Quinta 25 de Abril de 2024

Internacional

PARA SABER MAIS

Conheça os homens da Barack Obama

15 Nov 2008   |   comentários

  • Secretaria do Tesouro - Lawrence Summers
  • Secretaria de Estado - Richard Lugar
  • Chefe de Gabinete - Rahm Emanuel
  • Secretario de Defesa - Robert Gates

Chefe de Gabinete
Rahm Emanuel

Conhecido como “Rahmbo” é um democrata linha-dura. Apoiou a política de Bush no Iraque, e foi o principal conselheiro do ex-presidente Bill Clinton durante as ações imperialistas na Iugoslávia e na formação do NAFTA. Foi negociador da ajuda de US$ 700 bilhões para Wall Street. Ocupa hoje o cargo de senador, tendo como principal patrocinador o banco JPMorgan Chase. Filho de israelitas que possuem fortes laços familiares com seitas sionistas, considera-se o maior partidário de Israel, acreditando que só haverá paz no Oriente Médio quando o povo palestino “abandonar o caminho do terror” . Segundo a revista FORTUNE, é “um estrategista assassino, e incansável levantador de fundos” .

Secretario de Defesa
Robert Gates

Um dos favoritos de Obama é o atual Secretário de Defesa do governo Bush. Em sua juventude foi recrutado como agente da CIA na guerra do Vietnã. Tornou-se especialista em política do Oriente Médio e espionagem. Durante os anos 70 foi diretor da CIA, e um dos principais envolvidos no escândalo de fornecimento de armas para opositores pró-imperialistas no Irã, e para a contra-revolução na Nicarágua durante o governo Reagan. Hoje é quem administra a invasão imperialista no Oriente Médio e é profundo defensor da política belicista.

Secretaria de Estado
Richard Lugar

Fazendeiro milionário, senador republicano, famoso por sua “busca implacável” por armas de destruição em massa. Tem como principal foco o armamento nuclear paquistanês. Um dos chamados “neoconservadores” típicos, votando a criminalização do aborto, contra o casamento de pessoas do mesmo sexo e autor de leis que classificava crimes devido a orientação sexual, além da criação do muro anti-imigrantes separando os EUA do México.

Secretaria do Tesouro
Lawrence Summers

Ex-reitor de Harvard foi um dos mentores do “neoliberalismo” participando do governo Reagan nos anos 80. Além de ter idealizado muitos saques imperialistas durante o período que ocupou o cargo de Economista Chefe do Banco Mundial entre 1991-1993, e posteriormente Secretário do Tesouro dos EUA durante o governo Clinton.

Artigos relacionados: Internacional









  • Não há comentários para este artigo