Sábado 20 de Abril de 2024

IGREJA, UNIVERSIDADE E MULHERES

Na luta contra o obscurantismo

09 Apr 2009 | Estamos no ano de 2009, há alguns séculos do movimento filosófico chamado Iluminismo, mas é cada vez mais necessário retomar suas bandeiras de luta "pelas luzes" e contra o obscurantismo da Igreja.

LANÇAMENTO DA REVISTA ISKRA NA UNESP DE MARÍLIA

DEBATE: LUKÁCS E O STALINISMO

28 Mar 2009 | No dia 24 de março, na UNESP – Marília, ocorreu o debate “Lukács e o stalinismo”, como parte dos eventos de lançamento da revista Iskra nº 1. O debate reuniu o camarada Edison Salles (LER-QI) e Antônio Carlos Mazzeo, docente do câmpus e da direção do PCB. Discutindo o legado de (...)

30 DE MARÇO

Movimento Negação da Negação de braços dados com a Força Sindical e a CUT

28 Mar 2009 | Por isso, é necessário combater todos aqueles que alimentam as ilusões de que esses burocratas podem constituir alguma saída para os trabalhadores. Particularmente aqueles que se escondem por trás de uma verborragia de esquerda, pois são os que mais geram (...)

DEBATE EM CAMPINAS

Ricardo Antunes e Mancha debatem com a LER-QI

28 Mar 2009 | Realizou-se no dia 24/3 um importante debate na Unicamp, organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Humanas, onde a LER-QI, representada por Marcelo Torres, debateu com Ricardo Antunes, professor da Unicamp e militante do PSOL, e Mancha, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos (...)

DEBATE HOJE NA PUC-SP: ´´A crise mundial e o capitalismo´´

17 Feb 2009 | Com Raul Godoy, Mancha, Erson Martins, Jason Borba e Felipe Guarnieri | Local: Tucarena - PUC | Horário: 19:00

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Que programa os revolucionários devem levantar para a luta do povo palestino

15 Feb 2009 | Para aprofundar estas discussões convocamos a todos os companheiros e companheiras a participar do debate em 17/02/2009 na Fundação Santo André às 19h00 no Pinicão, em que participará Simone Ishibashi, dirigente da LER-QI, junto à outras (...)

PCO

Fazendo o jogo da burocracia cutista

23 Jan 2009 | O Partido da Causa Operária perde todo senso de proporções e o contato com a realidade nacional na sua critica à esquerda trotskista. Na tentativa de esconder sua completa ausência das mobilizações em curso e sua adaptação à direção cutista, o PCO chega ao absurdo de colocar um sinal (...)

DISCUSSÃO COM OS COMPANHEIROS DO PSTU

É preciso uma estratégia para vencer

23 Jan 2009 | Com o inicio da crise no Brasil, as organizações operárias, partidos e sindicatos, começaram a delinear seus programas políticos e métodos de ação.

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009

“Humanizar” o capitalismo, em plena crise mundial?

23 Jan 2009 | Criado em 2001 na esteira do forte movimento “antiglobalização” - com sua ala anticapitalista -, que surgiu em Seattle e logo se espalhou pelo mundo, em especial por toda a Europa, no ano anterior, o Fórum Social Mundial buscou desde o início expropriar politicamente aquele (...)

SOBRE A CARTA ABERTA DA CONLUTAS

Por uma frente-única operária pra além do papel

29 Nov 2008 | Neste mês de novembro a Conlutas lançou uma carta aberta que termina com um “chamado à unidade para a luta”, dirigido a diversas organizações, entre elas a CUT, a CTB e Força Sindical.

POLÊMICA

PSOL: discurso e realidade de uma política mercado internista

15 Nov 2008 | Na medida em que se aprofunde a crise econômica no Brasil, veremos as divisões entre setores burgueses, que estiveram apenas contidos nos últimos anos em função do crescimento econômico, aumentarem. Essas divisões já se expressam dentro do próprio (...)

UNIFICAR OS COMBATIVOS PARA CONSTRUIR NOVAS ENTIDADES PARA UMA NOVA SITUAÇÃO

Por um novo movimento estudantil anti-burocrático, anti-capitalista e aliado aos trabalhadores!

01 Nov 2008 | No ano passado, o movimento estudantil brasileiro abriu uma nova fase, se enfrentando nas lutas com os governistas nas entidades estudantis. O resultado disso foi que nas eleições do fim do ano passado, os governistas foram identificados como o que são: burocratas! Os (...)

PARTIDO

Por que lutar por um partido revolucionário junto a LER-QI?

31 Oct 2008 | A partir desta edição, o Jornal Palavra Operária inaugura essa coluna de reflexões sobre a questão mais estratégica para os marxistas revolucionários: a construção de um partido revolucionário.

ATO CONTRA A REPRESSÃO DIA 04/11 ÀS 12H NA USP

É elementar lutar contra a repressão do estado burguês

17 Oct 2008 | Convocamos todos ao ato no dia 04/11 às 12h em frente à Reitoria da USP para defender os trabalhadores e estudantes que estão sofrendo uma brutal repressão por terem participado de mobilizações estudantis e de trabalhadores. Publicamos carta escrita por Claudionor Brandão, diretor (...)

DEBATE COM A ESQUERDA DIANTE DAS ELEIÇÕES

Uma oportunidade perdida para preparar a vanguarda

17 Oct 2008 | Nas eleições municipais recém concluídas, as organizações políticas de esquerda deveriam ter colocado sua intervenção política a serviço de preparar os setores de vanguarda da classe trabalhadora e da juventude, para enfrentar os impactos da crise econômica internacional sobre o (...)

POLÊMICA COM A ESQUERDA

Quem precisa da polícia?

23 Aug 2008 | A política de assassinato sistemático de jovens, trabalhadores, negros e pobres através da ação policial vem atingindo seus mais altos níveis. Estima-se que a polícia matou só no Rio de Janeiro pelo menos 1.260 pessoas em 2007, e a previsão para o saldo final deste ano já é cerca de (...)

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIO COM O PSTU

Mais uma vez sobre o caráter de classe da polícia

10 Aug 2008 | Desde o Encontro de Mulheres da Conlutas, ocorrido em março deste ano, que nós da Liga Estratégia Revolucionária – QI abrimos uma discussão com os companheiros do PSTU que é da maior importância para os revolucionários. Trata-se do debate sobre o caráter da polícia, de suas greves, e (...)

Frente de Esquerda ou Frente Classista e Socialista?

02 Jul 2008 | Para as eleições municipais deste ano, o PSTU, defende a formação de uma Frente de Esquerda junto com o PSOL e o PCB. Em nossa visão a formação desta frente é um grande erro que vai deixar os trabalhadores da Conlutas reféns da política de conciliação de classes do PSOL. Por isso, (...)

ENCONTRO LATINO AMERICANO DE TRABALHADORES

Independência política dos trabalhadores diante dos governos latino-americanos e das oposições burguesas

02 Jul 2008 | A direção da Conlutas define o Elac como “um espaço de construção da unidade e solidariedade onde as várias organizações participantes preservam sua independência e autonomia (...)”, onde discutirão e aprovarão “bandeiras de luta que, respeitando o programa da Conlutas (...)”, ficando (...)

NENHUMA FRENTE ELEITORAL COM O PSOL

Os trabalhadores necessitam de uma Frente Classista e Socialista

01 Jul 2008 | No momento em que as coligações eleitorais dos partidos burgueses se definem, na esquerda discute-se a formação de uma “Frente de Esquerda” composta por PSOL, PSTU e PCB, como foi feito em 2006 para as eleições presidenciais, que tinha à frente Heloisa Helena como (...)

OS CONTORNOS DA VITÓRIA NA GM

Fazer o balanço dessa importante luta e organizar o boicote às horas extras

01 Jul 2008 | Há poucos dias os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos aprovaram o acordo feito entre o sindicato dos metalúrgicos e a GM. Depois de meses de disputa, a empresa teve que abrir mão do seu plano ideal, que era a implementação do banco de horas, dando uma vitória (...)

CONFERÊNCIA EUROPÉIA DOS PARTIDOS ANTICAPITALISTAS

Abandono da estratégia

20 Jun 2008 | Entre os dias 30 de Maio e 1 de Junho, a Liga Comunista Revolucionária (LCR) francesa organizou um encontro internacional das organizações européias ligadas ao SU (Secretariado Unificado da IV Internacional), que contou com cerca de 2 mil pessoas de cerca de 16 países europeus. (...)

VALÉRIO ARCARY, OSVALDO COGGIOLA, RICARDO ANTUNES, ANTÔNIO RAGO FILHO, PEDRO FASSONI ARRUDA, EDISON SALLES E VAL LISBOA NO DEBATE:

As lições do último ascenso operário e a construção do partido revolucionário hoje

18 Jun 2008 | No dia 11 de junho o debate de lançamento da Revista Estratégia Internacional Brasil 3 ocorrido na USP se destacou pela importância ao reunir dirigentes das principais correntes trotskistas da época, que ainda se mantêm atuantes. Rompendo a diplomacia tão comum nos debates tanto (...)

PSOL MAIS UMA VEZ CONTRA OS TRABALHADORES

Jundiaí proíbe a distribuição da pílula do dia seguinte

14 May 2008 | Não satisfeitos em votar o SuperSimples, que facilita o não cumprimento das leis trabalhistas pelos patrões, o PSOL mais uma vez mostra a que veio. O vereador Cláudio Miranda (PSOL) apresentou à Câmara Municipal de Jundiaí no final do ano passado uma lei que impede a retirada (...)

GREVE DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FORTALEZA

Os operários deram um exemplo, mas a direção não esteve à altura

14 May 2008 | Nas últimas semanas Fortaleza, capital do Ceará, esteve marcada pela luta operária, com greves da construção civil, dos rodoviários e dos agentes municipais de saúde. A prefeita petista Luzianne Lins, da corrente Democracia Socialista (DS), ficou ao lado da patronal, contra os (...)

Mais publicações: