Quinta 25 de Abril de 2024

Diego Dalai





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Cuba apóia Maduro contra a escalada agressiva da Casa Branca

11 Mar 2015 | O governo de Cuba repudiou em duros termos a ordem executiva (decreto) do presidente norteamericano Barack Obama, que declara a Venezuela como uma “ameaça para a segurança nacional”, e manifestou um apoio “incondicional” ao governo de Nicolás (...)

POR UMA PALESTINA LIVRE, LAICA E SOCIALISTA

Querem uma trégua para dobrar os palestinos

29 Jul 2014 | O número de mortos e feridos pelo Estado de Israel segue em franco aumento. O exército sionista bombardeou hospitais, escolas, mesquitas e até um grupo de crianças. Já assassinaram mais de 1.000 palestinos, feriram outros 4.000 e há dezenas de milhares de refugiados. 70% dos (...)

NOVO ATAQUE ISRAELENSE AO POVO PALESTINO

Fim à ofensiva militar na Faixa de Gaza

11 Jul 2014 | Desde a madrugada de segunda-feira, 07/07 o Estado de Israel laçou uma ofensiva militar chamada “Barreira Protetora” sobre a Faixa de Gaza consistindo no bombardeio massivo deste território palestino densamente povoado e ameaçando com uma incursão (...)

CRISE NA UCRÂNIA

Recrudescem os combates no leste da Ucrânia

02 Jun 2014 | Após as eleições presidenciais de domingo 25/05, onde ganhou com folga o magnata Poroshenko com mais de 50% dos votos e, após uma breve trégua para permitir o andamento dos comícios, segunda-feira, 26, se reiniciaram e recrudesceram os combates na região do Donbass, no leste da (...)

POR UMA SAÍDA INDEPENDENTE DOS TRABALHADORES

Aprofunda-se a crise na Ucrânia

18 May 2014 | crise na Ucrânia segue escalando, tanto no plano político como em terra onde continuam os enfrentamentos com dezenas de mortos e feridos. Domingo, 11 de maio, ocorreram dois referenduns independentistas nas regiões de Donetsk e Lugansk no leste do (...)

Cuba. Avança a restauração capitalista

19 Mar 2014 | Após 6 anos de reformas graduais e parciais impulsionadas por Raúl Castro, que iniciaram em 2007 e adquiriram um novo impulso e legitimidade com a aprovação pelo VI Congresso do PCC em 2011 das Orientações gerais da política econômica e social, a sociedade cubana está mostrando (...)

SÍRIA

As guerras de nossa época e a política dos revolucionários

11 Dec 2013 | A guerra é uma instituição a mais (a mais cruenta e sangrenta) das sociedades de classe e muito em particular do sistema capitalista e de seu regime de domínio.

OUTRO ASPECTO DO DEBATE COM A LIT-QI

Os marxistas frente à guerra civil e o caso sírio

11 Dec 2013 | É completamente falso, interessado e alheio à toda a tradição do marxismo revolucionário sustentar que frente a toda guerra os revolucionários temos que nos posicionar sim ou sim de um ou outro dos bandos em luta.

SÍRIA

A LIT-QI se afunda no complexo cenário sírio

14 Nov 2013 | O processo revolucionário que começou na Tunísia e se estendeu pelo norte da África a Líbia e Egito chegando ao Iêmen e Síria se encontra estancado e em retrocesso, inclusive nos países que havia conseguido derrubar os ditadores, ainda que de nenhum modo se (...)

UMA PROFUNDA CRISE ATRAVESSA A IGREJA CATÓLICA

Renúncia histórica do Papa

26 Feb 2013 | “A única Igreja que ilumina, é a que arde” Piotr, Kropotkin, Anarquista Russo (1842 – 1921) Ratzinger renunciou dizendo que, devido à idade avançada, não possuía mais as forças apropriadas para o adequado exercício do papado. Porém, ninguém mais ou menos sério tratou no dia seguinte (...)

ATAQUE SIONISTA À PALESTINA

Abaixo o ataque sionista contra o povo palestino!

16 Nov 2012 | Em uma nova operação militar contra o povo palestino na Faixa de Gaza, o exército do Estado sionista de Israel assassinou Ahmed Yabari, chefe militar do Hamas, partido islâmico que tem grande apoio popular e governa a Faixa desde 2006. Yabari foi atacado por um míssil israelense (...)

O GOVERNO DO CNA É RESPONSÁVEL PELA MAIOR REPRESSÃO CONTRA MINEIROS, EVOCANDO O APARTHEID

Massacre operário na África do Sul

26 Aug 2012 | Os jornais publicaram em primeira página as fotos dos cadáveres caídos no chão, rodeados de policiais que seguiam apontando suas metralhadoras, escopetas e pistolas. É a primeira vez desde o final do Apartheid em 1994 que se vive a matança em grupo de setores da população negra. A (...)

GUERRA CIVIL

Síria: seguem os combates, aumenta a crise política

11 Aug 2012 | No dia 8 de agosto, o bairro Saladino – fortaleza dos rebeldes – sofreu, após dias de bombardeamentos, a ofensiva generalizada do exército que nos dias prévios havia concentrado 20 mil efetivos nas periferias de Alepo. – APROFUNDAM-SE OS ENFRENTAMENTOS NA (...)

ENTRE A REPRESSÃO DE ASSAD E A INTERVENÇÃO IMPERIALISTA

Aprofundam-se os enfrentamentos na Síria

09 Aug 2012 | Há meses, na Síria, está em curso uma guerra civil. Como havíamos explicado em outros artigos, a primavera árabe na Síria se expressa desde março de 2011 com enormes mobilizações de massas que enfrentavam a sangrenta repressão militar. Porém, logo sua direção recaiu no pró- (...)

CONTRA O AJUSTE DE BERLUSCONI

Grandes mobilizações e crises políticas na Itália

03 Nov 2011 | Com o fundo de uma crise econômica que não cessa e que se aprofunda dia a dia, a Itália viveu novas jornadas de mobilizações massivas em todo o pais. Em 7 de outubro em torno de 100 mil estudantes se mobilizaram contra os drásticos cortes orçamentários na educação, fazendo esta (...)

CUBA

Histórica reunião com a Igreja Católica: Raul Castro com os inimigos da Revolução Cubana

27 May 2010 | Em um fato inédito, na quinta-feira, 20 de maio, Raúl Castro reuniu-se com a máxima hierarquia católica cubana.

CUBA: AS DECLARAÇÕES DE SILVIO RODRÍGUEZ

O regime político em discussão: a burocracia pode se auto-reformar?

07 Apr 2010 | É um fato de muita repercussão, que em 26 de março o famoso cantor cubano Silvio Rodríguez tenha apresentado em público seu novo disco “Segunda Cita”. Realizado a poucos meses das festas pelos 50 anos de aniversário da revolução, sua temática é a situação interna da (...)

CÚPULA DA FAO

Lucram com a fome de milhões

20 Jun 2008 | A fome assola dezenas de países enquanto a inflação destrói os salários. Nesse marco, se realizou a Cúpula da FAO em Roma entre 03 e 05 de junho. Se deles depende, o pior está por vir. A única saída está nas mãos da classe operária e das massas (...)

A RENÚNCIA DE FIDEL

Cuba depois de Fidel

28 Feb 2008 | No dia 19 de fevereiro Fidel Castro renunciou formalmente à presidência de Cuba através de uma carta publicada no diário oficial Granma, cargo que havia abandonado provisoriamente em julho de 2006 após um grave problema de saúde. Desde então, seu irmão Raul Castro vem exercendo a (...)

Grecia

Rebelião Estudantil

11 Apr 2007 | Massivas mobilizações estudantis tomaram a cena em toda a Grécia durantes os meses de fevereiro e março. As faculdades foram tomadas e dezenas de milhares saíram às ruas das principais cidades do país em defesa da educação (...)