Quinta 28 de Março de 2024

Diana Assunção





TODAS AS PUBLICAÇÕES

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Cada luta parcial é preparatória das grandes batalhas por democracia na universidade

04 Feb 2011 | O ano na USP começou dia 03 de janeiro com a demissão de 270 trabalhadores, tema sobre o qual a Reitoria alega estar agindo por “dentro da legalidade”. Trata-se de mais uma tentativa de dividir os trabalhadores, entre aqueles que seriam os “velhos privilegiados” e os “moços sem (...)

ORGANIZAR UM PLANO DE GUERRA CONTRA TODOS OS ATAQUES

A Reitoria da USP não está de férias e demite 270 trabalhadores

09 Jan 2011 | Na quarta-feira, dia 05 de janeiro, mais de 200 trabalhadores reunidos em assembléia protestaram em frente à reitoria da USP contra a demissão em massa dos trabalhadores aposentados. Cerca de 270 companheiros de uma primeira remessa de outros que certamente virão foram (...)

ELEIÇÕES SINTUSP

Grande vitória da Chapa 1 - Sempre na luta!

04 Dec 2010 | Com 76% dos votos válidos a CHAPA 1 Sempre na Luta! Venceu as eleições para a gestão 2011-2013 do Sindicato de Trabalhadores da USP. Este triunfo ocorre num momento em que o Sintusp é brutalmente atacado, portanto a eleição da CHAPA 1 que reúne os setores combativos da categoria (...)

ATAQUE AOS DIREITOS DAS MULHERES E HOMOSSEXUAIS

Sejamos intransigentes na luta pelos nossos direitos

21 Oct 2010 | O segundo turno das eleições foi marcado por uma intensa polêmica sobre o aborto. O que vimos pela televisão e jornais foi uma corrida eleitoral entre os candidatos para ver quem era o mais “anti-aborto” ou quem tinha mais “fé”, para assim conquistar votos de setores religiosos. (...)

OFENSIVA REACIONÁRIA CONTRA O DIREITO AO ABORTO NAS ELEIÇÕES

Mais controle sobre nossos corpos, mais atrelamento da Igreja ao Estado

20 Oct 2010 | O segundo turno do processo eleitoral para a presidência no Brasil está fortemente marcado pelo debate em relação ao aborto. Dilma Rousseff e José Serra alinham-se aos setores mais reacionários para tentar conquistar votos cristãos. A busca de votos tentando responder a preceitos (...)

ELEIÇÕES SINTUSP 2010

Uma chapa combativa e classista para defender os lutadores!

16 Sep 2010 | Enquanto o governo e a Reitoria tentam destruir nosso Sindicato e a organização independente dos trabalhadores, inicia-se o processo de eleições para o SINTUSP. Trata-se de um momento importantíssimo, onde devemos buscar organizar os setores mais combativos que se expressaram (...)

GREVE DA USP

Os trabalhadores da USP deram mais um exemplo de luta

28 Jul 2010 | A confluência da política revolucionária da LER-QI em frente única com a maioria da direção do Sintusp e setores independentes, mostrou como um sindicato de luta pode transformar uma luta salarial em uma batalha de classe, combinando métodos combativos, um programa não corporativo (...)

MULHER TRABALHADORA

Mais creches, mais luta

13 Jul 2010 | No último mês, cerca de 20 pais (fura-greves) fizeram uma manifestação de repúdio durante um piquete na Creche Central da USP. Eles diziam querer garantir o direito que elas têm à creche. Mas o que fazer com as milhares de crianças, filhas de funcionários, estudantes, professores e (...)

GREVE DA USP

Seus filhos não têm creche, nossos filhos passam fome

02 Jul 2010 | Essa semana, os principais jornais da burguesia brasileira amanheceram escandalizados com um acontecimento que, segundo eles, era de enorme crueldade: o piquete da Creche Central da Universidade de São Paulo.

GREVE DA USP

Trabalhadores da USP desafiam as ameaças do REItor e mantém a greve

05 May 2010 | Quando os trabalhadores da USP se dispuseram a entrar em greve por suas reivindicações salariais e democráticas o interventor de Serra na Universidade, Sr. Grandino Rodas, mostrando sua inclinação à ditadura militar ameaçou os grevistas atacando nosso legítimo direito de (...)

VATICANO

No "abençoado" reino dos abusos e da pedofilia reina também a impunidade

23 Apr 2010 | A cada dia que passa aumenta o número de denúncias de abusos sexuais de crianças por parte de padres e sacerdotes. As capas dos jornais nos últimos dias retrataram a história das 8 vítimas abusadas sexualmente por padres durante a década de 1980 em Malta. Sobre este caso o Papa (...)

CONFLITO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA USP

Lutar contra o assédio moral e pela qualidade de ensino!

23 Apr 2010 | Na USP, universidade do “diálogo” de Rodas, as trabalhadoras da Escola de Aplicação começaram a se organizar junto ao Sindicato pra lutar por melhores condições de trabalho, contra os abusos e assédio moral da Diretoria.

PELOS DIREITOS DAS MULHERES TRABALHADORAS! BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES! FORA AS TROPAS DO HAITI!

Ato de lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP contou com a presença de terceirizadas da Personal, da Escola de Aplicação e professoras em greve

10 Apr 2010 | Saudaram o lançamento da Secretaria a companheira Maria, ex-trabalhadora terceirizada da empresa PERSONAL, vigilância interna da USP, que está lutando junto a outros trabalhadores pra receber seus salários e direitos; as companheiras da Escola de Aplicação que hoje lutam contra o (...)

CATÁSTROFE NO RIO DE JANEIRO

"No lançamento da Secretaria de Mulheres do SINTUSP queremos gritar pelas mulheres trabalhadoras e pobres do Rio de Janeiro"

08 Apr 2010 | Queremos relembrar que em 2009, quando fizemos uma greve de mais de 57 dias na luta salarial e em defesa de nosso sindicato, e enquanto lutávamos contra o governo Serra que nos reprimia com a polícia invadindo a universidade, o povo pobre e os trabalhadores do Nordeste se (...)

BASTA DE PEDOFILIA E IMPUNIDADE

Que o governo brasileiro rompa relações com o Vaticano!

01 Apr 2010 | Em plena Semana Santa a Igreja Católica e o Vaticano se encontram no meio de uma enorme crise tendo sido alvo de denúncias de milhares de casos de pedofilia e abusos de menores por parte de sacerdotes. Assim como acontece com a burguesia e com os políticos burgueses, que todos (...)

MULHER TRABALHADORA

Pelos direitos da mulher trabalhadora, nos organizar desde a base!

26 Mar 2010 | Já não é mais novidade pra ninguém que as trabalhadoras são as que vivem as piores condições de trabalho, são maioria entre os precarizados, recebem os menores salários e ainda por cima são as que garantem as responsabilidades domésticas depois das intensas jornadas de (...)

KASSAB TEM MANDATO CASSADO

Kassab questionado na justiça enquanto São Paulo está entre aumento de impostos, tarifas e enchentes

25 Feb 2010 | Nesta última semana a prefeitura de São Paulo foi “surpreendida” com um pedido de cassação do mandato do prefeito Gilberto Kassab, decisão motivada pela denúncia de recebimento de doações ilegais durante campanha eleitoral de 2008: R$ 10 (...)

PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS III

Mais demagogia lulista com as mulheres e os trabalhadores

10 Feb 2010 | Uma simples passagem no Plano Nacional de Direitos Humanos III, o PNDH-3, que explicitava apoio à aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seu próprio corpo, foi alvo de uma enorme (...)

Vº Congresso Estatutário do Sintusp

PARA QUE NOSSO COMBATIVO SINDICATO AVANCE NO CLASSISMO

16 Nov 2009 | Na próxima semana, dias 11, 12 e 13/11 ocorrerá o Vº Congresso Estatutário dos trabalhadores da USP, que tem por objetivo reavaliar os mecanismos organizativos de direção da entidade e, o fundamental, sua organização e orientação política. Iremos apresentar teses e modificações no (...)

A TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO NA PUC-SP

Fundação São Paulo, Dirceu de Mello e Higilimp: escravistas do século XXI

17 May 2009 | O último PUCViva publicou a carta de trabalhadoras terceirizadas da limpeza denunciando as condições de trabalho às quais são submetidas pela PUC-SP e pela empresa terceirizadora Higilimp, condições que vão desde comer em meio à baratas até não receberem vale refeição e vale (...)

FRENTE NACIONAL PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DAS MULHERES E PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

De qual frente-única precisamos?

13 May 2009 | As políticas de frente-única que unificam setores em torno de uma bandeira comum são importantes, principalmente num momento em que a direita, encabeçada pela Igreja, já começa a se levantar. Mas é necessário saber que por trás de uma política de frente-única está plasmado um (...)

MULHER

Pão e Rosas: seguir a luta neste 1º de maio!

25 Apr 2009 | Coloquemos de pé uma forte coluna do Pão e Rosas, demonstrando que o 1º de maio não é um dia de festa, e que nós mulheres não viemos comemorar. Viemos lutar pelos direitos das mulheres.

IGREJA, UNIVERSIDADE E MULHERES

Na luta contra o obscurantismo

09 Apr 2009 | Estamos no ano de 2009, há alguns séculos do movimento filosófico chamado Iluminismo, mas é cada vez mais necessário retomar suas bandeiras de luta "pelas luzes" e contra o obscurantismo da Igreja.

Mais publicações: