Sexta 19 de Abril de 2024

LULISMO

Para onde vai o proletariado brasileiro? Reflexões sobre os ombros dos intelectuais governistas

26 Nov 2010 | A correta apreensão das mudanças e continuidades operadas por Lula e que contradições se acumulam no proletariado por trás dos discursos exitistas dos governistas e do pessimismo e falta de perspectiva da maioria dos intelectuais da esquerda é o grande desafio da esquerda (...)

DEBATE

A respeito do InterUnesp, da homofobia na USP e do racismo contra os nordestinos. Espectros do capitalismo em decadência: respondamos à altura!

22 Nov 2010 | É com este pano de fundo que em um intervalo curtíssimo de tempo aconteceram o caso de agressão por homofobia a estudantes homossexuais da USP, o infame (para colocar um adjetivo publicável, pois o episódio merece outros impublicáveis para descrevê-lo à altura dos fatos) “rodeio (...)

ESTUDANTIL

Novo ENEM, nova Crise! O que está por trás dos erros da prova?

19 Nov 2010 | A democratização do acesso à universidade passa por rejeitarmos a prova crítica e fazermos a crítica da prova, acabando com o vestibular e com qualquer sistema de avaliação meritocrático que atenta contra a presença dos trabalhadores e o conjunto da população pobre no Ensino (...)

ESQUERDA

O PCB, seu bolivarianismo e seu chamado envergonhado a votar em Dilma : para além da miséria da política e da política da miséria

10 Nov 2010 | A partir destes elementos iniciais colocados por Marx, Lênin e Trotsky abriremos a polemica com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Inicialmente tomaremos para análise o “Programa do PCB para as eleições de 2010”, que consta no site do partido. Adiantaremos ao leitor que o (...)

DEBATE

LIT e seu programa frente as 500 mil demissões em Cuba:Novamente enterrando em vida as conquistas remanescentes da revolução

01 Nov 2010 | Como não poderia deixar de ser, após insistir neste erro sobre a apreciação do caráter do Estado cubano hoje, que deveria partir necessariamente de uma justa compreensão sobre em que ponto estaria o processo de tentativa de acelerar os ataques por parte da burocracia governante, (...)

TEORIA

Engels e a anti-dialética de seus detratores

28 Oct 2010 | Os processos e a dinâmica da natureza e também da história humana, adotam um desenvolvimento dialético, mesmo que a dialética adote formas diferentes em cada uma destas esferas.

Nessa terça, debate na Unicamp com Christian Castillo

25 Oct 2010 | Crise econômica e mobilizações na frança: um novo maio de 68? Debate com Christian Castillo, professor da UBA - Universidade de Buenos Aires e dirigente do PTS - Partido de los Trabajadores Socialistas; e Iuri Tonelo, estudante de Ciências Sociais na Unicamp e membro do conselho (...)

TEORIA

Seminário na USP discute precarização do trabalho, opressão racial e neoliberalismo

18 Sep 2010 | A partir do Centro DESFORMAS, constituído por investigadores docentes e estudantes de pós-graduação após a histórica ocupação da Reitoria da USP em 2007, ao qual nos juntamos em 2009, estamos organizando o Seminário “Precarização, Apartheid e (...)

CAMPINAS

Lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta

17 Sep 2010 | Na noite de 17 de setembro de 2010, sexta-feira, cerca de 150 pessoas presenciaram o lançamento da Casa de Cultura e Política Hermínio Sacchetta. Amontoados no pequeno espaço alugado na Avenida Anchieta número 51, Centro de Campinas, jovens estudantes secundaristas, (...)

DEBATE

Homossexualidade e Revolução Permanente

29 Aug 2010 | No início de agosto, a jornal argentino Página/12 publicou um artigo de Gabriel Rot, intitulado “A revolução e a homossexualidade”. Andrea D’Atri retoma este debate, para expor as diferenças entre o socialismo revolucionário com o stalinismo e a ideologia preponderante nos movimentos (...)

DEBATE NA UNICAMP

Na UNICAMP, LER-QI debate estratégia com João Bernardo, MST e MTD

01 Aug 2010 | Na última segunda-feira (9) ocorreu na UNICAMP um debate na ex-cantina do Instituto de Artes, que se encontra abandonada. Por iniciativa de alguns estudantes, promoveu-se uma ocupação deste espaço, no intuito de promover atividades culturais e debates. – LEIA TAMBÉM: O QUE É (...)

GREVE DA USP

Realizou-se no dia 1º de junho: "Mesa pelo direito de greve e democracia na universidade"

02 Jun 2010 | Leia manifestações em defesa do direito de greve: – AS REITORIAS E O GOVERNO SERRA TENTAM INTIMIDAR OS TRABALHADORES. FORTALECER A SOLIDARIEDADE ESTUDANTIL! – PARECER PROF. JORGE LUIZ SOUTO MAIOR: SOBRE O DIREITO CONSTITUCIONAL DE GREVE E A AMEAÇA DA REITORIA DE CORTE DOS DIAS (...)

DEBATE SOBRE CHINA

Debate sobre a classe trabalhadora e as contradições da China no V Fórum Capital Trabalho na Universidade Federal de Sergipe

26 May 2010 | Nos dias 24 e 25 de maio aconteceu na Universidade Federal de Sergipe o V Fórum Capital Trabalho promovido pelo Grupo de Pesquisa Estado, Capital X Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais. O debate teve como tema as contradições entre o capital e os trabalhadores (...)

NACIONAL

A crise da esquerda e as eleições

23 Apr 2010 | Lamentavelmente, as discussões eleitorais que vêm se desenvolvendo entre essas correntes que se reivindicam de esquerda não têm nada a ver com a política concreta que as correntes da esquerda deveriam ter frente às catástrofes provocadas pelas chuvas, o papel do Brasil no Haiti, o (...)

DEBATE

Vamos levar ao congresso da CONLUTAS as resoluções do V Congresso do SINTUSP

23 Apr 2010 | Como parte deste debate de preparação dos congressos que se realizarão queremos contribuir também expondo discussões necessárias com os companheiros do Sintusp com quem atuamos conjuntamente nas greves dos últimos anos e por isso não poderíamos nos furtar a debater fraternalmente (...)

CONGRESSO DA CONLUTAS E CONGRESSO NACIONAL DA CLASSE TRABALHADORA

Um debate sobre o processo de unificação da Conlutas com parte da Intersindical

23 Apr 2010 | Apresentamos uma contribuição ao debate necessário em torno do caráter , estratégia e prática política que terá esta nova central e a serviço do que estarão estes dois congressos.

BLOG DA REVISTA ISKRA

A adaptação à democracia burguesa: as consequências da política do PSOL nas eleições nacionais e no DCE-USP

19 Mar 2010 | Ano de eleições presidenciais com um DCE dirigido pelo PSOL, pelo MES... O que isso significa? O PSOL é um partido que nasceu da ruptura de um setor de parlamentares com o PT quando a grande esperança do povo "transformara- se" em um empecilho para a defesa de seus (...)

PSTU E LER-QI PRESENTES EM DEBATE NA USP SOBRE HAITI

Debate "O terremoto no Haiti e suas consequências" chama a organização de um comitê de solidariedade ao povo haitiano na USP

27 Feb 2010 | Com o tema “O terremoto do Haiti e suas consequências” cerca de 80 estudantes escutaram atentos as falas de alguns companheiros que estiveram no Haiti antes e durante o terremoto.

PSTU LANÇA A PRÉ-CANDIDATURA DE ZÉ MARIA

Faz falta uma frente classista e socialista para lutar

26 Nov 2009 |

DEBATE COM O PCO

Cada vez mais distante do trotskismo

03 Oct 2009 | Os sectários se recusam a molhar os seus princípios no rio da luta de classes, mas quando a realidade os obriga a fazê-lo, se mostram como verdadeiros oportunistas. Assim, toda a verborragia esquerdista do PCO nos lugares onde não tem nenhuma responsabilidade dirigente, esconde (...)

ATIVIDADE

Debate sobre o Oriente Médio marcará lançamento da revista PUCviva

30 Sep 2009 | Na quarta-feira, 7/10, às 19h, na PUC, acontece um debate sobre o tema, coordenado pelo professor José Arbex Jr., entre os professores Franklin Goldgrub, Psicologia PUC-SP, Erson Martins de Oliveira, ex-professor da PUC-SP, Waldo Mermelstein, do conselho editorial da revista (...)

DEBATE COM A ESQUERDA

Os novos velhos erros da esquerda na tática da frente-única

13 May 2009 | Para que a crise seja paga pelos capitalistas é necessário unificar as fileiras da classe trabalhadora. Trata-se de uma tarefa tão difícil quanto necessária

DEBATE

O pensamento de Caio Prado Júnior

26 Apr 2009 | No dia 31 de março foi realizado o debate O PENSAMENTO DE CAIO PRADO JÚNIOR, como atividade de lançamento da revista Iskra na Universidade de São Paulo. O debate contou com a presença dos professores da USP Lincoln Secco, Bernardo Ricupero e Rodrigo Ricupero, além de Daniel A. (...)

REDUÇÃO DE JUROS, PROGRAMA DE UMA FRAÇÃO BURGUESA, É ASSUMIDO PELAS CENTRAIS SINDICAIS

O trabalhadores só têm a perder seguindo os patrões

25 Apr 2009 | Os empresários incutem a falsa idéia de que reduzindo os juros a economia se reativará, as empresas produzirão mais e, assim, os empregos estarão garantidos. Conversa para boi dormir! O que eles buscam é ser “mais competitivo”, ou seja, concorrer em melhores condições (dinheiro (...)

Atividade de lançamento da Revista ISKRA

Debate na USP com Lincoln Secco, Bernardo Ricupero, Rodrigo Ricupero e Daniel Alfonso: O pensamento de Caio Prado Júnior

13 Apr 2009 | No dia 31 de março foi realizado o debate O PENSAMENTO DE CAIO PRADO JÚNIOR, como atividade de lançamento da revista Iskra na Universidade de São Paulo

Mais publicações: