Sábado 20 de Abril de 2024

Semana “História , Arte e Revolução” na PUC-SP

Debate de estratégias em homenagem à Revolução Russa

23 Oct 2007 | Entre os dias 16 e 19 de outubro aconteceu na PUC-SP a Semana “História, Arte e Revolução”, promovida pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Gestão Primavera de Praga, composta por militantes da LER-QI e independentes, em parceria com a Boitempo (...)

Um debate com a esquerda

23 Oct 2007 | A política do PSOL são as CPIs – nas quais os corruptos burgueses julgam a si mesmos – e a “limpeza” das instituições do regime da “sujeira” atual, “trocando” os políticos corruptos por políticos “éticos”, respeitando essa Constituição e as instituições da democracia dos ricos que relega (...)

Greve dos Correios

A impotência da esquerda: adaptação à legalidade e falta de confiança na classe

27 Sep 2007 | O brilhante exemplo de combatividade e espírito anti-burocrático dos trabalhadores dos correios tem de ser um marco de reflexão para toda a esquerda. É o ar fresco que pode estar anunciando o ressurgir das lutas operárias e com isso, o ressurgir de uma luta à morte contra os (...)

Entrevista

A Revolução de 1917 e a Rússia de hoje

20 Sep 2007 | Entrevista com Andrei Kolganov, professor de economia na Universidade Estatal de Moscou e militante do grupo Alternativa

Para enfrentar as reformas a Conlutas precisa saber com quem se unir... mas também de quem se separar

08 Sep 2007 | A Coordenação Nacional da Conlutas, ontem (30/11) endereçou uma Carta ao Encontro Nacional da Intersindical propondo que os integrantes da Intersindical "ponderem sobre a importância de construirmos uma alternativa que seja unitária" neste processo de mobilizações e resistência (...)

Jornada em defesa da educação????

A burocrática UNE tenta se re-localizar... com a ajuda do PSOL e do PSTU

21 Aug 2007 | Há muita chance de você não saber, mas está acontecendo nesta semana, de 20 a 24 de agosto, a chamada “Jornada de Lutas em defesa da Educação”. Uma política encabeçada pela UNE, a partir do seu último ultra-burocrático (...)

PCO: chavismo envergonhado

16 Aug 2007 | No texto “liberal-trotskismo”, publicado pelo PCO para discutir contra nossas posições acerca da não renovação pelo governo Chavez da concessão à rede de Televisão RCTV, os autores afirmam corretamente que esta ação do governo Chavez provocou uma “confusão na esquerda”. Infelizmente, ao (...)

Um primeiro debate sobre

O "Plebiscito Popular pela anulação da Vale"

08 Aug 2007 | A privatização da Companhia Vale do Rio Doce em 1997 foi um símbolo do ataque neoliberal e da entrega dos recursos naturais do país ao imperialismo e ao grande capital. Foi vendida por 3,3 bilhões de reais, sendo que na época seu patrimônio era avaliado em cerca de 92 (...)

Entrevista com Mara da Corrente Operária do ABC

08 Aug 2007 | No Jornal Palavra Operária de maio deste ano publicamos uma entrevista com Mara do Hip Hop, militante da Corrente Operária do ABC, em que abordava as principais diferenças da Corrente Operária com o PSOL. Publicamos a seguir uma nova entrevista recente, após a ruptura dos (...)

Uma proposta aos trabalhadores da Conlutas

É preciso abrir entre os trabalhadores a discussão sobre a necessidade de um novo partido operário

07 Jun 2007 | Contra a reforma da previdência de Lula, em 2003, o funcionalismo se levantou numa grande greve nacional, que foi derrotada graças à política do governo, aplicada pelo PT e pela CUT, de separar os trabalhadores estatais do conjunto da (...)

Debate com o PSTU

O sindicato deve preparar uma luta séria pela defesa dos empregos

07 Jun 2007 | Em abril escrevemos um artigo “PSTU aceita flexibilizar a jornada de trabalho na LG Philips” onde opinávamos que “os sindicatos combativos não podem aceitar qualquer acordo que retire ou flexibilize direitos” e criticávamos a direção sindical do PSTU afirmando que “a luta na LG (...)

Sintomas de recomposição do movimento operário e a luta pela independência de classe

07 Jun 2007 | No dia 1º de junho último, a maioria dos operários da CSN (Companhia Siderurgica Nacional) votou entrar mais uma vez em greve por reivindicações salariais. A votação foi dividida e realizada em urna para impedir a repressão aos (...)

Caso RCTV Venezuela

PSTU se alinha com Chavez... e fica contra Trotsky

07 Jun 2007 | O caso da RCTV, na Venezuela, em que Chavez não renovou a concessão da empresa de comunicação repercutiu em vários países. Aqui no Brasil, há posicionamentos de todo tipo. Todos falam em defesa das liberdades de imprensa e (...)

Dissolução da polícia, uma questão vital para os trabalhadores!

07 Jun 2007 | Em meio ao ressurgir da luta de setores importantes do proletariado brasileiro, à exemplo dos funcionários públicos, desde a greve das universidades federais e de órgãos públicos, como o IBAMA, surge uma questão importantíssima para as organizações que se colocam no campo da (...)

Nota sobre a “carta aberta” de Miguel Tavares

29 Apr 2007 | O companheiro Miguel militou conosco durante cerca de um ano. Desde julho de 2006, Miguel pediu afastamento da militância política alegando motivos pessoais. Agora, de repente, aparece no jornal da LBI tentando dar-nos lições de “ruptura com o morenismo” com o mesmo método e com (...)

Entrevista com Mara da Corrente Operária

29 Apr 2007 | A seguir publicamos uma entrevista com Mara, trabalhadora dos Correios do ABC, militante do movimento negro e do Hip Hop.

Um mau exemplo na luta contra a reforma trabalhista

PSTU aceita flexibilizar a jornada de trabalho na LG Philips

01 Apr 2007 | No dia 6 de fevereiro, depois de cinco dias de greve na LG Philips (960 funcionários), o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, dirigido pelo PSTU, defendeu a aprovação de um acordo com a patronal que na prática flexibiliza a legislação trabalhista, entregado à patronal (...)

Carta à direção da LIT-QI

24 Mar 2007 | Companheiros, lhes escrevemos esta breve carta para solicitar-lhes um esclarecimento que consideramos muito importante.

Um debate com a LIT

Colocando a discussão nos marcos corretos

24 Mar 2007 | Vinte anos após a morte de Nahuel Moreno, abriu-se na totalidade das organizações de origem morenista um debate acerca do seu legado. Em especial o PSTU e a LIT partem de reivindicar o projeto estratégico que deu origem a sua organização internacional, como um marco conseqüente em (...)

IV Conferência da Fração Trotskista

Debate estratégico na esquerda, conseqüências políticas e luta pela reconstrução da IV Internacional

24 Mar 2007 | O fio condutor da IV Conferência foi abordar a atividade teórica e política dos integrantes da FT-QI do ponto de vista da estratégia operária revolucionária e dos novos desafios que apresentam a situação do capitalismo em geral, e da classe operária em particular, neste início do (...)

Debate com Nahuel Moreno. Extratos

09 Feb 2007 | Neste artigo Claudia Cinatti polemiza com E. Palti, intelectual argentino, e seu livro “Verdades e saberes do marxismo. Reações de uma tradição política frente a sua crise”, no qual o autor toma como fundamento algumas idéias básicas do senso comum pós-moderno para fazer um balanço (...)

PSOL: Verniz de esquerda e conselheiro da burguesia

09 Feb 2007 | Desde a campanha eleitoral do ano passado uma das plataformas principais de HH para a presidência era a redução da taxa de juros, bandeira que a ala da burguesia mais ligada à produção reinvidica historicamente, e que vai na contra-mão dos interesses dos (...)

Casa Socialista e Boitempo lançam na USP o novo número da revista Margem Esquerda

10 Dec 2006 | Na sexta-feira, 24 de novembro, mais de 200 pessoas assistiram ao debate “Oaxaca e a urbanização da luta de classes na América Latina” entre Michael Löwy, Paulo Arantes e Juan Chingo, dirigente do Partido dos Trabalhadores Socialistas da Argentina e da Fração Trotskista – Quarta (...)

Eleições DA Unesp de Marília

Uma vitória infeliz para o movimento estudantil combativo

10 Dec 2006 | O campus de Marília da Unesp tem uma histórica tradição combativa no movimento estudantil. Concorreram ao todo nestas eleições cinco chapas, duas ao Diretório Acadêmico e três à congregação da faculdade. Construímos junto a estudantes combativos a chapa “A Las Barricadas”, com o objetivo (...)

Mais publicações: