Quinta 25 de Abril de 2024

A queda do preço do petróleo e a teoria da renda da terra de Marx

06 Mar 2015 | Este artigo tem a pequena pretensão de se inserir no debate sobre as determinações mais estruturais que levam a formação do preço do petróleo, partindo dos elementos colocados por Marx no livro III do Capital, sua teoria da renda da terra. Fica claro que num pequeno texto como esse (...)

CRISE CAPITALISTA MUNDIAL

Uma votação que é incapaz de fazer recuar a crise da economia

11 Aug 2011 | Apesar da votação ter liberado imediatamente US$ 400 bilhões de dólares para Obama pagar as contas imediatas, evitando o que diversos analistas classificam como um grande desastre para a economia dos EUA e mundial, não resolveu nenhuma das disputas mais importantes, e (...)

CRISE ECONÔMICA

Vertigem na economia mundial

05 Aug 2011 | Nos EUA, Dow Jones caiu 8 dias consecutivos, questão que parece que só sucedeu 7 vezes na história, incluindo o ano em que os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial. Na Europa, pelas vendas de ações desta semana, esfumaçaram-se mais de 400.000 milhões de euros de capitalização do (...)

CRISE ECONOMICA MUNDIAL

Entre o fantasma de “Lehman” e a negociação

28 Jul 2011 | No próximo 2 de agosto vence o prazo para que o Congresso norteamericano autorize o poder executivo a aumentar o tamanho da dívida pública que, com 14,3 trilhões de dólares (100% do PIB), alcançou seu topo. Este trâmite burocrático, que desde a presidência de Reagan tem sido levado (...)

DEPOIS DA APROVAÇÃO DO PACOTE DE AUSTERIDADE

Quais são as perspectivas da Grécia e União Européia?

20 Jul 2011 | Com a aprovação no parlamento do pacote qüinqüenal de cortes e aumentos de impostos, a Grécia escapou, por agora, do perigo de um default da sua dívida soberana e a conseguinte débâcle financeira e econômica. Porém, este custoso triunfo do PASOK pode ser de curta duração: nos próximos (...)

INTERNACIONAL

Coréia do Sul: fracassos e armadilhas do G-20

28 Oct 2010 | No final de semana passada se realizou na cidade de Gyenongju, Coréia do Sul, a reunião dos ministros das finanças dos chamados países do G-20, destinada a definir a agenda da Cúpula dos chefes de Estado e Governo programada para o próximo 12 de novembro em Seul. A principal (...)

O PERIGO DO PROTECIONISMO RONDA A ECONOMIA MUNDIAL

Uma nova onda de guerra monetária

12 Oct 2010 | Crescem as fricções entre China e EUA, entre China e Japão, no seio da União Européia e entre alguns países semicoloniais como o Brasil e o G7 como consequência de que as desvalorizações competitivas se extendam a toda a economia (...)

EUROPA

A Grécia em uma armadilha

23 Apr 2010 | A economia grega está numa armadilha. Uma “espiral mortal em direção ao default”, conforme Paul Krugman. Quanto mais os capitais financeiros internacionais suspeitam que a Grécia pode deixar de pagar suas dívidas, maiores interesses lhe cobram para provê-la de (...)

CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

Começou o segundo capítulo?

25 Feb 2010 | Três elementos chaves se combinaram no cenário econômico global (crise financeira em três países europeus, crise do relacionamento entre EUA e China e crise interna dos EUA), pode estar anunciando a abertura de um novo ciclo de crise econômica (...)

QUATRO PERGUNTAS SOBRE A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

Ruídos de “recuperação”

18 Dec 2009 | Há horas apenas, na Grécia, a bolsa de Atenas sofreu uma forte caída seguindo os bônus da dívida pública, uma rota similar. Estes fatos dizem muito a respeito do caráter da “recuperação” à que assistimos.

OS PONTOS CRÍTICOS DA ECONOMIA MUNDIAL

Mentiras e verdades sobre a reunião do G20 em Pittsburgh

06 Oct 2009 | G-7, G-8, G-14, G-20…acompanharam durante os últimos anos o declínio da hegemonia norte-americana e da ordem econômica mundial comandada por ela. Contudo, não são expressão da instauração de uma ordem mundial progressivamente multipolar e mais (...)

VI Conferência da Fração Trotskista - Quarta Internacional

O Ano I da crise mundial

26 Aug 2009 |

ESTADOS UNIDOS: UMA NOVA TRAIÇÃO DA BUROCRACIA

Vergonhoso acordo da UAW com a General Motors

03 Jun 2009 | Em 21 de abril o sindicato de trabalhadores do setor automotriz dos Estados Unidos, conhecido como UAW (por suas siglas em inglês), fechou um acordo preliminar que permite à General Motors (GM) baixar custos e fechar a dívida com o fundo de saúde do (...)

DECLARAÇÃO DA FRAÇÃO TROTSKISTA - QUARTA INTERNACIONAL

A crise do capitalismo e a perspectiva dos revolucionários

15 Apr 2009 | Em questão de alguns meses a crise financeira que teve início no estouro da bolha imobiliária e creditícia nos EUA está se transformado na pior crise da economia capitalista desde a quebra de 1929 e a Grande Depressão da década de 1930. [Declaração da Fração Trotskista - Quarta (...)

Cúpula do G20

Acordos pragmáticos e de pouca substância: crise longe de ser solucionada

07 Apr 2009 | O encontro do G20 ocorrido no dia 02 de abril se deu em meio a grandes expectativas geradas pelo recrudescimento da crise financeira e econômica internacional, e pelo avanço das tensões interestatais. Em relação ao epicentro da crise, os EUA, o encontro foi antecedido pelas (...)

Tensões na reunião do G20

Quem paga o custo da crise?

02 Apr 2009 | "Com o terreno econômico fechado para pressionar, a próxima - Cúpula da OTAN que acontece a dias do G20 será provavelmente – como especulam alguns analistas – onde Obama irá pedir algo em troca das potências imperialistas euorpéias. Mas a resposta que a UE está disposta a dar pode (...)

Letônia

A onda expansiva da crise na Europa do Leste

20 Feb 2009 | Em 22 de fevereiro, depois de quase dois meses de instabilidade política, o primeiro ministro da Letônia, Ivars Godmanis, apresentou sua renúncia. Este é o segundo governo europeu que cai produto da crise econômica (...)

ACELERAÇÃO DA RECESSÃO MUNDIAL E UMA NOVA FASE DA CRISE FINANCEIRA

O começo da Segunda Depressão?

23 Jan 2009 | A crise financeira entrou em uma nova fase. Nos EUA o governo teve que sair novamente em resgate do Bannk of America enquanto o Citigroup será dividido.

NÃO PODEMOS ACREDITAR NO DISCURSO DE LULA E DA CUT

A crise não é passageira

23 Jan 2009 | Nos últimos dias, com o aprofundamento da recessão e das demissões em massa nos EUA, Europa e Japão e com a chegada da crise na China, a fragilidade do sistema financeiro internacional veio à tona mais uma vez.

CRISE MUNDIAL

Enquanto a recessão se aprofunda, a crise financeira não pára

29 Nov 2008 | O generoso resgate do CiItigroup definido, entre outros, pelo recentemente nomeado futuro secretário do tesouro de Obama, Timothy Geithner, atual presidente do Banco Central de Nova York, junto ao atual secretário do Tesouro, Henry Paulson e o chefe do Banco Central, Ben (...)

MAIS DESEMPREGADOS, MAIS POBRES E DURANTE MAIS TEMPO

10 milhões de desempregados nos Estados Unidos

20 Nov 2008 | A cifra que assombrou o panorama econômico estes últimos dias foi os 6,5% de desemprego nos Estados Unidos. Todos os analistas já prevêem um rápido aumento que poderia chegar a 7% este ano, e cerca de 9% em 2009.

A CRISE SOCIAL E AS ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS

Um sombrio pano de fundo

15 Nov 2008 | Nestas eleições presidenciais as porcentagens dos candidatos não são os únicos números a se levar em conta. As cifras da enorme crise saltam aos olhos. Desemprego, pobreza, desaceleração da economia, e queda das vendas, entre outros, completam o complicado cenário político ao final (...)

Mais publicações: