Quinta 28 de Março de 2024

Diana Assunção





TODAS AS PUBLICAÇÕES

ENCONTRO NACIONAL

Construa junto à LER-QI um Encontro de Trabalhadores e Estudantes para debater as lições de junho e as tarefas do próximo período

25 Sep 2013 | A partir do balanço das jornadas de junho, de uma análise das perspectivas que se abrem e das tarefas que se colocam na situação nacional, em recente Plenária Geral da Liga Estratégia Revolucionária, votamos um chamado a todos os setores que militam e simpatizam conosco a construir (...)

PLENÁRIA NACIONAL DO PÃO E ROSAS

Sejamos milhares nas ruas lutando pelos nossos direitos e contra este sistema de opressão e exploração

09 Aug 2013 | No próximo dia 10 de agosto centenas de trabalhadoras e estudantes de vários estados do país se reunirão na Plenária Nacional do grupo de mulheres Pão e Rosas.

GREVE DAS TRABALHADORAS DA HIGILIMP NA USP

Em meio às manifestações de massas no Brasil, as mulheres trabalhadoras retomam os métodos da classe operária

26 Jun 2013 | Iniciada em 10 de junho a greve das trabalhadoras terceirizadas da empresa Higilimp, na Universidade de São Paulo, conquistou o pagamento dos salários da grande maioria das trabalhadoras e trabalhadores, bem como dos seus direitos (...)

LUTA DAS MULHERES E LUTA DE CLASSES

Trabalhadoras do Brasil e da França falam de gênero e luta de classes

28 Mar 2013 | Na última terça-feira, dia 26 de março, os Coletivos Feministas Garçes e ROSA, junto ao Coletivo de Estudantes Solidários aos Trabalhadores em Luta, organizaram na Escola de Ciência Política de Paris, França, um importante debate com o tema « Mulher e Trabalho: a luta segue! ». Na (...)

DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA

ESCANDALOSA DENUNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO É UM HISTÓRICO ATAQUE AOS ESTUDANTES E TRABALHADORES DA USP

06 Feb 2013 | Todo o apoio democrático de centenas de professores, estudantes, intelectuais, jornalistas, artistas, juízes, trabalhadores, movimentos sindicais, de direitos humanos, devem se fazer sentir neste momento para rearticular uma enorme campanha democrática contra a criminalização (...)

POR UMA AMPLA CAMPANHA CONTRA A REPRESSÃO

Governo do estado de São Paulo e Reitoria da USP alinhados para reprimir

17 Dec 2012 | Neste mês de dezembro aumentam as possibilidades de que a Reitoria da USP e o governo preparem um novo ataque a estudantes e trabalhadores. Diante disso, é necessária uma análise da conjuntura estadual e na universidade, bem como discutir na vanguarda desde já quais são as (...)

BOLETIM CLASSISTA

"Um boletim classista e revolucionário para organizar os trabalhadores"

02 Nov 2012 | Entrevistamos Claudionor Brandão, diretor do Sintusp e demitido político do governo Serra, Diana Assunção, diretora do Sintusp e processada pela Reitoria da USP e Silvana Ramos, ex-trabalhadora terceirizada da USP e dirigente da luta das trabalhadoras terceirizadas da Dima em (...)

PELA RECONSTRUÇÃO DA IV INTERNACIONAL

Rumo ao III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária

14 Aug 2012 | Nos dias 18 e 19 de agosto se realizará o III Congresso da Liga Estratégia Revolucionária, integrante da Fração Trotskista – Quarta Internacional. Será um momento onde dezenas de delegados, militantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Campinas, Marília, Franca, ABC (...)

USP

A farsa da democracia de Rodas

12 May 2012 | Todos ao Ato Estadual Contra os Processos e Pela Democratização das Universidades Paulistas!Nessa quarta, dia 16, concentração em frente à reitoria da USP as 9:00 horas.

A REITORIA DA USP ASSUME QUE É A VOZ DA DITADURA

Organizar um grande movimento para enfrentar a Reitoria da USP

03 Apr 2012 | Nem bem havia sumido dos jornais a imagem grotesca de um policial apontando a arma para um estudante negro, a Reitoria volta a se colocar na ofensiva, desta vez assumindo decididamente o lado dos assassinos e torturadores da ditadura. Diante da movimentação de professores, (...)

RESENHA DO LIVRO "O COMBATE SEXUAL DA JUVENTUDE" DE WILHELM REICH

Para além da miséria sexual

05 Dec 2011 | Voltar “à Reich” com o olhar marxista, deve ser encarado como parte deste exercício, de recolocar o tema da sexualidade como um aspecto das transformações humanas que almejamos. A burguesia, dizia Reich, não é capaz de encabeçar esta transformação, já que a sociedade capitalista se (...)

POR UMA CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA AS PERSEGUIÇÕES POLÍTICAS E PELA RETIRADA DE TODOS OS PROCESSOS A ESTUDANTES E TRABALHADORES

Anulação já dos inquéritos ilegais contra os 73 presos políticos da USP!

26 Nov 2011 | Não permitamos que a Reitoria prepare o terreno para fazer passar uma histórica criminalização ao movimento estudantil e de trabalhadores, com o aval do governo do Estado de São Paulo. Num momento em que os trabalhadores e a juventude do Egito sofrem com mais de 12 mil processos (...)

Os estudantes da USP têm que vencer!

10 Nov 2011 | Apesar de toda a propaganda reacionária que vem sendo feita pelos meios burgueses, que tratam o movimento como uma minoria isolada e com objetivos mesquinhos, a grande resposta deflagrada pelos estudantes e a alta moral dos presos políticos trataram de demonstrar o (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

Tática e estratégia na luta da BKM

20 Oct 2011 | Essa estratégia de combate é a que nós da LER-QI buscamos levar em todas as lutas que participamos ao lado dos trabalhadores por suas demandas mais mínimas

CRÔNICA

"Você já leu esse livro aqui?"

29 Sep 2011 | Elisa trabalhava com Silvana. Um dia no trabalho Silvana lhe mostrou um livro que falava dela própria. Contava a história de uma luta das trabalhadoras terceirizadas da limpeza na Universidade de São Paulo. Contava que elas perceberam que não eram escravas e não poderiam ser (...)

FORTALECER A LUTA ESTRATÉGICA PELA EFETIVAÇÃO DOS TERCEIRIZADOS

Ocupação de um dia obriga Reitoria da USP a pagar salários atrasados

23 Sep 2011 | TV Bandeirantes, direto da ocupação na USP, entrevista Neli Wada e Diana Assunção, diretoras do Sintusp, veja a seguir:

MAIS UMA VEZ, TERCEIRIZADOS SAEM À LUTA NA USP

Viva a luta dos terceirizados da BKM

21 Sep 2011 | Desde segunda-feira, os trabalhadores terceirizados da BKM, que fazem serviço de jardinagem na USP, estão paralisados por conta de salários atrasados, demonstrando que a terceirização é um "círculo vicioso" de super-exploração, onde a USP continua contratando as empresas mesmo (...)

CAMILA VALLEJO (PC CHILENO) SE REUNE COM DILMA PARA PEDIR MEDIAÇÃO NAS NEGOCIAÇÕES

A UNE, o governo e os parlamentares do Brasil não são exemplo para os estudantes chilenos

11 Aug 2011 | Ao contrário de Vallejo que vê na UNE e no governo brasileiro exemplos, para nós é a luta dos estudantes chilenos que é um exemplo para toda a América Latina.

RESENHA DO FILME "REVOLUÇÃO EM DAGENHAM"

Saiam todas!

06 Jul 2011 | 1968. 198 operárias numa Ford de 5 mil operários decidem iniciar uma mobilização por equiparação salarial entre homens e mulheres. Baseado em uma história real, é este o tema central do filme “Revolução em Dagenham”, do diretor Nigel Cole. Neste filme, muitos temas que dizem respeito a (...)

REVISTA PUC VIVA ESPECIAL 140 ANOS DA COMUNA DE PARIS [MAIO]

Louise Michel nas trincheiras da Comuna

08 May 2011 | A 140 anos da Comuna de Paris, descrita por Leon Trotsky como “um relâmpago, o anúncio de uma revolução proletária mundial”, prestamos homenagem a este capítulo da história que ainda hoje nos traz valiosas lições. Aqui, particularmente, voltaremos o olhar para uma personagem (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

A grande luta dos terceirizados da USP e um novo momento na batalha pela efetivação

29 Apr 2011 | Ninguém esperava, muito menos a Reitoria, que do “subsolo” da Universidade de São Paulo emergeria uma das mais combativas lutas dos últimos anos: foram os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da limpeza que tomaram conta das capas de jornais e fizeram a Reitoria (...)

REITORIA DA USP PAGA OS SALÁRIOS ATRASADOS!

Uma primeira conquista na batalha estratégica pela efetivação dos terceirizados da USP

24 Apr 2011 | Após 12 dias em greve, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da empresa UNIÃO, que presta serviços para a Universidade de São Paulo, conseguiram arrancar o pagamento dos salários do mês de março, mantendo sua greve até a próxima semana para garantir o pagamento de todos os (...)

CONTINUA A LUTA DOS TERCEIRIZADOS E TERCEIRIZADAS DA UNIÃO NA USP

Revolta explode e se aprofunda, agora com apoio dos estudantes!

13 Apr 2011 | Tomando os corredores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, os terceirizados se juntaram com centenas de estudantes e fizeram uma emocionante passeata, gritando pelo fim da semi-escravidão, pelo fim da terceirização, pelo fim da humilhação. A limpeza, que é (...)

PRIVATIZAÇÃO E ATAQUE AO DIREITO DE GREVE

As manobras de João Grandino Rodas contra a democracia na universidade

11 Apr 2011 | Não é uma luta menor a que estamos inseridos hoje. A USP encontra-se no centro da política nacional porque toda a reforma universitária no país depende do grau de privatização que se avançar na USP. É uma política necessária para as burguesias. Mas para infelicidade destes empresários, (...)

VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES DA UNIÃO!

Revolta de trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da USP mostra o Brasil “precário”

08 Apr 2011 | Enquanto nas obras da construção civil no país inteiro os trabalhadores denunciam o regime semi-escravista das condições de trabalho que sustentam o crescimento econômico brasileiro, o PAC de Dilma e Lula, a Universidade de São Paulo, uma “universidade de excelência”, foi tomada (...)

Mais publicações: