Sábado 20 de Abril de 2024

TEORIA

Zizek, Lenin, a “hipótese comunista” e a questão das estratégias

08 Feb 2013 | Escritor fértil, sumamente inquieto, efervescente, com mais de sessenta obras publicadas, Slavoj Zizek não é um pensador que possa facilmente ser definido à primeira vista. Membro conturbado do Partido Comunista da Eslovenia até 1988, ocupante de vários cargos acadêmicos mundo (...)

II CONGRESSO DO NPA (FRANÇA)

O NPA : « partido de lutas » ou partido revolucionário da classe operária?

04 Feb 2013 | O refluxo do ciclo de lutas operárias e populares dos "anos 1968", gerou uma série de ideologias sobre o fim da classe operária, e, portanto, da possibilidade história de superação do capitalismo. Em quatro anos de debates, desde a fundação do NPA, é evidente que nosso partido não (...)

OPINIÃO

A esquerda que não teme dizer Revolução: uma polêmica com o novo livro de Vladimir Safatle

19 Dec 2012 | Podemos sintetizar a querela com Safatle da seguinte maneira: a contradição fundamental do pensamento do autor é que ele vai criticar a esquerda e sua adaptação aos interesses e valores da burguesia, propondo o resgate de princípios estritamente liberais: o igualitarismo, a (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

A crise capitalista e a necessidade da reconstrução da IV Internacional

07 Dec 2012 | No dia 8 de novembro mais de 120 pessoas dentre estudantes, trabalhadores e militantes de organizações da esquerda compareceram ao debate convocado pela LER-QI para discutir a crise capitalista e a necessidade da reconstrução da IV Internacional hoje. Esta atividade encerrou a (...)

CEIP - LEON TROTSKY

Uma ferramenta que deve estar em nossas mãos

20 Nov 2012 | Apresentamos o novo site do Centro de Estudios Investigaciones y Publicaciones - Leon Trotsky, da Argentina.

PROFESSORES

Grupos de Estudos impulsionados por Professores Pela Base e Juventude as Ruas discutem teoria marxista e política para armar a luta pela educação a serviço da classe trabalhadora!

02 Nov 2012 | Com o objetivo de fortalecer professores e estudantes com as armas da crítica necessárias para a nossa luta, a corrente Professores pela Base junto à Juventude às Ruas vem impulsionando grupos de estudo sobre educação e (...)

POLÊMICA COM A IZQUIERDA SOCIALISTA DA ARGENTINA

A continuação do pacifismo por outros meios

02 Nov 2012 | A “luta” da guarda nacional e da polícia portuária deixou uma confusão na esquerda, que em quase sua totalidade se localizou do lado “verde”. No caso da Izquierda Socialista (IS), seu fervor chega ao ponto que em sua página na internet aparecer uma foto dos “fardados”, como se (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

As ideias de Leon Trotsky à frente

02 Nov 2012 | Em base a esse “terreno fértil” que a bancarrota capitalista tem deixado às ideias revolucionárias é que a Liga Estratégia Revolucionária (LER-QI) - como parte da concretização no Brasil de uma iniciativa que a Fração Trotskista – Quarta Internacional vem desenvolvendo em diversos (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

3ª sessão debate a Revolução Espanhola na UNESP de Marília

28 Oct 2012 | Na última terça-feira, 23/10, realizou-se o terceiro debate do ciclo Por que Trotsky? na UNESP de Marília. Com o título Espanha: a vitória era possível, Claudionor Brandão, diretor do Sintusp, demitido político e militante da LER-QI e Antonio Quiozini, também militante da LER-QI (...)

ENTREVISTA

Bia Abramides, professora da PUC e diretora da APROPUC, fala da sua viagem a Neuquén

26 Oct 2012 | Entrevistamos Bia Abramides, professora da PUC e diretora da APROPUC, que esteve no último mês em Neuquen, participando de um Encontro com trabalhadoras assistentes sociais e conhecendo a Fábrica Sem Patrões, Zanon.

CICLO DE DEBATES

Com auditório lotado, realizou-se no IFCH Unicamp a segunda sessão do ciclo Por Que Trotsky?

18 Oct 2012 | Com o auditório do IFCH da Unicamp lotado com cerca de 130 pessoas de diversos cursos da Unicamp, da cidade de Campinas e de outras cidades, com forte composição de trabalhadores, realizou-se na última quinta-feira (18/10) a segunda sessão do ciclo “Por Que Trotsky?”, (...)

DEBATE COM O PO ARGENTINO

O PO ataca a FT-QI para encobrir seu "nacional trotskismo"

13 Oct 2012 | Osvaldo Coggiola, professor argentino da USP e militante do PO no Brasil ataca duramente a LER-QI no periódico “Prensa Obrera nº1241”, sob o ofuscado título: “Uma seita híper cretina”. O ataque do PO às organizações que integramos a Fração Trotskista – Quarta Internacional, através do (...)

ERIC HOBSBAWM

A propósito do falecimento de Eric Hobsbawn – Um historiador a serviço da classe trabalhadora?

13 Oct 2012 | O historiador Eric Hobsbawn nasceu em 1917 e acaba de morrer, no dia 1 deste mês. Junto a uma série de historiadores britânicos como Maurice Dobb, Rodney Hilton, E. P. Thompson e Christopher Hill, fundou em 1952 a revista “Past and present” e protagonizaram uma importante (...)

ELEIÇÕES CAMPINAS

Tentativa de “limpar a cara” do aparelho administrativo corrupto e de opressão dos trabalhadores

04 Oct 2012 | Nessas eleições em Campinas, mais uma vez, querem que os trabalhadores e a juventude acreditem que através do voto os grandes problemas sociais podem ser resolvidos

IMPORTANTE DEBATE NO SINTUSP

Ato-debate por uma Comissão da Verdade na USP reúne cerca de 100 trabalhadores e estudantes no Sintusp

10 Aug 2012 | Na tarde de 9 de agosto, na sede do Sintusp, no campus Butantã, por iniciativa do sindicato se realizou um ato-debate sobre o lançamento da Comissão da Verdade na USP e a luta contra a impunidade dos crimes e criminosos da ditadura militar. Este é um tema nacional que denota (...)

OPORTUNISMO ELEITORAL DO PSTU

O mau exemplo que vem de Belém

11 Jul 2012 | No dia 2 de julho, a direção nacional do PSTU publicou uma nota intitulada “Por que estamos em uma frente com o PSOL e o PCdoB em Belém?”. É uma boa pergunta. O que faria um partido que se reivindica revolucionário numa frente eleitoral com um dos principais partidos da base de (...)

RIO + 20

Rio + 20: a falácia do capitalismo “verde” e a necessidade de recuperar o marxismo para enfrentar a catástrofe ambiental e social

20 Jun 2012 | É cada vez maior a inquietação de milhares de jovens, trabalhadores e de toda a população ao tomarem consciência da degradação da natureza e consequentemente das condições da vida humana. É a partir desta constatação que milhares se reunirão na Cúpula dos Povos buscando alternativas à (...)

DEBATE

Ecossocialismo, eco-negócio e ecologia dos ricos

18 Jun 2012 | Várias ONGs, burgueses “empreendedores”, políticos, ministros e até setores do imperialismo (do eco-imperialismo) aparecem agitando um discurso ecológico que, pelo peso da mídia, de certa forma tem se configurado como dominante. Este discurso fala em economia verde, também em (...)

SAIU A SEGUNDA EDIÇÃO PELA CENTELHA CULTURAL

Natureza atormentada: marxismo e classe trabalhadora

18 Jun 2012 | Lançamento da segunda edição - ampliada - deste livro de Gilson Dantas. Leia aqui o prefácio e sumário.

QUESTÃO AMBIENTAL

TIPNIS*: Ecologia e Marxismo

08 Jun 2012 | Desde o início, a noção marxista de alienação do trabalho humano estava ligada à compreensão da alienação do homem sobre a natureza. Foi esta dupla alienação que, acima de tudo, necessitava ser explicada historicamente". John Bellamy Foster - A ecologia de (...)

Hoje, 05/06: lançamento da nova Revista Contra a Corrente, com Chico de Oliveira e Gilson Dantas na USP

30 May 2012 | Na próxima terça-feira, as 18 hrs, na FFLCH - USP, lançamento da Revista Contra a Corrente com Chico de Oliveira e Gilson Dantas. Leia a matéria para maiores informações.

DEBATE

Dia 06/06: debate “Concepção marxista de partido e a necessidade histórica do partido revolucionário”, com Simone Ishibashi, Valério Arcary e Antonio Carlos Mazzeo.

18 May 2012 | Debates na PUC-SP nos dias 30/05 e 06/06 a partir das 19h. Nessa quarta, dia 06 de junho, na sala 333, debate com Simone Ishibashi, Valério Arcary e Antonio Carlos Mazzeo.

UMA RESPOSTA À POLÊMICA DA LIT/PSTU

Teoria, tática e estratégia a serviço de justificar aliança com o PSOL ou para a massificação e combatividade do movimento?

14 Dec 2011 | Os estudantes da USP em luta têm uma série de inimigos a enfrentar. Em primeiro lugar a Reitoria e sua burocracia acadêmica, mas também o governo do Estado dirigido por Geraldo Alckmin (PSDB) e a imprensa de direita, que faz um serviço sujo para isolar o movimento da opinião (...)

OPINIÃO: UM DEBATE DE ESTRATÉGIAS COM O AUTONOMISMO

Um "contra-poder" inquilino do estado burguês, ou estratégia para vencer os capitalistas?

09 Dec 2011 | Entendemos que a nova etapa que se abre desmascarou características ideológicas de um período anterior. Este era marcado por idéias que partiam de grandes teorias sociais e iam até o senso comum, passando pelos debates dentro da própria esquerda. Do ponto de vista subjetivo, em (...)

INTELECTUAIS DA USP | DECLARAÇÃO NA FOLHA DE SÃO PAULO

USP: Militarização e Privatização

22 Nov 2011 | O reitor Rodas acelera vertiginosamente a fratura social e política da USP. É preciso caminhar para uma estatuinte, sem o que não haverá concórdia e paz. Os problemas da USP, inclusive os de malversação e de uso obscuro de bens, são em sua raiz políticos, e se reproduzem por um (...)

Mais publicações: