula da União Europeia em Bruxelas nesta semana tem múltiplas frentes abertas. A crise da Grécia, as tensões com a Rússia e uma Ucrânia que é uma ferida aberta, e a ameaça do Estado Islâmico, depois do atentado da Tunísia. As manifestações em Frankfurt mostram como pode reaparecer (...)

Pablo Iglesias, orgulhoso pelos militares, pela polícia e as guardas civis

17 Mar 2015 | O líder do Podemos, Pablo Iglesias, não deixa de surpreender próprios e alheios. Neste sábado, em um ato de campanha para as eleições andaluzas em Málaga, lançou vivas aos militares, aos policiais e guardas civis. Sentia-se "orgulhoso pelo trabalho que (...)

O diário alemão Bild e sua reacionária campanha contra o povo grego

27 Feb 2015 | O Bild, o diário de maior tiragem na Europa, lançou na quinta-feira uma campanha contra as negociações para aceitar uma extensão do resgate à Grécia, chamando seus leitores a enviar "selfies" dizendo "NEIN" ("Não") para o periódico. Uma campanha reacionária que imediatamente teve (...)

Grécia: a chantagem do BCE e a necessidade de retomar a mobilização operária e popular

06 Feb 2015 | A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de cortar financiamento aos bancos gregos aparece como uma posição de "marcar terreno" na negociação e para obrigar o governo grego a aceitar piores condições. A praça Syntagma em Atenas reuniu ontem milhares de manifestantes ao grito de "não (...)

O povo grego dá a vitória ao Syriza

26 Jan 2015 | O triunfo do Syriza, que muitos consideram “histórico”, representa um fato político de primeira ordem na Europa. Desde 2008, o continente vive uma profunda crise econômica, à qual os governos responderam aplicando duras políticas de austeridade ditadas pela “Troika” (Banco Central (...)

Europa após o atentado

Governos europeus preparam seu “Patriotic Act” para restringir ainda mais as liberdades democráticas

14 Jan 2015 | Em meio ao clima reacionário após os atentados de Paris que na semana passada causaram 17 mortes, os governos dos principais países da Europa se apressam em tomar medidas para restringir as liberdades democráticas, a livre circulação dentro da “União” e o fluxo migratório. O (...)

Utilizando o clima de terror deixado pelo atentado

Unidade reacionária europeia: Merkel, Cameron, Rajoy e Renzi marcham no domingo em Paris

11 Jan 2015 | Os chefes de Estado da Alemanha (Angela Merkel), Reino Unido (David Cameron), Estado Espanhol (Mariano Rajoy) e Itália (Matteo Renzi) confirmaram sua participação neste domingo na manifestação convocada pelo governo de Hollande com todos os partidos do regime francês após o (...)

Perry Anderson: “Podemos e Syriza têm posições muito menos radicais que a direita antissistema”

28 Dec 2014 | Esta quinta-feira se apresentou em Madri a edição em castelhano da revista New Left Review. A apresentação se fez no seminário “Invenção da politica, crise do capitalismo e novos sujeitos políticos na Europa”, organizado pela editora Traficantes de (...)

Podemos: ser ou não ser de ‘esquerdas’

24 Sep 2014 | Há poucos dias ocorreu em Londres uma apresentação de Podemos. Nela estiveram, entre outros, o cineasta Ken Loach, o escritor Owen Jones, a eurodeputada de Podemos Tania González e Iñigo Errejón. O evento, que durou cerca de cinco horas, teve um momento destacado no final da (...)